Águeda é exemplo pelas boas práticas de sustentabilidade

Workshop Dia Mundial da Bolota

Reconhecimento coloca Águeda no topo dos Municípios mais sustentáveis do país, tendo conseguido um indicador superior a 80% do Programa ECOXXI

“Águeda é um Município que tem na área ambiental e de sustentabilidade uma prioridade, implementando medidas que não só respeitam o ambiente, mitigam a pegada ecológica e procuram combater as alterações climáticas, como tornam o território atrativo”, Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que as distinções que o Município recebe nesta área são o reconhecimento público das boas práticas adotadas.

Edson Santos, Vice-Presidente

Entre os galardões mais recentes está a Bandeira Verde ECOXXI, que coloca Águeda como um dos nove municípios em todo o país com um índice superior a 80%, o que consolida a sua posição de liderança nas práticas sustentáveis conquistada nos últimos anos.

O ECOXXI é um Programa implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos, de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Para a atual edição dos Prémios ECOXXI foram apresentadas 62 candidaturas, provenientes de todas as regiões do país e Águeda destaca-se pelas boas práticas, com um índice superior a 80% no conjunto dos indicadores em avaliação.

Algumas áreas em destaque

Entre os indicadores onde o Município de Águeda obteve a pontuação máxima ou das mais altas está a promoção ambiental e para o desenvolvimento sustentável, de que é exemplo o programa municipal que inclui as ações “Rio de todos”, “Rio vai à escola” ou ainda “Escolas com pedal”, sem esquecer outras ações e workshops dinamizados em parceria com as escolas e outras entidades parceiras.

A informação disponibilizada aos munícipes em matéria de ambiente e desenvolvimento sustentável e a cooperação com a sociedade civil no que respeita a estas áreas, nomeadamente com as Organizações Não Governamentais de Ambiente e de Desenvolvimento oficialmente constituídas e ativas, foram dois outros aspetos considerados para avaliação e aos quais o Município de Águeda obteve um bom desempenho.

No âmbito da conservação da natureza e da biodiversidade, o projeto LIFE Águeda, os trabalhos de reabilitação do rio Cértima e a remoção do jacinto-de-água da lagoa da Pateira ganharam preponderância na avaliação conduzida pela ABAE, tal como a valorização e conservação da biodiversidade.

Um outro indicador no qual o Município de Águeda consegue um bom resultado foi o da qualidade da água para consumo humano, que reflete a percentagem de água da torneira que é controlada e de boa qualidade, de acordo com as normas estipuladas nas legislações nacional e comunitária.

Pateira de Fermentelos, Espinhel

De salientar ainda o destaque dado a projetos multidisciplinares, como os Laboratórios Vivos para a Descarbonização de Águeda, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, que abrange, entre outras, as áreas da economia circular, da gestão de resíduos, da promoção de uma mobilidade mais sustentável, a eficiência energética, sempre numa lógica de promoção da participação ativa da comunidade local na construção das diferentes ações realizadas, quer seja na sua execução e na sua avaliação.

Para mais informações sobre estes e outros projetos que foram e estão a ser desenvolvidos pelo Município de Águeda, os interessados podem consultar o site da Autarquia, em www.cm-agueda.pt, e a página de Facebook https://www.facebook.com/aguedasmartcitylab.

www.cm-agueda.pt

You may also like...