A reinvenção da qualidade em forma de simpatia
Com 40 anos de história a Pastelaria Zenith ganhou uma nova vida, quando há um ano atrás Alice Godinho reinventou o conceito do simbólico espaço, localizado no Monte Estoril. A simpatia e qualidade são os adjetivos que melhor definem o serviço e atendimento ao cliente, desta pastelaria que primazia a inovação. A Revista Business Portugal esteve à conversa com a proprietária, que arriscou numa nova área de negócio.
A sua experiência profissional nunca se tinha cruzado com esta área. Está a corresponder às suas expectativas?
Foi um desafio diferente de tudo o que fiz até hoje, porque efetivamente nunca tinha trabalhado neste ramo. É um conceito diferente e estou a adorar! Também é algo muito trabalhoso e que envolve muita responsabilidade. Foi um desafio que me foi proposto, o qual aceitei de imediato, e acredito que foi uma excelente opção.
Considera que arriscou ao tomar essa decisão?
Sim, mas eu gosto de desafios e coisas novas. Pensei e avaliei, com o objetivo de perceber se tinha capacidade ou não e avancei. Fiquei com a equipa que já estava a funcionar fizemos formação para alterar e adaptar alguns conceitos e procedimentos, basicamente na questão da imagem dos produtos que estavam nos nossos menus e os excelentes resultados começaram a evidenciar-se. No Natal foi a prova de fogo e confesso que estávamos todos receosos. Foi feita uma organização bem estruturada e com tudo pensado ao pormenor, correu muito bem.
O espaço interior também foi remodelado?
Sim, fizemos pequenas alterações, pintámos o espaço e mudámos a decoração. Estruturalmente é uma casa de ambiente mais familiar, algo mais tranquilo e sossegado.
Como caracteriza a qualidade da Pastelaria Zenith?
Qualidade envolve vários parâmetros. Procuramos usar produtos de elevada qualidade, mesmo que isso implique ter menos margem de lucro porque, o que realmente nos interessa, é que os nossos clientes fiquem satisfeitos. Ainda não aderimos às novas inovações da maior parte das pastelarias, por exemplo, usamos ovo no seu estado natural em vez do ovo líquido, preferimos utilizar nata animal e nata vegetal, o que dá aquele toque e sabor diferente. Tudo isto faz diferença na qualidade.
Disponibiliza produtos originais da casa?
Sim, por exemplo, temos a tarte de maçã que é exclusiva da casa. Num trabalho conjunto e diário com o pasteleiro, tentamos sempre criar inovação, e não apresentar os mesmos produtos todos os dias. As pessoas entram na pastelaria para perguntar o que é que há de novo e quando provam as nossas propostas gostam imenso. Apesar disso vamos mantendo, como por exemplo, o bolo de bolacha, a tarte de maçã, torta de laranja e um diverso sortido de bolachas.
Essas novidades constantes despertam a curiosidade do cliente?
Sim, sem dúvida. O pasteleiro tem trabalho de pesquisa diário, apresenta as suas ideias, discutimo-las e encontramos o caminho para apresentar as novidades. Com o tempo, fomos conseguindo apresentar propostas ao gosto dos nossos clientes. Para minimizar o desperdício desta casa celebrámos uma parceria com a Too Good to Go – uma aplicação on-line que ajuda no combate ao desperdício alimentar – e também optamos, muitas vezes, por distribuir alimentos por pessoas carenciadas. Nesta casa nada se estraga nada e tudo se aproveita.
Os turistas procuram produtos tradicionais?
Tentamos sempre ter produtos típicos e que sejam do agrado dos turistas. Assim como no Natal fizemos pacotinhos com bolachas alusivas à época. Na Páscoa fazemos a mesma coisa, mas com ovos recheados acompanhados por uma colher de chocolate e coelhinhos.
Como é que é gerir uma equipa de dez pessoas?
Não é fácil. Eu sou exigente e, ao mesmo tempo, também tento ser facilitadora em algumas situações para que haja um bom ambiente profissional e pessoal. Tenho uma equipa simpática o que faz com que cliente volte sempre.
Este primeiro ano foi dentro do que esperava ou superou as expetativas?
Superou as expetativas. Como já disse um enorme desafio, confesso que estava um pouco receosa mas ter tido espírito livre ajudou-me a alcançar o sucesso.
Tendo em conta que está aqui há um ano, ideias não lhe devem faltar para o futuro. Há alguma coisa que nos possa confidenciar?
Sim. Vou continuar a apresentar novidades e a estabelecer novas metas. Pretendo alargar o leque de ofertas e expandir o negócio e, para isso, é necessário empenho e trabalho de equipa.