Adamastor apresenta o FURIA, o primeiro Superdesportivo Português

A história da indústria automóvel portuguesa está cheia de bons exemplos do significado do empreendedorismo luso, da vontade de “dar novos Mundos ao Mundo”, da enorme capacidade de deitar mãos à obra e transformar ideias em realidade. Em todos eles encontramos algo que os une: um ou dois “génios” que, por vezes não da forma mais óbvia, ou tendo que ultrapassar obstáculos mais inusitados, acabam por levar a bom porto algo com que sonharam. A Adamastor tem muito de tudo isto. Muito de idealismo, muita paixão, mais, paralelamente, muito de saber fazer… O resultado já foi apresentado: o FURIA!

 

 

 

Um supercarro é, na sua essência, um automóvel desportivo exclusivo de elevado desempenho, sendo composto por componentes específicos de superior qualidade, oferecendo mais potência e tecnologia de ponta a entusiastas e colecionadores de todo o mundo. É precisamente neste segmento, também ele “super” ao nível da exclusividade, que a Adamastor se quer posicionar.

O constante crescimento e desenvolvimento da sociedade e economia tem sido favorável à expansão do número de consumidores mais abastados, muitos deles clientes regulares da restrita categoria dos supercarros. É por isso expectável que a procura por supercarros continue a aumentar, favorecendo igualmente o crescimento do setor.

Um estudo recente sobre o mercado global de supercarros revela que este atingiu um valor de cerca de 16 mil milhões de euros em 2022. Espera-se que, até 2028, este valor atinja os 20 mil milhões. Com base nesta previsão de crescimento, é igualmente previsível que a concorrência se torne, também ela, cada vez mais intensa, com todos os desafios técnicos e de capital a conduzirem a uma grande concentração de mercado, nunca esquecendo o longo processo de conceção e desenvolvimento de um supercarro até à sua produção.

No entanto, o rigor de construção, a experiência de condução e o design e a tecnologia de alto nível são igualmente responsáveis por colocar o segmento de mercado da Adamastor na vanguarda da evolução da perícia, I&D e conhecimento técnico nesta categoria de topo da emocionante indústria automóvel. É precisamente aí que a Adamastor se quer colocar, com a apresentação do Furia, na frente do pelotão.

 

Ficha técnica – Adamastor Furia

Chassis:

Fibra de carbono

Dimensões exteriores

Comprimento: 4.560 mm

Largura: 2.212 mm

Altura: 1.098 mm

Peso: 1.100 kg (dry na versão Race)

Largura de vias

Dianteira: 1.755 mm

Traseira: 1.705 mm

Distância entre eixos: 2.800 mm

Suspensão

Geometria: triângulos duplos desacoplados, mola helicoidal sobre amortecedor

Afinações possíveis: toe, camber, caster, altura ao solo, roll stiffness, bump stiffness

Motor
Arquitetura: 6 cilindros em V, biturbo, de origem Ford Performance

Cilindrada: 3.5 litros

Potência máxima: + 650 cavalos

Binário máximo: + 571 Nm

Combustível: Gasolina; compatível com combustíveis sintéticos

Velocidade máxima: superior a 300 km/h na versão de estrada

Aceleração de 0 a 100 km/h: cerca de 3,5 segundos

Aceleração de 0 a 200 km/h: cerca de 10,2 segundos

Downforce máximo
Race: 250 km/h – 1.800 kg
Road: 250 km/h – 1.000 kg

Travões

Discos de 378 mm à frente e de 356 mm atrás. Pinças de 6 êmbolos à frente e de 4 êmbolos atrás. Variação da força de travagem disponível na versão Race.

Equipamento de série

ABS e TC

Opções de personalização:

A Adamastor permite uma grande liberdade de personalização do Furia, inclusivamente no design interior.

Produção prevista:

Série limitada de 60 unidades

Preço da versão de estrada (road legal):

Estimado em 1,6 milhões de euros + impostos

 

 

 

Furia: Em estrada, mas também nos circuitos mundiais

Assente num chassis monocoque integralmente construído em fibra de carbono, a versão de estrada do Furia combina exclusividade e liberdade de personalização com elevados níveis de performance. Desta forma, proporciona uma experiência de propriedade e condução absolutamente ímpares, enquanto, num mercado em pleno crescimento, se assume igualmente como um supercarro colecionável de enorme potencial de valorização, com uma produção limitada a apenas 60 unidades.

Ao mesmo tempo, e partindo da mesma base da versão road legal do Furia, o projeto de competição da Adamastor assumir-se-á como um conceito inovador no âmbito das competições da categoria GT. A elevada rigidez estrutural e leveza do chassis, aliada ao extenso trabalho realizado a nível aerodinâmico e engenharia são garantia de um elevado desempenho em pista, bem como de custos de operação e manutenção reduzidos.

O chassis #1 do Furia agora apresentado representa o início de uma nova era para a Adamastor, o ponto de partida a partir do qual irá concretizar a sua visão e estratégia, a de se assumir como um dos principais players no exclusivo segmento dos supercarros, um fabricante de automóveis de baixo volume com indiscutível apelo emocional e elevadíssima performance, em estrada, mas também nos circuitos mundiais.

 

 

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