“Contratamos caráter, treinamos habilidades”

Foi na avenida Amália Rodrigues, no número 23, que nasceu, em 2012 a Decisões e Soluções Odivelas -Jardim da Amoreira. Sílvia Pereira, diretora da agência, decidiu arriscar ao criar o seu negócio mesmo no pico de crise no mercado imobiliário. O risco valeu a pena e, mesmo após sete anos, o crescimento não tem amenizado. Com uma panóplia de serviços 360º e aconselhamento nas mais variadas áreas, a DS Odivelas tem-se destacado no panorama nacional. Sílvia Pereira conta, em entrevista, como a sua equipa é uma peça fundamental para alcançar os seus objetivos mais ambiciosos.

© Filipe Vera-Cruz | Fotografia 2019
Email: filipeveracruz@gmail.com

 

Há sete anos que a Decisões e Soluções de Odivelas – Jardim da Amoreira abriu portas. Porque decidiram apostar nesta rede?

Foi no ano em que fui mãe e quando somos mães, temos sempre aquela ideia de mudança de vida. Comecei a estudar sobre que redes existiam, de franchising, para criar algo que já estivesse consolidado, porque considero que é melhor começar uma empresa com alguma orientação. A Decisões e Soluções destacou-se por ter várias áreas de atuação, ou seja, não se cinge apenas ao ramo imobiliário, nem só crédito, nem só seguros, vai muito para além disso. É uma rede que engloba vários serviços e isso fascinou-me. Depois de reunir com o responsável de expansão decidi avançar e criar um negócio meu, com a marca Decisões e Soluções. Claro que o percurso inicial não é sempre linear, os negócios pautam-se por uma luta diária, e o facto de termos aberto as portas  em 2012, evidenciou esse facto. Apesar disso, considero que tivemos um percurso normal de uma empresa no primeiro ano. Era uma área nova, uma área diferente, mas nós quando queremos, conseguimos.

 

Atualmente são uma agência de referência, como se consolidou esse crescimento?

Digamos que estamos cada vez mais especializados em cada área e isso deve-se, também, ao aumento da equipa. Ao olhar para trás vejo o quanto esta empresa cresceu, neste momento, tenho quinze pessoas comigo, quando comecei era só eu. Todos os dias acordamos de manhã e é um dia novo, não temos sempre os mesmos clientes, temos que angariá-los e temos que motivar a equipa para o fazer. Temos que pôr as pessoas a trabalhar, motivá-los, temos que recrutar pessoas novas, ou seja, é uma luta diária, todos os dias há aqui muita coisa a fazer. É tudo isso que ajuda a que tenhamos crescimento.

 

Como disse têm que motivar a equipa. De que forma o fazem?

O que eu acho que é muito importante para que, realmente, tenhamos sucesso é que a equipa não se ligue apenas por interesse financeiro, por dinheiro, também é necessário ter aqui uma ligação, um laço emocional. Isso é o que eu tento trabalhar diariamente com as pessoas. Procuro ter reuniões individuais com eles, para perceber quais as suas motivações para trabalhar nesta área e ajudá-los a atingirem os seus objetivos. Aqui combinámos muitas reuniões de equipa, temos os eventos conjuntos, vamos almoçar, vamos jantar e também tento que eles se ajudem uns aos outros para que a equipa se mantenha unida. Eu sei que os meus consultores são assediados diariamente para irem para outras redes, por isso é que digo que este trabalho tem de ir para além da questão financeira, tem de haver mais motivações para virem trabalhar. A nossa equipa é jovem, dinâmica e primamos por manter um ambiente informal. Tem funcionado bem e eu estou realmente satisfeita, mas claro que sei que podemos fazer muito mais do que o que temos feito porque temos sempre algo a melhorar. Acredito que o céu é o limite.

 

Estão a recrutar novos consultores?

Nós queremos crescer e o nosso objetivo é esse. Eu tenho estado mais focada a ajudar a equipa que tenho a crescer, do que propriamente em ir buscar pessoas novas. Aliás, eu não tenho feito recrutamento porque me têm surgido candidaturas de pessoas certas para o lugar correto, mas é uma área na qual eu quero começar a apostar porque se nós queremos crescer, temos que crescer com pessoas. Neste momento vou estar mais seletiva nesse sentido, mas o que me interessa é perceber o tipo de pessoa que eu tenho à minha frente, saber o seu carácter. Desta forma, na formação já sei quais são os pontos fortes da pessoa e quais são os pontos a trabalhar.

 

Para si, quais são as características essenciais de um bom elemento (na sua equipa)?

Tem que ser uma pessoa que não seja conflituosa, uma pessoa positiva, que seja dinâmica, ambiciosa, leal e que transmita confiança. Claro que é importante que tenha carta de condução, que domine minimamente a parte informática, mas esse tipo de competências adquirem-se, porque o resto eu trabalho em conjunto com a pessoa. Damos formação e acompanhamo-los até conseguirem seguir em frente de forma autónoma. O meu objetivo principal não é o dinheiro, mas é realmente o meu bem-estar e da minha equipa, porque se nós estivermos todos bem, atingimos as nossas metas. Contratamos caráter e treinamos habilidades.

 

Quais são os projetos futuros que têm para a agência?

O nosso objetivo para este ano é um crescimento de 300 por cento. O meu objetivo é fazer crescer o negócio em geral, aumentar a equipa, crescer muito a nível de faturação e, talvez, mudar para uma loja maior.

 

 

Testemunho do colaborador Ricardo Martins, consultor que mais faturou em 2019

Como é que tem sido o percurso na agência?

Tive curiosidade em experimentar esta atividade e iniciei na Decisões e Soluções, mas noutra agência. Depois através de pessoas conhecidas conheci a Sílvia e decidi juntar-me à equipa. As coisas começaram a fluir, com o apoio da agência e aproveitamos a dinâmica do mercado, que temos sentido nos últimos anos. A perspetiva para este ano é continuarmos a crescer.

Que características acredita ter que contribuem para o seu crescimento dentro da empresa?

Este não é um negócio de marcas, é um negócio de pessoas e acho que tenho uma grande facilidade de comunicação e um grande espírito de responsabilidade perante os clientes. Temos que ir aprendendo e limando algumas arestas, como outra atividade qualquer.

 

 

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