Fundão Vet: Prestar cuidados de saúde em ambiente familiar
O trabalho que realizam todos os dias é o sonho de muitos jovens do nosso país. Para além de partilharem a vida, os Drs. Francisco Fernandes e Teresa Peixeiro, partilham também a paixão pelos animais de quem cuidam. Conheceram-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, onde estudavam. Trabalharam juntos no Hospital Veterinário da UTAD, depois de um período de formação com estágios e cursos em Portugal, e em várias cidades europeias resolveram apostar num projeto de vida, pessoal e profissional, na Beira Interior e escolheram o Fundão para o fazer.
A hipótese de criarem uma Clínica Veterinária para animais de companhia surge em que altura?
A ideia de criar uma Clínica Veterinária para animais de companhia foi surgindo ao longo de toda a nossa formação e cresceu em conjunto com os nossos projetos pessoais e familiares. Sempre ambicionámos ter um espaço bem equipado, com toda a tecnologia necessária para tratar os animais de companhia. Queríamos fazê-lo de uma forma competente e ética, com um grande respeito pelos animais, mas com um ambiente familiar, onde se sintam em casa. Após um longo processo de amadurecimento abrimos esta clínica, em 2017, na cidade do Fundão, que tão bem nos acolheu. Desde aí, temos tido a satisfação de a ver crescer, de uma forma sustentada, sobretudo pelo reconhecimento dos nossos clientes.
A visita à Fundão Vet permitiu-nos ver de perto as instalações devidamente equipadas. Que tipo de serviços e assistências disponibilizam para os animais?
Sendo os cães e os gatos a maioria dos animais de estimação dos nossos clientes, embora não os únicos, foi sobretudo para estes que procurámos preparar a nossa clínica, criando áreas diferenciadas para atender e tratar uns e outros. Estamos em condições de prestar serviços de qualidade, com um horário alargado e com atendimento de urgência, não só para consultas de medicina interna e de profilaxia, mas também ao nível de cirurgias, com uma sala de cirurgia equipada com anestesia volátil e monitorização anestésica. Dispomos também de radiografia digital, ecografia, análises clínicas e outros exames complementares de diagnóstico, odontologia e ainda serviço de higiene e tosquias profissionais. As nossas principais áreas de interesse são medicina interna, neurologia, oftalmologia e dermatologia.
Embora seja um projeto recente, pelo que nos apercebemos, o grau de reconhecimento e satisfação é francamente positivo. Acreditam que há algum segredo neste sucesso?
Acreditamos, sobretudo, que o sucesso é algo que se conquista devagar. E o facto de sabemos que só mantendo os nossos valores na ajuda aos animais de companhia da nossa região e investindo sempre na nossa formação e na tecnologia necessária para prestarmos os melhores cuidados aos animais, é que os tutores reconhecerão isso mesmo. O segredo é tão óbvio que nem é segredo, mas sim disponibilidade, entrega e gosto pela profissão.
Quais serão os objetivos que anseiam para breve?
O nosso objetivo para o futuro passa por manter um crescimento sustentado, bem como a qualidade e por conseguir aumentar a equipa para trabalhar neste projeto connosco. Sabemos que a Medicina Veterinária está em permanente renovação e que as expectativas e exigências dos tutores dos nossos animais é cada vez maior, por isso, temos a obrigação de fazer cada vez mais e melhor. E a nível pessoal e familiar o nosso objetivo é o de sermos felizes nesta região, que tão bem nos acolheu, e que tem tantas potencialidades por explorar.