Qual a importância das atividades de Team Building no contexto de teletrabalho?

O teletrabalho trouxe vários desafios às equipas portuguesas, não só a nível de organização de projetos, mas também a nível de espírito de equipa.

Deixaram de existir as pausas para o café/almoço e as conversas que surgiam com as mesmas, os encontros de equipa e todos os outros momentos sociais. Esses momentos sociais, no entanto, eram necessários para melhorar a produtividade, a comunicação entre os trabalhadores e manter a motivação nos projetos.

Então como manter esses momentos num contexto de teletrabalho? Deixamos algumas ideias que pode colocar em prática com a sua equipa.

Porque as atividades de Team Building são tão importantes?

Cada vez existem mais estudos com foco no teletrabalho e nos desafios e dificuldades que as equipas têm sentido. As alterações na comunicação e colaboração, a solidão, a falta de motivação e a dificuldade em separar a vida pessoal do trabalho são as dificuldades mais comuns.

Também se tem falado cada vez mais da importância que as atividades de team building têm nesta nova forma de trabalho. E, a realidade, é que uma equipa que coloque em prática este tipo de atividades pode diminuir as dificuldades mencionadas.

Todos, uns mais que outros, temos necessidade de manter o contacto com outros seres humanos. E como esse contacto não acontece naturalmente quando se trabalha remotamente, é importante criar esses momentos ao longo da semana.

Lembrando que nem todas as atividades funcionam com todas as equipas. É importante conhecer a sua equipa e adaptar as diferentes atividades à mesma.

5 atividades que pode (e deve) experimentar com a sua equipa

1. Atividades no exterior

Passeios ao final da semana, um jantar de equipa ou qualquer atividade fora de casa é recomendada. Além de ser um momento que se passa em equipa, também é uma forma de sair de casa.

Aliás, se for uma experiência diferente, melhor ainda. Por exemplo um passeio de barco em Lisboa para apreciar as magnificas vistas que o rio proporciona ou mesmo um tour pela cidade das várias formas possíveis (pé, bus, tuk tuk, etc..) pelos locais e bairros históricos, pois além de serem experiências diferentes e onde se pode manter o convívio, também é um momento de relaxamento e longe da rotina semanal.

Apesar de experiências presenciais em grupo, estas atividades estão preparadas para receber qualquer equipa neste “novo normal” de forma segura.

2. Partilhas pessoais

Os momentos de partilha deixam de existir nesta nova forma de trabalho, portanto criá-los é uma prioridade. Mas não têm de ser momentos onde se partilham as dificuldades da semana, podem ser momentos um pouco mais relaxantes.

Uma atividade interessante é partilhar alguns gostos ou atividades de lazer que foram feitas ao longo da semana. Que livros estão a ler? Que filme ou série viram recentemente? Aliás, porque não fazer um quadro de recomendações?

Outra atividade interessante é partilhar alguma história pessoal com base em determinados temas previamente estabelecidos ou fazer o jogo tão conhecido de duas verdades e uma mentira. Cada colaborador conta duas verdades acerca de si e uma mentira e deixa que os colegas adivinhem qual é a mentira.

3. Partilha do novo espaço de trabalho

Os colaboradores tiveram que ser criativos na criação de espaços de trabalho em casa. Além disso são diversas as histórias que ficam por contar em relação à nova rotina.

Sendo assim, porque não criar um espaço onde se podem partilhar fotografias do espaço de trabalho e as histórias que ocorrem ao longo da semana? Pode ser um grupo privado ou uma hora em que a equipa se junta e faz essa partilha.

A partilha irá resultar em muitas risadas para os colaboradores.

4. Atividades de desenvolvimento pessoal e intelectual

Os colaboradores estão a enfrentar outros desafios também a nível pessoal, como a ansiedade e os níveis de stress mais elevados, não só pelo trabalho, mas também pelo medo e incerteza que se vivenciam atualmente.

Por essa razão, atividades de desenvolvimento pessoal e bem-estar são sempre bem-vindas e podem ajudar os colaboradores a manter a produtividade e motivação.

E, para quem tem colaboradores que gostam de se distrair com conhecimento, porque não algumas atividades intelectuais? Workshops e masterclasses em determinados assuntos são sempre bem-vindas.

5. Jogos e entretenimento

Por último, adicione alguns jogos ou momentos de entretenimento em equipa. Existem diversas ideias disponíveis atualmente, desde jogos de estratégia até jogos RPG e que podem resultar em boas gargalhadas para todos.

Agora só falta colocar estas atividades em prática com a sua equipa. E, porque não, fazê-las à sexta-feira à tarde? Além de ser uma forma de dar como terminado o trabalho da semana, também é uma transição saudável entre o tempo de trabalho e descanso.

You may also like...