DPDgroup anuncia ano recorde de crescimento e estratégia a 5 anos
O DPDgroup revelou os seus resultados de 2020 e anunciou a sua estratégia para os próximos 5 anos. Durante a pandemia sem precedentes de COVID-19, o DPDgroup tornou-se um aliado essencial na entrega de bens vitais para clientes e empresas, resultando num aumento de 42% das receitas em comparação com 2019.
–
A Covid 19 levou a um aumento inesperado no sector das encomendas. Lockdowns, confinamentos e medidas preventivas levaram a um aumento nas entregas, que no caso do DPDgroup, foi de mais 500 milhões em 2020 quando comparado com 2019. A crise sanitária também fez com que tendências de consumo esperadas para 2024 se antecipassem, como uma maior procura por logística urbana e um maior sentido de responsabilidade ambiental.
Com o aumento da experiência em logística urbana, a Stuart, plataforma tecnológica para entregas urbanas same day e on-demand, efetuou 19,7 milhões de entregas em 2020 em França, Polónia, Espanha e Reino Unido, + 75% vs. 2019. O mercado também registou uma mudança significativa para o B2C. No DPDgroup, 55% dos volumes são agora 2C. Além disso, categorias específicas como a entrega de produtos do sector alimentar e da saúde, tiveram uma procura sem precedentes. Em França, por exemplo, a Chronofresh, especializada em produtos alimentares, mais que duplicou a sua actividade, atingindo + 115%.
Em relação à saúde, as filiais do DPDgroup estão muito ativas. Por exemplo, milhares de doses de vacinas já foram entregues em França pela Chronopost, na Espanha pela Tipsa e na África do Sul pela Biocair. Boris Winkelmann, CEO e presidente do DPDgroup, afirma: “No DPDgroup, demonstramos a resiliência, flexibilidade e agilidade esperadas de uma organização da nossa dimensão. Essas qualidades ajudaram-nos a manter o mundo em movimento durante a pandemia, criando e adotando rapidamente novas práticas e lidando com o aumento de volumes com eficiência. Esses pontos fortes serão chave para aproveitar as novas oportunidades que estão por vir. ”
–
2020: principais conquistas e expansão do DPDgroup
Junto com as tendências, os volumes também testemunharam uma aceleração, exigindo uma adaptação rápida para garantir a continuidade segura das operações. O DPDgroup foi a primeira empresa de entregas a implementar a entrega sem contacto, decidindo manter o serviço activo dentro da sua rede Pickup de parcel shops, e abriu mais de 70 novos hubs e agências para chegar a um total de 1.200. Além disso, mais de 20.000 colaboradores diretos e indiretos foram adicionados à rede para acompanhar o crescimento da nossa atividade. Neste contexto de alta procura, os volumes do DPDgroup cresceram 24% e a receita 23% em crescimento orgânico. Em Portugal, a DPD apresentou uma faturação de 78,9 milhões de euros correspondendo a um total de 21,5 milhões de encomendas, um crescimento de 13,6% face a 2019.
Até 2025, o DPDgroup pretende expandir as suas atividades core, acelerar iniciativas e conquistar novos horizontes, por meio do seu plano denominado “Juntos e mais além” (“Together & beyond”).
–
Conquistando novos horizontes:
O DPDgroup tem um objetivo muito claro para 2030: tornar-se a referência internacional em entrega sustentável e um dos principais capacitadores da aceleração do comércio eletrónico com base em três pilares. Em termos de receita, o DPDgroup pretende duplicar a sua receita de 2020 para atingir 21 mil milhões de euros até 2025. O DPDgroup continuará a reforçar a posição atual para se tornar o player X2C premium mais inovador da Europa, com uma taxa de crescimento anual de 15% até 2025.
Como os mercados internacionais de entrega de encomendas fora da Europa crescerão mais rápido na próxima década do que os mercados europeus, o DPDgroup pretende potenciar a presença intercontinental existente, enquanto reforça a posição no Sudeste Asiático, Médio Oriente, África e América do Sul.
O DPDgroup evoluirá de uma rede multidoméstica para uma rede internacional interconectada que visa oferecer soluções para o mercado intercontinental de e-commerce.
Além de transporte e entrega, tais serviços também incluirão soluções de plataforma de e-commerce para acompanhar e permitir que os nossos clientes participem da aceleração deste segmento.