“As mulheres são muito mais fortes do que imaginam”

Rita Rocha, Empresária Créditos foto: Fernando Branquinho

Rita Rocha é um verdadeiro exemplo do que é ser uma mulher líder e empreendedora nos tempos que correm. Em entrevista à Business Portugal, aborda a criação da sua empresa e revela alguns traços caraterísticos da sua personalidade.

Como descreve o seu percurso até aos dias de hoje. Em que momento é que decide fundar a RR&NP Business e Development e em que consiste este projeto?
Sou brasileira, do nordeste do país e de origem muito humilde. Cresci com o sonho de mudar a minha vida bem como a da minha família, trabalhando numa área que me possibilitasse viajar pelo mundo. Formei-me aos 19 anos em Hotelaria e Turismo, mas nunca cheguei a trabalhar na área.
Após concluir o mestrado em Marketing e Gestão fui, em 2001, desafiada para trabalhar em Angola numa altura em que o país vivia em clima de guerra. Foram 20 anos em África, um período da minha vida marcado por altos e baixos, onde consegui evoluir e ganhar experiência. Primeiro como colaboradora de outras empresas, chegando a altos cargos em multinacionais, depois, em 2013, a realizar sonho de empreender. Abri a RR Consultoria em Luanda, o que me permitiu crescer rapidamente enquanto líder e profissional. Em 2017, numa viagem de férias, fui convencida por um amigo português a abrir um negócio na Europa e é assim que nasce a RR&NP Business Development, com o objetivo de investir e desenvolver novos negócios e oportunidades no mercado europeu, a iniciar em Portugal.
Hoje, somos uma empresa de consultoria como no início, mas com o novo desafio de lançar uma linha de produto automotivo de origem americana, o qual somos importadores exclusivos para Portugal, Espanha e o continente Africano. Ou seja, um mercado maioritariamente masculino, com gigantes na concorrência, mas tenho a certeza de que alcançaremos também o nosso merecido espaço. Sim, sou a MULHER à frente deste desafio da RR&NP.

Como é que se define enquanto profissional?
Considero-me uma pessoa bastante focada, corajosa e resiliente. Além disso, estou disposta a correr riscos e amo desafios. Para mim, o compromisso com o resultado é o mais importante. Não basta apenas conseguir ter lucro no negócio, é preciso que o resultado seja satisfatório para todos os envolvidos e fazer com que o negócio realmente aconteça.

Gerir o tempo entre a vida profissional e a esfera pessoa é uma tarefa difícil sobretudo nos dias que correm. Como é que a Rita consegue fazer esta gestão?
De facto, para mim já foi uma verdadeira “pedra no sapato” gerir o tempo entre, por exemplo, os compromissos pessoais, a saúde, entre outros. No entanto, após me ter tornado analista de perfil comportamental e Master Business Coach, adquiri o autoconhecimento que precisava para o equilíbrio entre os pilares da minha vida. Fui vítima de depressão e ansiedade e, após o fim de um relacionamento tóxico, decidi cuidar mais de mim e ir ao encontro deste equilíbrio. Para além de mim, são muitos os empresários e grandes executivos que vivem neste dilema da gestão do tempo e das prioridades, o que os leva ao stress, ansiedade, depressão e a outros problemas de saúde ou até familiares. Atualmente, apesar do meu dia ser extremamente atarefado, tendo em conta que resido e trabalho em mais do que um continente ao mesmo tempo, acabo por ter sempre tempo para tudo.

Na sua opinião, que caraterísticas possuem as mulheres que são fundamentais para o mundo dos negócios?
Humildade, senso de observação, altruísmo, coragem e foco. Nós mulheres somos muito mais fortes do que imaginamos. Mas, infelizmente, a história fez de nós seres frágeis e as sociedades lideradas por homens cegaram-nos durante muito tempo. Contudo, e está provado na história, muitas de nós já sabiam do seu grande poder e força. A título de exemplo, em África, as mulheres sofrem muito, levam um bebé às costas e mais um ou dois nas mãos, sem esquecer as bacias na cabeça para vender os produtos na rua ao sol e com pouca esperança. Apesar de tudo, estão a sorrir, mesmo sabendo que correm o risco de serem vítimas de violência por parte de maridos bêbados caso cheguem a casa sem o jantar. Isto para dizer que eu admiro, cada vez mais, as mulheres. Somos incríveis e ainda bem que agora já temos mais noção disso.

A Rita é a prova viva de que as mulheres podem, tal como os homens, ser líderes e conduzir as empresas rumo ao sucesso. Que palavras gostaria de deixar àquelas que também anseiam abrir o seu próprio negócio?
Sim, sou com todo orgulho! Lidero homens e até lhes causo algum medo devido à minha postura e presença imponente e imponderada. Modéstia à parte, sou extremamente inteligente e tenho sede de aprender um pouco sobre tudo, portanto manter um diálogo comigo, por vezes, não é fácil para alguns homens. Apesar de ser feminina e vaidosa, sou dominante e alfa. Com o meu comportamento, o meu equilíbrio, a minha humildade e simplicidade, entro e saio bem em todo lado, e acreditem, sei que isto incomoda muita gente. Portanto, deixo aqui uma mensagem de coragem e resistência, de humildade e colaboração para todas as mulheres que nos lêem: “Acima de tudo e de todos, ame-se, acredite em ti mesma, nada de medos bobos ou mimimi´s, você é incrível, é linda do seu jeito e tem poder para chegar onde o seu sonho te levar. Trabalhe duro, mostre que sabe, que pode e gere empatia com a simplicidade e riqueza que só o SER mulher pode mostrar. Assim como EU, você nasceu para ser amada, respeitada, próspera e feliz!”

Foquemo-nos agora no seu lado mais humano e solidário. A Rita tem por hábito fazer voluntariado no Lar Bakita, em Luanda. De que forma esta experiência tem contribuído para o seu enriquecimento pessoal e social?
Em Angola e no Congo são centenas as crianças e idosos que precisam de nós. De mim e de vocês todos que nos leem. Em Angola, não faltam orfanatos e outros lares que precisam de ajuda e não falo só de material ou alimentos, mas sim de educação de qualidade, cuidados de saúde, entre outros. Eu sinto que sou melhor quando contribuo, no entanto, sei que sou capaz de fazer mais e tenho a certeza que o irei fazer. Uma das minhas principais metas é servir, ajudar quem realmente precisa e isto é extremamente importante para conseguirmos manter o nosso equilíbrio e a paz de espírito. Espero poder contar convosco quando for oportuno.

 

You may also like...