“Se tivesse tudo o que mais desejo, continuaria a fazer o que faço agora?”

Dentro da realidade moldada pelo Instituto Anna Mikii, as pessoas atribuem uma enorme importância ao crescimento individual e concentram-se principalmente na procura por uma felicidade sustentável. Neste universo liderado pela sua Fundadora e CEO, Ana Pedroso, o instituto atua com uma iniciativa voltada ao desenvolvimento humano, através do Congresso Internacional da Felicidade promove-se o florescimento de uma comunidade unida pelo propósito comum de construir um mundo mais pleno.

Ana Pedroso, Fundadora e CEO

O Instituto Anna Mikii tem como objetivo promover a mudança de paradigma no indivíduo, salientando a importância da transformação pessoal para resultados significativos e duradouros. A sua metodologia “Ciência da Felicidade” tem como foco a mudança interna nos comportamentos, sentimentos e pensamentos para alcançar uma felicidade genuína e equilibrada, através de uma vida mais consciente. “O grande objetivo do Instituto Ana Mikii é contribuir para o aumento da consciência do ser humano, promovendo a transformação pessoal através de várias metodologias”, salienta a CEO.

Ana Pedroso destaca a importância das competências específicas para uma liderança eficaz, colocando a responsabilidade como o alicerce inicial e valorizando-a mais do que o controlo. Além disso, ressalta a necessidade dos líderes do novo paradigma desenvolverem habilidades interpessoais e transpessoais. Isso implica uma compreensão profunda das interações humanas e da consciência, indo além do conhecimento técnico e académico.

Para Ana, um líder do Instituto deve ter uma visão integral do ser humano, considerando os aspetos físicos, mentais, emocionais, espirituais e transpessoais. Essa compreensão holística é essencial para auxiliar as pessoas na sua jornada de transformação e desenvolvimento pessoal. “Líderes conscientes não precisam de controlar nada nem ninguém. Eles tornam-se responsáveis e apoiam as suas equipas, trabalhando em cooperação e harmonia. A liderança da nova era vai além de foco e disciplina, é fundamental o desenvolvimento de competências interpessoais e transpessoais para que cada um alcance o seu verdadeiro potencial”, explica.

Uma das iniciativas do Instituto é o Congresso Internacional da Felicidade, que tem como propósito impulsionar a transformação positiva de indivíduos, empresas e sociedade. O evento traz novos conceitos sobre a felicidade e incentiva a exploração de diferentes disciplinas para alcançar plenitude e construir um mundo mais feliz, sustentável e equilibrado.

Para Ana Pedroso, a felicidade é uma escolha pessoal e o Congresso proporciona uma jornada de autoconhecimento, incentivando os participantes a resgatar os seus sonhos e propósitos de vida. O objetivo é desconstruir padrões negativos e limitantes, libertando-os da “normose”, ou seja, viver do caos, desarmonia e ambientes tóxicos. Assim, os exercícios práticos fortalecem o aspeto mental, emocional e espiritual, ajudando-os a enfrentar pensamentos e emoções de forma consciente. “O Congresso Internacional da Felicidade tem como objetivo desmistificar essa crença e ajudar as pessoas a despertarem para uma vida mais alinhada com os seus sonhos e desejos genuínos”, afirma Ana.

Inicialmente, o Instituto foi criado com o objetivo de apoiar a educação de crianças e adolescentes, procurando enfrentar os desafios das novas gerações em escolas e universidades. A sua abordagem educacional inovadora valoriza a escuta mútua, estimula a autoconfiança e fornece exemplos positivos pelos adultos.

Para preencher lacunas na educação tradicional, o Instituto oferece formação profissional em educação e comunicação não violenta. Destaca-se a importância da comunicação empática e respeitosa para construir ambientes saudáveis e cooperativos, evitando conflitos e mal-entendidos. Além disso, promove práticas de meditação, mindfulness e inteligência emocional para desenvolver maior consciência de si mesmo e lidar melhor com as emoções. “A intervenção direta nas escolas e universidades é fundamental para preparar essa geração para um futuro mais harmonioso e conectado com a sua verdadeira essência”, reforça.

Ana Pedroso acredita que o desenvolvimento humano abrange três dimensões: pessoal, profissional e transpessoal. Nesse contexto, o objetivo do Instituto é auxiliar as pessoas na sua jornada de autodescoberta, ajudando-as a encontrar o seu propósito de vida, o equilíbrio emocional e a autenticidade.

A CEO acredita na importância de equilibrar os aspetos masculinos e femininos na sociedade, evitando a mentalidade de apenas fazer e conquistar para alcançar o sucesso. Essa abordagem pode causar desequilíbrio interno e problemas emocionais e psicológicos. Para uma vida mais harmoniosa, é essencial aprender a confiar em si mesmo e ser guiado pelo coração.

Como mulher empreendedora e CEO, Ana reconhece o papel do feminismo na sua história, pois foi criada num ambiente que a incentivava a depender da aprovação da sociedade. No entanto, ao longo do tempo, percebeu que o verdadeiro sucesso vem de dentro, e não de atender às expectativas externas. “Empoderar mulheres e homens a nível mental e emocional é essencial para quebrar os auto-sabotadores do sucesso. O verdadeiro sucesso acontece quando nos conhecemos, nos permitimos a ser autênticos e a vivermos em harmonia com a nossa essência”, elucida.

Ana Pedroso oferece conselhos valiosos para mulheres que procuram sucesso na suas carreiras, destacando a importância de se questionar a si mesma: “Se eu tivesse na minha vida tudo o que mais desejo, continuaria a fazer o que faço agora?”. Essa procura pela felicidade genuína e o autoconhecimento são fundamentais para o empoderamento e sucesso. Assim, a CEO também encoraja as mulheres a identificarem os seus auto-sabotadores, como críticas, julgamentos e pensamentos negativos, para superá-los. No abraço acolhedor do Instituto Anna Mikii, onde a procura pelo crescimento e felicidade se entrelaçam, descobrimos que juntos, podemos construir um mundo mais realizador para todos.

You may also like...