Porta aberta à serra, janela sobre o mar

Bem no coração do Algarve, encontra-se São Brás de Alportel: “uma porta aberta à serra e uma janela sobre o mar”, como nos explica o presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro. Para os amantes da Estrada Nacional 2, mais do que nunca, o quilómetro 722 é paragem obrigatória! Aqui pode visitar a mais recente novidade do município: a Casa da Memória da EN2.

 

Vítor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal

São Brás de Alportel vale a pena visitar e tem muito para descobrir! Este “é um concelho fabuloso em termos de riqueza natural e de património”, garante-nos o presidente Vítor Guerreiro. Para além de gozar de uma localização privilegiada e de proporcionar uma gastronomia mediterrânica deliciosa e doces regionais de salivar, o seu povo transborda simpatia a quem os visita.

O nosso entrevistado afirma que as aldeias de São Brás de Alportel são lindíssimas e ressalva que quem por ali passar tem de visitar, obrigatoriamente, o Museu do Traje, onde se encontra o polo interpretativo da cortiça, a calçadinha de origem romana, a réplica artística do hidroavião de Gago Coutinho e o Centro Museológico de Alportel, em plena Nacional 2. Há muitos percursos, para se fazer a pé ou de bicicleta, com paragem obrigatória nos miradouros, onde se podem apreciar as vistas deslumbrantes e a Serra beija o Mar.

A autarquia, comprometida em contribuir para o dinamismo económico e para a promoção do território, tem tido um conjunto de iniciativas. “Inauguramos, recentemente, um espaço de coworking; a Casa da Memória da Estrada Nacional 2; e está prevista, para breve, a inauguração do Centro Interpretativo da Serra do Caldeirão”, explica o presidente, que acrescenta que as parcerias estabelecidas com as entidades e instituições locais têm sido determinantes. “O trabalho de equipa é fundamental para envolvermos todos os agentes e para motivar a população.”

 

Já pode visitar a Casa da Memória da Estrada Nacional 2

Agora, o quilómetro 722 passou a ser paragem obrigatória para quem percorre a EN2. No passado dia 22 de agosto, foi inaugurada a Casa da Memória, que fica no largo de São Sebastião, no cruzamento entre a maior estrada da região e a maior estrada do país – Estrada Regional 270 e Estrada Nacional 2, respetivamente.

Segundo o presidente Vítor Guerreiro, “este projeto faz parte da estratégia de desenvolvimento turístico do concelho e vem enriquecer as experiências dos nossos visitantes”, continuando a explicar que “a autarquia adquiriu o edifício, que era uma antiga secção de conservação das estradas do distrito de Faro, onde saíam para fazer a manutenção da EN2. Quando adquirimos o edifício e abrimos a porta encontramos uma cápsula do tempo, por assim dizer. O edifício tinha sido fechado no início dos anos 80, onde ficaram documentos e ferramentas intactos. Desde esse momento, começamos a desenvolver o projeto, aproveitando todos estes elementos que contam a história da Nacional 2.”

No R/C do edifício, os visitantes podem contemplar as ferramentas e entender a forma como era trabalhada a estrada; no primeiro andar, podem ver vários documentos, de forma a perceber a história da Nacional 2; sendo que podem ainda tomar o chá do viajante e descansar.

 

You may also like...

This will close in 0 seconds