A otimização de processos de negócio através da inovação
Criada em 2018, a NAU21 é uma empresa especializada em consultoria de tecnologias de informação focada no mercado segurador. Em entrevista, António Carvalho, Senior Business Consultant, destaca a contribuição da empresa para a inovação no sector de seguros.
De que forma, a NAU21 ajuda as empresas a potenciar o seu negócio?
A NAU21 é uma empresa jovem mas com um enorme grau de maturidade, pois é constituída por equipa de pessoas com grande senioridade, experiência e know-how em tecnologias de informação para o mercado segurador, e por pessoas jovens, responsáveis e com uma enorme vontade a aprender e pôr em prática os seus conhecimentos técnicos. Esta é a simbiose que torna a NAU21 numa empresa capaz de dar resposta aos enormes desafios que nos têm sido colocados. Sendo uma equipa muito unida, onde se sente felicidade nas pessoas que connosco colaboram, a produtividade é muito elevada e a capacidade de resposta tem sido excelente. Aliando a estes fatores o facto de estar embutido no espírito das pessoas uma atitude muito colaborativa, permite-nos ser uma equipa que se complementa em todas as áreas de negócio do nosso mercado alvo – o mercado segurador. Somos uma empresa que nasceu com o sonho de criar um laboratório de inovação com base na utilização de tecnologias e, com isso, simplificar a vida das pessoas. Sabemos que a tecnologia, atualmente, tem um papel muito importante em qualquer área – e com a pandemia que atravessamos, confirmamos isso com os negócios a serem cada vez mais digitais. Queremos, por isso, trazer para o mercado, especificamente para a área dos seguros, disrupção nos processos de negócio, nomeadamente na subscrição de apólices e gestão de sinistros. Estes processos são muito pesados, cheios de papel, burocracia, longos e sujeitos à fraude. Temos vindo a investigar tecnologias como blockchain e inteligência artificial, combinando as duas e trazendo soluções práticas para o mercado que consigam resolver problemas reais. A análise de um sinistro, neste momento, demora meses, sendo a nossa ambição reduzir o tempo dessa mesma análise para dias – ou até mesmo para um dia. Com este tipo de otimizações de processos de negócio, processos-chave numa companhia de seguros que temos vindo a executar, os nossos clientes melhoram a sua performance, capacidade e qualidade de resposta ao cada vez mais exigente público-alvo dos serviços que prestam. No sector digital, a empresa disponibiliza serviços de programação web e mobile, através do desenvolvimento de aplicações digitais, fundamentalmente para responder a lacunas ou fragilidades nas diversas atividades de consultoria especializada que fazemos.
O que diferencia a NAU21 num mercado global e competitivo?
A NAU21 é uma empresa especializada em consultoria de tecnologias de informação focada no mercado segurador, dando suporte diário aos seus clientes e resolvendo de uma forma pragmática os problemas que surgem no dia-a-dia de uma companhia de seguros. A consultoria no mundo segurador é uma área muito especifica, de grande responsabilidade e exigência que requer conhecimento, experiência e espírito critico. Nesse sentido, temos nos nossos quadros um conjunto de consultores com elevada experiência, quer a nível de negócio, quer a nível tecnológico que nos permite dar uma resposta eficaz e de ajudar os nossos clientes a ter um melhor sistema de suporte ao seu negócio. Acreditamos que o negócio dos nossos clientes não deve ser refém de um sistema informático, mas sim que o sistema informático seja adaptado e implementado de forma a melhorar e potenciar o negócio dos nossos clientes. Nós somos um player bastante dinâmico e diferente, com um posicionamento diferenciado, que aporta valor mais pelo compromisso da entrega e pelo compromisso com os nossos clientes. Se o nosso cliente tem o objetivo de criar algo – de lançar um produto ou reestruturar um processo – nós temos um compromisso muito sério com os objetivos traçados por cada cliente. Este compromisso só conta se o conseguirmos concretizar o objetivo de cada cliente. Acreditamos que é aí que a NAU21 se diferencia: muitas das coisas que fazemos não são feitas como o cliente pede, mas são feitas como o cliente quer. O facto de termos um grande conhecimento sobre os processos ajuda muito na nossa abordagem aos clientes, apresentando-lhes as melhores soluções e considerando o prazo para cada um dos desafios. A experiência que a equipa NAU21 tem acumulada permite, através de uma utilização inteligente da tecnologia, ajudar os seus clientes a alavancarem os seus negócios e quando a prestação de um serviço a uma companhia de seguros é realizada baseando-se em competência e compromisso, tal como o fazemos, vamos tornando-nos uma referência.
Qual o papel e contribuição da empresa para a inovação no sector de seguros?
Existem inúmeras oportunidades de melhoria dentro dos processos de negócio de uma companhia de seguros. Por exemplo, o risco de uma seguradora é diretamente proporcional à sua capacidade de avaliar o perfil dos seus segurados e o seu risco para a ocorrência de eventuais sinistros. Hoje, as informações recolhidas podem ser analisadas com precisão por sistemas de gestão integrados desenvolvidos para criar cenários e determinar o seu impacto na organização. Esses algoritmos são uma fonte de informação essencial para classificar clientes e enviar propostas compatíveis com as suas necessidades e a companhia poder efetuar uma avaliação de risco mais eficaz e automatizada. A NAU21 tem apostado, e continuará a apostar, na melhoria dos processos de negócio-chave de uma companhia de seguros, estando a investigar a criação de uma ontologia para seguros, de forma a facilitar a resposta a normativas legais a que as companhias de seguros estão sujeitas, e que atualmente têm representado desafios enormes com um investimento muito grande para as mesmas, de forma a darem resposta a temas como o IFRS17, por exemplo.
A NAU21 trabalha para se tornar uma peça chave na descoberta de soluções revolucionárias, tecnologias como blockchain e contratos inteligentes acabam por trazer benefícios para esses mercados? Quais as mais-valias geradas para os clientes?
A NAU21 está a desenvolver uma plataforma que utiliza tecnologias blockchain e machine learning, de forma a otimizar e automatizar alguns dos processos mais críticos numa companhia de seguros, focando-nos, para já, na subscrição de apólice e participação de sinistros. Queremos reunir toda a informação necessária para gestão de um sinistro – todos os meios de prova, todas as entidades com interesse legal – em tempo real, para que seja possível fazer um rápido processamento. O objetivo desta plataforma é partilhar informação e tomadas de decisão a partir de uma rede colaborativa onde estejam ligados todos os intervenientes necessários. Com esta solução, reduziremos drasticamente o tempo de conclusão de um processo deste tipo numa companhia de seguros. A ideia da NAU21, no fundo, é trazer para um sistema distribuído todas as entidades que têm interesse na execução do processo e pô-las a aceder e responder às solicitações em tempo real.
Com este tipo de automatização, para além da rapidez e eficácia do processo, proporcionaremos também uma maior segurança na partilha de informação e acessibilidade à mesma só por quem realmente tem de aceder. A plataforma maximiza, assim, a eficácia de uma seguradora na resposta ao cliente, reduz substancialmente o risco de fraude e melhora a capacidade preditiva de sinistros.
Qual a estratégia para que a NAU21 continue a agregar valor ao negócio dos seus clientes?
A transformação digital afigura-se como a necessidade iminente do século XXI. Ora, a adaptabilidade das empresas a esta mudança torna-se cada vez mais imperativa através da simplificação. A digitalização das operações de negócio, em toda a cadeia de valor, aproxima cada vez mais os clientes à sua seguradora com as consequências que daí advêm.
Por um lado, os clientes esperarão serviços e ofertas mais rápidos, mais simples e personalizados, como já vivenciam noutras áreas (retalho, banca), onde já se implementaram avançados sistemas de vendas online. É esperada também uma simplificação dos processos de contratação e de participação de sinistros. A automatização dos processos de negócio reduzirá significativamente os seus custos operacionais e, assim, permitirá a oferta de preços mais competitivos. Nesse sentido, a NAU21 continuará a apostar na otimização de processos usando a tecnologia em prol do negócio dos nossos clientes. Acreditamos que poderemos chegar a uma era de descobrimentos tecnológicos jamais alcançada, trazendo reconhecimento a novas tecnologias e explorando novas aplicabilidades das ferramentas.