Astra Sports Tourer Electric lidera ofensiva eletrificada da Opel no segmento das station wagons

Depois de ter celebrado a sua estreia no IAA Mobility em Munique no passado mês de setembro, o novo Opel Astra Sports Tourer Electric é agora o atual ponta de lança da ofensiva eletrificada da Opel no muito apreciado segmento das station wagons, assumindo-se como uma das primeiras propostas elétricas a bateria do mercado para este tipo de carroçaria.

 

 

 

Com um peso de apenas 1.760 quilogramas – menos do que muitos dos seus concorrentes – o novo Astra Sports Tourer Electric também é capaz de proporcionar uma performance especialmente dinâmica. O já mencionado baixo peso aliado ao motor elétrico de 115 kW/156 cv – com 270 Nm de binário disponível ao primeiro toque no acelerador – garantem agilidade e arranques rápidos em ambiente citadino. A velocidade máxima do Astra Sports Tourer Electric é de 170 km/h, um valor superior à dos seus principais concorrentes. Os condutores podem escolher, de acordo com as suas preferências ou condições de circulação, entre três modos de condução: Eco, Normal e Sport.

A energia é armazenada numa bateria de iões de lítio com 54 kWh de capacidade, a qual possui uma configuração eficiente, um peso reduzido, uma autonomia exemplar e tempos de carregamento reduzidos. O Astra Sports Tourer requer apenas 15 kWh de eletricidade por cada 100 quilómetros percorridos (WLTP[1]), o que lhe permite declarar uma autonomia de 413 quillómetros.

O sistema de travagem regenerativa garante a recuperação de energia durante a condução. Mas quando chegar a altura de fazer o carregamento, o Astra Sports Tourer Electric pode ser carregado até 80% da capacidade da bateria em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento rápido de corrente contínua de 100 kW. Além disso, o Astra Sports Tourer totalmente elétrico está equipado, de série, com um carregador trifásico a bordo de 11 kW para utilizar com uma wallbox doméstica.

Com dimensões vitais de 4,64 x 1,86 x 1,48 metros (C x L x A) e uma altura de carga de cerca de 60 cm, o novo Astra Sports Tourer Electric é um veículo polivalente que combina um estilo desportivo com uma condução sem emissões locais e o talento típico da Opel para uma configuração eficiente.

A bateria está localizada na parte inferior da carroçaria, pelo que não se perde espaço para passageiros e bagagem no interior. Mesmo com os bancos traseiros na posição elevada, o Astra Sports Tourer Electric oferece 516 litros de espaço na bagageira – com os bancos rebatidos, a capacidade aumenta para 1.553 litros. Isto proporciona bastante espaço para várias malas, compras ou ferramentas, bem como para objetos volumosos, como caixas de transporte. Outra vantagem: A posição baixa da bateria também reduz o centro de gravidade do automóvel, para que o Astra Sports Tourer Electric assuma uma posição sólida e estável em estrada, beneficiando o comportamento dinâmico.

 

 

 

Elevada dotação de equipamento marca a experiência a bordo

No que a equipamento diz respeito, o novo Astra Sports Tourer Electric está já equipado de série com inúmeras ajudas eletrónicas e funcionalidades focadas no máximo nível de conforto. Estas incluem ar condicionado, iluminação integralmente em LED e o cockpit Pure Panel® totalmente digital com dois ecrãs de 10 polegadas e sistema de infoentretenimento multimedia.

No Astra Sports Tourer Electric com acabamento topo de gama GS, o banco desportivo ergonómico ativo, certificado pela AGR, aumenta o conforto do condutor. O sistema de aviso de colisão frontal também possui um assistente de sinais de trânsito e de velocidade com função de paragem. A câmara Intelli-Vision de 360 graus oferece uma visão panorâmica. Para além das capas dos espelhos retrovisores exteriores em preto e das jantes de liga leve de 18 polegadas, o estilo desportivo do GS é sublinhado pelo tejadilho em preto karbon, pelo forro do tejadilho em preto e ainda pelo emblema Opel e pelas letras Astra na traseira em preto brilhante.

O sistema opcional Intelli-Drive 2.0 integra inúmeros assistentes eletrónicos e combina-os, pela primeira vez, com a mudança de faixa semiautomática e a adaptação inteligente da velocidade. Se a faixa de rodagem pretendida estiver livre, o assistente conduz o Astra Sports Tourer Electric para a faixa desejada com pequenos movimentos de direção. E a adaptação inteligente da velocidade assegura que – se confirmado pelo condutor – a velocidade do veículo é reduzida em conformidade quando é atingido um novo limite de velocidade ou aumentada até esse limite. Para além dos sensores, o Intelli-Drive 2.0 também utiliza informações da rede over-the-air. A iluminação Intelli-Lux LED® Pixel Light, com 168 elementos LED, aumenta ainda mais a segurança.

Para facilitar a escolha de opções e criar a oferta mais adequada às necessidades de cada condutor, a Opel definiu packs práticos para o Astra Sports Tourer Electric, concebidos para satisfazer as diferentes preferências dos compradores. O portfólio vai desde o Pack Tecnologia com Intelli-Lux LED® Pixel Light, carregamento sem fios e barras de tejadilho, até ao Pack Conforto com bancos e volante aquecidos ou teto de abrir elétrico em vidro, para-brisas ThermaTec® aquecido e porta da bagageira controlada por sensor.

 

Resumo dos preços da gama Astra Electric para Portugal

 

  Opel Astra Sports Tourer Electric Opel Astra 5P

Electric

PVP [2] a partir de 38.620 € a partir de 37.520 €
Renda clientes particulares 309€ [3] 299€ [4]
Renda clientes B2B 405€ [5] 390€ [6]

Remover imagem de destaque

 

Uma ampla gama de propulsores apta para todas as necessidades

Para além do grupo propulsor eletrificado, o novo Astra Sports Tourer está também disponível com motores a gasolina e Diesel altamente eficientes, oferecendo 96 kW/130 cv nas versões a gasolina e a gasóleo e 132 kW/180 cv de potência máxima na versão híbrida plug-in. Já o mais dinâmico e topo de gama GSe está equipado com um grupo propulsor híbrido plug-in de 165 kW/225 cv. A caixa de velocidades de série nos motores a gasolina é uma transmissão manual de seis velocidades, sendo proposta em opção uma caixa automática de oito velocidades, também de série nos motores Diesel e nos híbridos plug-in, neste caso, eletrificada.

 

 

  1. Valores determinados com recurso à mais realista metodologia WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure), que substitui por completo a diretiva NEDC (New European Drive Cycle). Os valores de consumo, de emissões de CO2 e de autonomia são só dependem da utilização eficiente da energia do veículo, como também podem ser influenciados pelo estilo de condução e por outros fatores não técnicos. As informações em termos de consumos e emissões não se referem a um veículo individualmente, sendo apenas destinadas a comparação entre os vários tipos de veículos.
  2. Preço promocional.  Implica a entrega de um veículo para retoma e contrato de financiamento com Santander Consumer Services SA. O valor de 2.000€ de retoma aplica-se a viaturas selecionadas. Campanha válida para clientes particulares, nos Concessionários Opel Aderentes,
  3. Contrato de crédito automóvel com reserva de propriedade para 48 meses / 40.000 km, exemplo para Astra Electric ST Edition 115kW CA, PVPR de 44.377,49€, PVP campanha de 40.727,49€, inclui DLTP, pintura metalizada, entrada inicial de 11.668€, montante financiado de 29.059,06€, 47 prestações de 309€, prestação final de 22.580,45€, taxa fixa, TAN de 7,300% e TAEG de 9,4% para um MTIC de 38.262,45€. Inclui 4,16€ de comissão de gestão. Acresce comissão de abertura de contrato de 550€, de reconhecimento e envio da declaração de extinção de reserva de 75€.  Exclusivo para clientes particulares. Inclui campanha de apoio à Retoma e Desconto exclusivo ao Financiamento Santander Consumer Finance. Condições válidas até 31 de Março de 2024, nos concessionários Opel aderentes.
  4. Contrato de crédito automóvel com reserva de propriedade para 48 meses / 40.000 km, exemplo para Astra Electric 5P Edition 115kW CA, PVPR de 43.077,49€, PVP campanha de 39.427,49€, inclui DLTP, pintura metalizada, entrada inicial de 11.296€, montante financiado de 28.131,51€, 47 prestações de 299€, prestação final de 21.904,45€, taxa fixa, TAN de 7,300% e TAEG de 9,5% para um MTIC de 37.073,81€. Inclui 4,16€ de comissão de gestão. Acresce comissão de abertura de contrato de 550€, de reconhecimento e envio da declaração de extinção de reserva de 75€.  Exclusivo para clientes particulares. Inclui campanha de apoio à Retoma e Desconto exclusivo ao Financiamento Santander Consumer Finance. Condições válidas até 31 de Março de 2024, nos concessionários Opel aderentes.
  5. Exemplo Astra Electric ST Edition 115kW CA com Pintura Metalizada. Em Aluguer Operacional de Viaturas, prazo 60 Meses/50.000km. Inclui os serviços: Aluguer, Manutenção preventiva e corretiva, Viatura de substituição, IPO e Gestão de Multas. Inclui despesas de preparação e legalização mas acrescem custos de transporte, para as Ilhas da Madeira e Açores (1000€ + IVA Madeira e 700€ + IVA Açores). Condições válidas até 31/03/2024 para clientes empresa e ENI’s, nos concessionários Opel aderentes, condicionado à aprovação da Leasys.
  6. Exemplo Astra Electric Edition 115kW CA com Pintura Metalizada. Em Aluguer Operacional de Viaturas, prazo 60 Meses/50.000km. Inclui os serviços: Aluguer, Manutenção preventiva e corretiva, Viatura de substituição, IPO e Gestão de Multas. Inclui despesas de preparação e legalização mas acrescem custos de transporte, para as Ilhas da Madeira e Açores (1000€ + IVA Madeira e 700€ + IVA Açores). Condições válidas até 31/03/2024 para clientes empresa e ENI’s, nos concessionários Opel aderentes, condicionado à aprovação da Leasys.

You may also like...