Auto Mecânica Alvorgense: Rigor e Excelência na mecânica
A Auto Mecânica Alvorgense, mais conhecida como AMA, situada no interior do país, venceu o prémio PME Excelência 2018 devido à forte competitividade e crescimento nas diferentes áreas de negócio, no setor automóvel industrial e agrícola. A Revista Business Portugal conversou com Gil Gonçalves, sócio da empresa, que apresentou o balanço da atividade até ao presente.
A origem
O nome Auto Mecânica Alvorgense, já vem dos primórdios da sua criação por António Gonçalves, em 1976. Começou como uma empresa de mecânica e reparação de automóveis e tratores que, de ano para ano, foi-se fortalecendo e passou a fornecer um atendimento mais personalizado, numa área mais abrangente como a venda, assistência e reparação de equipamentos industriais e agrícolas. Já com um nível de crescimento bastante significativo, em 2001, Gil Gonçalves decidiu abraçar o projeto, e deu início a uma nova configuração da AMA, como braço direito do seu pai, António Gonçalves. A raiz do negócio e trabalho foi encarada como um grande desafio e, com esta determinação, os sócios da empresa, conseguiram o reconhecimento a nível nacional e internacional.
As 4 filiais
Esse reconhecimento tem sido fruto do crescimento bem sustentado da AMA, que ao longo dos anos, foi alargando os seus horizontes em termos geográficos, ao criar, para além da sede em Alvorge, mais 4 filiais da empresa, situadas nas regiões de Leiria, Pombal, Soure e Ansião. A criação das filiais surge também da necessidade de apoio à agricultura e da proximidade ao cliente na zona do centro. “Tudo isto advém da necessidade de poder acompanhar de perto o cliente, uma vez que, no caso de termos um cliente que compre uma máquina agrícola, existe sempre a necessidade de estar próximo e prestar algum tipo de assistência que possa ser necessária. Por muito bom serviço que se tenha, se não estivermos nas proximidades dos nossos clientes, é mais complicado prestar um acompanhamento personalizado”, assentiu o filho do fundador.
A importância do cliente
Para Gil Gonçalves, o cliente é o foco da empresa. “Como todas as empresas, o foco é o cliente, perceber as suas necessidades e prestar os melhores serviços, de forma a garantir que volte”. O sócio, refere ainda que se torna mais fácil conseguir um cliente novo do que manter um cliente antigo, embora o poder do passa-palavra dos seus clientes tenha sido uma vantagem para o reconhecimento da empresa. “Se os clientes antigos forem bem acompanhados, quase que se dispensa qualquer tipo de publicidade, devido à referenciação que vão fazendo aos seus conhecidos”. Sempre a pensar nas novas tecnologias e atenta às novas tendências, a empresa tem também um website que permite ao cliente uma análise e visão do negócio por outra perspetiva. Ao aceder à plataforma, o cliente pode obter as informações certas e necessárias sobre os produtos e serviços, o que permite uma capacidade de resposta da empresa ao seu público alvo, permitindo traçar planos e aceder a orçamentos dos produtos a nível setorial e global. Deste modo, esta criação é também um contributo para o crescimento sustentável da organização, tornando-a mais ágil e capaz de assegurar o permanente desenvolvimento do seu negócio.
Os Serviços
Para a AMA é fundamental assegurar uma prestação de serviços de qualidade superior à dos mercados a nível nacional e internacional, com soluções de equipamentos, peças e assistência adequados às necessidades de cada cliente. Para isso, Gil Gonçalves, admite que é preciso agir de modo transparente com os clientes e colaboradores, criando relações de confiança e respeito entre as partes. “A garantia dos nossos serviços, a qualidade dos produtos que vendemos, o acompanhamento de perto e a honestidade em relação ao que vendemos é essencial. Não podemos fazer malabarismos, ou seja, vender coisas que não servem ou que não são adequadas aos nossos clientes, porque o resultado são certamente consequências desnecessárias que a empresa não quer”, desabafou o parceiro de António Gonçalves.
Marcas
Desde 1976, que a AMA tem vindo a comercializar inúmeras marcas como a Mitsubishi, Kioti, Galucho, Stihl, Case IH e Tomix que se distinguem no mercado pela versatilidade, alto desempenho e inovação. Estas marcas, representam soluções eficientes para qualquer tipo de trabalho e são adequadas às exigências dos seus mais diversos clientes.
Valores
A prontidão, competência e tecnologia são os valores centrais da AMA, nos serviços de assistência técnica que oferece. A empresa garante a qualidade dos seus equipamentos e um acompanhamento regular, por parte da equipa técnica, no que toca à manutenção ou reparação pontual, cumprindo sempre com os compromissos assumidos com o cliente. Esta prestação de serviços personalizada, trouxe o êxito para a empresa e conseguinte o prémio PME Excelência 2018, resultado da sua autonomia financeira e crescimento de volume de negócios.
70% de faturação com exportações
A procura pelo crescimento sustentado através da qualidade e competência da sua atividade, resultou no início das exportações direcionadas ao Continente Africano como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Gana e Guiné-Bissau, em 2014. Estas exportações trouxeram para a empresa um volume maior de compra e venda, resultando no crescimento da sua faturação. Atualmente a Auto Mecânica Alvorgense, aumentou no número de recursos humanos, ampliando a equipa com 30 funcionários, resultado do trabalho de exportação, que representa cerca de 70 por cento da sua faturação. Este aumento de colaboradores, representa uma responsabilidade social muito forte para a empresa, dado que, neste momento, são necessários não só técnicos nas suas filiais, como também, em permanência no exterior.
Para o futuro, Gil Gonçalves, admite que pretendem continuar a ser uma empresa global e competitiva, vista como referência de qualidade e eficiência nas áreas de negócio onde atua. A expansão do crescimento em novas áreas de atividade, novos clientes, novos mercados e novos países é também um objetivo. “A exportação é o caminho a seguir. Avizinham-se novos projetos no mesmo segmento de mercado”, concluiu o sócio.