Trazemos Alma ao seu espaço

Tânia Nunes, Arquiteta de Interiores

Com mais de 18 anos de experiência na área da Arquitetura e Design, Tânia Nunes sente-se feliz por ter conseguido seguir o seu sonho. Em entrevista à Revista Business Portugal, revela que todos os projetos desenvolvidos foram especiais, quer pelo desafio, dificuldade, cliente, ou até pela complexidade, ao mesmo tempo que destaca o grande propósito da ZeroVinteOito: dar alma aos espaços.

Como surgiu a paixão por este universo e como se desenvolveu o seu percurso?
Sempre fui uma apaixonada pelas artes! Creio que herdei a sensibilidade do meu pai que era poeta e, certamente, por isso adorava tudo o que estava ligado as artes, adorava música, poesia, dança, desenho e passava os meus dias a pintar, mas na hora de escolher o curso a vontade de “servir os outros” falou mais alto, então ingressei na Faculdade de Arquitetura no Curso de Interiores.
Quando terminei a faculdade ainda trabalhei dois anos com o conceituado Tomás Taveira e, depois, cinco anos num gabinete na Madeira, até decidir abrir a minha própria empresa. Trouxe comigo muita experiência e dois sonhos, o primeiro era criar uma empresa onde estivesse 100% dedicada ao cliente e assumir os seus próprios projetos e sonhos como se fossem meus e não “largar o cliente” até que ele estivesse 100% satisfeito com o resultado; e segundo criar uma empresa onde pudesse chamar de “família”, onde fossemos todos amigos e unidos, e não estou a falar de flexibilidade de horários, prazos conscientes para executar trabalhos e momentos de lazer que acho muito importantes, mas principalmente, trabalharmos em prol de um propósito maior, que aos poucos fui descobrindo e implementado que era “dar ALMA aos espaços”!
Acredito mesmo que se estivermos felizes e nos sentirmos realizados essa energia passa para tudo o que fazemos e o cliente sente isso nos projetos e nos seus próprios espaços.

A ZeroVinteOito surgiu fruto da vontade em criar uma empresa que se dedicasse a elaborar soluções criativas, funcionais, únicas e ajustadas a cada cliente. Que balanço faz destes 14 anos e em que valores assentou o crescimento da empresa?
A ZeroVinteOito surgiu, em 2008, precisamente quando começou a rebentar a crise no sector imobiliário, só por isso já estava destinada a ser uma empresa lutadora, que nunca desistiu! Com muito ou pouco trabalho sempre esteve lá de portas abertas e sempre a crescer. Determinação e coragem sempre foram os meus grandes valores e quero acreditar que são esses os valores que partilho com a minha equipa e que transmito aos clientes na hora de eles próprios realizarem os seus sonhos. Porque esta não é uma área fácil e não me lembro de ninguém que tenha feito casa que não diga que é um “pesadelo” e que não voltariam a repetir.
A minha vontade é que as pessoas percam esta crença e que este possa ser um processo que apesar de demorado e desafiante possa também ser leve e prazeroso.
Assim, acompanhar o cliente de perto, estar sempre ao seu lado, dar boa ideias e encontrar soluções são as nossas grandes forças e isso faz com que os clientes se sintam apoiados e confiem sempre em nós.

Concretamente, que serviços e soluções são disponibilizados? Esta diversidade e abrangência garante a diferença no mercado?
Desde cedo que transformámos o que seria uma empresa de Design de Interiores numa empresa que oferece Arquitetura, Interiores e imagem e filme 3D exatamente para podermos “controlar” o processo todo e para garantir que o produto final seja coerente, harmonioso e funcional.
Faz toda a diferença começar um projeto de arquitetura pensando nos interiores, na dinâmica dos seus habitantes, nos detalhes, acabamentos, materiais e muitas vezes quando se trata de empreendimentos habitacionais, pensar também no público alvo e na campanha de marketing e de que forma podemos chegar ao coração dos compradores e isso faz com o produto final tenha ALMA.
E muito embora a empresa viva de sonhos, de conceitos e de imagem sempre nos aliámos a boas soluções técnicas e fomos provavelmente das primeiras empresas a trabalhar com programas como o Revit e 3D max para oferecer o que de melhor tinha no mercado para permitir aos nossos clientes visualizarem os seus projetos sempre com hiper realismo, envolvendo o cliente na solução e assumindo um grande compromisso também com o resultado final.

De que forma se consegue liberdade de criação e inovação mesmo respondendo às exigências e gostos do cliente?
Acredito que em qualquer profissão, estamos sempre a falar de pessoas, então arrisco a dizer que quanto mais entendemos de pessoas mais entendemos de projetos e acredito que estas se sentem encorajadas a dar o seu melhor quando estão em ambientes confortáveis, quando se sentem bem e tem à sua volta boa energia.
Poucas são as pessoas que chegam sabendo exatamente aquilo que pretendem, esses contaram-se pelos dedos nestes últimos 14 anos, por isso a nossa função é sem dúvida colocar a nossa imaginação e criatividade ao serviço dos clientes, sempre sem esquecer que o trabalho não é acerca de nós, não é acerca de tendências e modas e egos e vaidades e sim sempre acerca do cliente e dos seus sonhos, desejos, dúvidas e nunca esquecendo os seus medos e preocupações!
Quando o cliente chega vem meio formatado para o que pode e não pode fazer, para o que “fica bem”, para o que vão dizer, para impressionar as visitas, para as tendências, a moda e nós levamos a que entendam o que os espaços lhes estão a entregar, que são feitos para sentir, que são feitos para si, que são um reflexo do seu interior! Desta forma acredito que acima de tudo o nosso papel é orientar as pessoas para aquilo que no fundo as conecta com os seus espaços. É descobrir a sua verdadeira essência e traduzir isso em materiais, em cores, em formas!

Com um vasto portfólio, a ZeroVinteOito projeta empreendimentos em diferentes escalas e para diferentes utilizações. Que projetos gostaria de destacar como mais desafiantes?
Na verdade, sinto que todos os projetos foram especiais, ou pelo desafio, ou pela dificuldade, ou pelo cliente, ou pela complexidade!
Já fizemos grandes hotéis, hotéis para cães, edifícios habitacionais, moradias, restaurantes, uma quinta pedagógica, moradias milionárias, pequenas casas de campo, restaurantes, lojas de roupa, sapatarias, quiosques e até apenas uma casa de banho e orgulho-me dizer que todos tiveram a mesma importância e dedicação.
Mas algo que me dá um encanto especial são as remodelações! Agarrar um espaço e mudar a sua Alma, como costumo chamar! Entrar, ver o seu potencial e conseguir no final surpreender os clientes!

Qual a estratégia assumida para continuar a surpreender e a superar as expectativas dos clientes?
Cada vez acreditamos mais na energia e na intenção que colocamos nos nossos projetos, que estes são para serem sentidos, experienciados e que estão diretamente ligados ao nosso interior, daí que depois de algumas formações estamos aptos a acrescentar o feng shui aos nossos projetos.
Trata-se de uma arte milenar chinesa e que se dedica a estudar a interação das energias do cosmo, da terra e da nossa própria energia e a forma como estas energias se movem nas nossas casas, estuda ainda as nossas direções auspiciosas e como elas nos influenciam, nos suportam ou ainda nos prejudicam. Desta forma, vamos mais fundo no sentir um espaço e no que ele nos pode entregar!
Neste momento, estamos a aplicar quando os clientes nos pedem ou quando percebo que estão recetivos a isso, mas que claramente no futuro irá fazer parte de todos os projetos pelo poder que tem de conectar os nossos espaços connosco e nos trazer saúde e prosperidade.
Além disso, acabámos de abrir a nossa empresa de construção para garantir que o cliente é sempre bem acompanhado desde o projeto ao planeamento até à execução e que os nossos projetos terminam mesmo com “chave na mão”.

You may also like...