Universal: Há mais seis décadas a fabricar pincéis de qualidade

A Universal dedica-se há 63 anos ao fabrico de pincéis, brochas e rolos de pintura de alta qualidade. Francisco Guedes representa a terceira geração desta empresa familiar, que começou na cozinha do avô do atual responsável pela empresa. A dedicação ao negócio e o respeito pela memória do fundador, aliados a uma constante busca pela qualidade e pela inovação posicionam a Universal como uma empresa empreendedora e de olhos postos no futuro.

 

Quando Francisco Guedes começa a contar a história da Universal, tem de regressar ao tempo em que o avô era novo. “A Universal começou na cozinha dos meus avós paternos. O meu avô já tinha, na família, pessoas ligadas à indústria das escovas e vassouras, e começou por trabalhar com elas. Algum tempo depois, decidiu avançar para um negócio seu e fez da cozinha de sua casa uma fábrica de pincéis”.

A casa do avô de Francisco Guedes situava-se em Arcozelo e foi lá que nasceu a Universal. “Com o passar dos anos, o meu avô construiu uns armazéns, na parte de baixo da sua casa mas a empresa foi crescendo e essas instalações tornaram-se pequenas. Fomos adquirindo outros espaços, até que há cerca de 20 anos comprámos estas instalações, já construídas, e adaptámo-las para o nosso tipo de indústria. Estamos cá desde então”.

A chegada do pai de Francisco Guedes ao negócio provocou uma reestruturação profunda da empresa: “o meu pai era visionário. Foi pioneiro na instalação de computadores e Telex na fábrica, e chegou a criar, com a ajuda dos técnicos de informática, programas de faturação próprios para esta área”. Além disso, Albino Guedes ainda foi responsável pela compra direta da matéria-prima mais consumida para o fabrico de pincéis – os pelos de porco. “Este material vem da China e é o único local onde se vende. Essa compra direta inicialmente era um risco, porque caso o produto não correspondesse às expectativas não poderíamos trocá-lo, mas acabou por baixar bastante o seu custo e compensava”.

Matérias primas em constante evolução

Atualmente, os materiais desta indústria estão em constante mudança, pois acompanham, também eles, novidades de outros mercados complementares, como o da tinta. “De cada vez que se produz uma nova tinta, é necessário fazer uma adaptação a um pincel que já existe, ou mesmo criar um completamente novo. Isso acontece porque, neste momento, as tintas são maioritariamente à base de água, em substituição dos solventes, e o comportamento dos materiais de pintura pode variar consoante os produtos utilizados na conceção da tinta”.

Francisco Guedes explica que até as próprias cerdas, popularmente conhecidas por pêlos do pincel, são diferentes: “de acordo com a tinta que será utilizada, temos pincéis e rolos próprios para fazer essa aplicação. Há já alguns pincéis que não são feitos com cerdas naturais, mas sim sintéticas, porque este tipo de material se adapta melhor a outros produtos que constituem a tinta”.

Uma empresa que prima pela qualidade e pelo bom serviço

Francisco Guedes garante a qualidade dos seus produtos, bem como também assegura que as suas encomendas são todas despachadas num prazo muito curto de tempo. “A qualidade do produto começa na escolha da matéria-prima e nós trabalhamos com matéria prima de qualidade. Obviamente, o cliente também acaba por pagar um preço superior, mas a qualidade justifica-o. Nós controlamos o processo desde que começamos a montar o produto, até à fase final de ficar pronto para ser vendido”. Muitas das fases de produção de um pincel ainda são feitas à mão, sobretudo o controlo de qualidade final, quando se passa a mão pelas cerdas do pincel, para ver se este está em condições de ir para o mercado: “já temos alguma tecnologia, mas há muitas coisas que têm de ser feitas à mão. Nós temos quatro linhas de montagem completas, e cada máquina pode custar cerca de 300 mil euros, quando falamos de produção de um artigo que pode custar 50 cêntimos”.

A Universal produz sempre quantidades para ter um stock considerável, o que permite ao empresário garantir que, qualquer encomenda que seja pedida à fábrica antes das 16 horas, é despachada nesse mesmo dia. “Quando os meus colaboradores trabalham, fazem-no para repor stock, não para responder diretamente a uma encomenda e é isso que nos garante a pronta resposta que conseguimos dar aos nossos clientes”.

Dos clientes da Universal fazem parte pintores profissionais, grandes superfícies comerciais e mesmo lojas locais, bem como algumas empresas que se dedicam ao negócio da limpeza, cujos produtos podem ser personalizados com o seu logótipo. “Fomos anexando ao nosso stock de materiais para pintura artigos como baldes, esfregonas e outros que têm utilidade no mundo da limpeza, para podermos dar uma resposta mais alargada a quem nos procura”.

Um ano de 2019 favorável ao setor

Com 36 colaboradores, a Universal afirma-se como uma empresa familiar, com uma gestão próxima dos colaboradores: “todos aqui contam e todos são importantes. Na minha equipa, toda a gente sabe fazer todos os processos necessários ao fabrico de um pincel, mesmo que seja uma brocha, totalmente feita à mão, cujo fabrico foi iniciado pelo meu avô”. Este artigo tem um tempo de produção mais demorado, a tal ponto que enquanto são produzidas 600 unidades desta brocha, são feitas, com o auxílio de máquinas, 6000 de uma variedade semelhante. “Em 2019 vai refletir-se o aumento de trabalho das empresas de construção civil e reabilitação, no nosso setor. Esta área é sazonal, porque só se pode pintar no Verão. Além disso, os pincéis e as tintas só chegam a uma obra quando toda a fase de betão e construção está terminada”.

Os artigos da Universal chegam também ao resto do mundo, visto que a empresa vende para todos os continentes e tem uma presença forte em países como Espanha, França, Angola e Brasil.

Mesmo com esperança num aumento de trabalho, Francisco Guedes reconhece que 2018 foi um bom ano para a empresa e confessa-se apaixonado pelo que faz: “a qualidade dos nossos artigos e a rapidez de resposta ao cliente são os nossos fatores de diferenciação. Não há muito para inventar nesta área, por isso temos de nos diferenciar pelo serviço prestado e esse, garanto, é imbatível!”.

You may also like...