Liderar e empreender – o testemunho de Nuno Pimenta
Nuno Pimenta, administrador da Finanças com Pimenta, partilhou a sua trajetória profissional, que inclui uma década no setor bancário e a fundação de várias empresas. Numa entrevista exclusiva, revelou como essas experiências moldaram as suas habilidades empresariais e deixou conselhos valiosos sobre finanças pessoais e empreendedorismo.
Percurso Profissional — do setor da banca ao empreendedorismo
Nuno Pimenta possui uma ampla trajetória profissional, que abrange mais de uma década no setor bancário e a fundação de várias empresas em diferentes áreas de negócio. A sua experiência acumulada dotou-o de conhecimentos sólidos em finanças, gestão de riscos, estratégias de negócio e administração de carteira de clientes, formando uma base essencial para lidar com os aspetos financeiros e operacionais do negócio.
Além da experiência adquirida no setor bancário, a fundação de várias empresas acrescentou-lhe valiosas skills, como liderança, gestão de equipas e adaptação a diferentes contextos de negócio: “a diversidade de experiências contribuiu para uma visão holística e a capacidade de tomar decisões informadas em diferentes situações empresariais”, revelou.
A arte de empreender — da segurança ao risco calculado
Nuno Pimenta explicou que a sua trajetória de transição do setor bancário para o empreendedorismo foi uma decisão bem pensada e muito ponderada, baseada na bagagem adquirida na banca, na influência pessoal — inspirada pelo exemplo do seu pai que era empresário — e pela vontade de seguir um caminho próprio: “durante mais de uma década, ganhei a motivação de querer dar o salto e de fazer acontecer os meus próprios negócios”, explicou Nuno.
Outro dos motivos dessa transição foi a pandemia, em 2020, que impactou os negócios de Nuno, que se focavam na área do turismo e transporte. Foi nessa altura que, Hugo Pinheiro, um amigo, reconhecendo a sua experiência no setor financeiro, o convidou para ser consultor de gestão de crédito. Nuno aceitou o desafio proposto, sendo uma oportunidade para diversificar os seus negócios noutra área distinta, conseguiu equilibrar todas as suas atividades à medida que a situação melhorava, combinando o freelancing como gestor de crédito e a gestão dos seus negócios, dando-se início à atual Finanças com Pimenta!
O ‘Bê-à-Bá’ das finanças pessoais
Na empresa Finanças com Pimenta, alguns dos serviços oferecidos são a consultoria em finanças pessoais e gestão de créditos além da mentoria e coaching. A criação da empresa teve como base a necessidade de ajudar e motivar para promover a literacia financeira, principalmente nos aspetos mais íntimos das finanças pessoais, que é um tema cada vez mais relevante.
Nuno Pimenta, um empreendedor atento, percebeu a relevância de abordar uma grande lacuna existente no conhecimento básico de finanças numa grande parte da nossa população e, para isso, estabeleceu uma nova linha de serviços chamada ‘Bê-à-Bá das finanças pessoais’. Esta iniciativa tem como objetivo fornecer informações fundamentais sobre finanças, começando com definições, fundamentos e dicas, ajudando as pessoas a dar os primeiros passos rumo à estabilidade financeira. O próximo passo deste projeto é desmistificar áreas como crédito e empreendedorismo: “é esta a base em que eu estou a trabalhar e o mote do meu e-book, que já está disponível”, reforçou. Novos e-books serão disponibilizados, nomeadamente o de crédito para também desmistificar conceitos, dar dicas e a conhecer como o podemos utilizar de maneira saudável, rumo a uma vida financeira mais estável e de qualidade.
Público-alvo e literacia financeira
A faixa etária predominante dos clientes da Finanças com Pimenta está entre os 25 e 45 anos e o foco da orientação financeira, que Nuno costuma fornecer aos clientes — especialmente aos mais jovens —, é a necessidade de entender os conceitos financeiros fundamentais. Isso inclui a compreensão de termos, como fundo de emergência e a importância de ter as finanças pessoais bem organizadas, estruturadas e acima de tudo bem negociadas! Para os jovens que desejam empreender, o nosso entrevistado salientou a interligação entre a literacia financeira e o sucesso nos negócios, sublinhando a importância de ter finanças pessoais organizadas antes de iniciar um projeto a solo.
Além disso, a empresa oferece consultoria na área de crédito, atuando como intermediário de crédito para ajudar os clientes em diversas metas financeiras, desde a compra de uma casa, renegociação de condições e até investimentos imobiliários.
Nuno Pimenta organiza, ainda, workshops e webinars sobre literacia financeira, abrangendo desde os conceitos básicos até aos avançados. O objetivo é suprir a falta de preparação financeira na educação formal, abordando temas como IRS, recibos verdes e empreendedorismo. Essas iniciativas procuram “sensibilizar, desde jovens a adultos para a importância da literacia financeira” na vida diária e nos negócios, oferecendo informações cruciais para decisões financeiras informadas ao longo da vida.
Orientações para empreendedores e perspetivas futuras
Para os aspirantes a empreendedores, Nuno oferece conselhos essenciais, como validar as suas ideias de negócio, criar planos sólidos de negócios, construir uma rede de apoio, estar disposto a assumir riscos calculados e manter a paixão e a perseverança, pois “o caminho de empreendedor é muito desafiador, mas também bastante gratificante”.
Ao abordar o futuro do setor financeiro, o gestor encerrou o seu discurso dizendo que a necessidade de integrar a literacia financeira no ensino e na formação é a chave para um futuro financeiro seguro e bem-sucedido.
Nuno Pimenta, com a sua vasta experiência e visão clara do panorama financeiro, continua a orientar e a apoiar os indivíduos na sua procura pela estabilidade e independência financeira, reforçando a importância de compreender e dominar o ‘Bê-à- Bá’ das nossas próprias finanças, para alcançar um futuro financeiro seguro e próspero.