Tecnologia com impacto positivo na vida das pessoas

Nuno Parreira, Head of Mobile Division da Samsung

Nuno Parreira, Head of Mobile Division da Samsung

 

 

Ao longo dos últimos anos, a Samsung tem reforçado a aposta no digital, sendo a loja on-line o exemplo mais visível disso mesmo. Para o futuro, Nuno Parreira assume o compromisso da marca na continuidade da missão de alcançar o próximo nível da tecnologia, fazer crescer o mercado dos smartphones dobráveis, evolução das TV’s para conceitos cada vez mais Lifestyle, eletrodomésticos cada vez mais inteligentes, reforço do software e atualizações de sistema, em prol de uma tecnologia que tenha um impacto positivo na vida das pessoas. 

 

A pandemia foi apenas o acelerar de forma drástica a velocidade dessa transformação digital em alguns segmentos, como o dos tablets e dos telemóveis?

Estamos a falar de um período que tem sido muito desafiante para todos e, neste caso em particular, para marcas de todos os sectores de atividade. Na Samsung, fomos “obrigados” a repensar as estratégias de vendas de forma a evitar o máximo de constrangimentos no nosso negócio e, nesse sentido, o comércio on-line foi uma das alternativas encontradas para fazer face a todas as restrições. De acordo com os dados que têm sido publicados, temos assistido a um crescimento nesta forma de consumo que, inevitavelmente, foi impulsionada em grande parte pela pandemia. 

De acordo com a ACEPI (Associação da Economia Digital), prevê-se que a percentagem de portugueses a efetuarem uma compra on-line atinja, nos dados referentes a 2020, os 57%, por comparação a 2018 em que essa percentagem foi de 48%. Segundo os dados disponíveis, em 2020 a intensidade de compras na Internet aumentou, sendo que 73% dos compradores on-line fizeram em média mais do que 3 a 5 vezes compras por mês. Nos últimos dois anos, conseguimos averiguar a importância da aproximação ao cliente que é possível através da nossa loja on-line, quer na venda e compra dos nossos produtos, como através dos nossos serviços de assistência. Continua a ser importante haver um equilíbrio entre o on-line e o off-line, e acreditamos que nenhum substitui o outro. O que é certo é que, graças ao digital, a comunicação com o consumidor é cada vez mais direta e, em muitos casos, mais eficaz, e isso tem-se refletido no atendimento e serviço da Samsung.

A Samsung continua a ser pioneira na inovação nos mais diversos segmentos, mas principalmente nos dispositivos móveis. A nível mundial, lançou a primeira rede 5G e o primeiro smartphone em 2019. Apesar de em Portugal não haver a cobertura desta rede, tentam descomplexar focando nos benefícios e nas oportunidades futuras?

Para a Samsung, o 5G é um componente crítico que vem apoiar a visão da Samsung de ‘Connected Living’ e dessa forma continuamos a investir fortemente neste universo. O resultado está à vista, com a oferta a nível global de um conjunto, cada vez mais alargado, de dispositivos Galaxy compatíveis com a nova rede móvel. Dispositivos preparados para o futuro. 

Apesar de a rede 5G ainda não estar disponível em Portugal, em 2020, houve já um aumento na oferta nos equipamentos 5G da Samsung com a chegada, ao nosso mercado, de uma vasta gama de equipamentos compatíveis com 5G. Este ano chegou ao mercado português a nova gama Galaxy S21, em que todos os modelos estão preparados para o 5G, bem como os mais recentes dobráveis Galaxy Z Fold3 e Z Flip3. Esta é uma aposta da Samsung, e que reforça ainda mais a liderança nesta tecnologia.

O 5G será um pré-requisito para o início de uma nova era, de completa disrupção com o passado, sendo também uma tecnologia chave para o desenvolvimento da Indústria 4.0, que irá alterar a forma como vivemos. E neste âmbito, a Samsung está na linha da frente para dar resposta às exigências do mercado.

A Samsung é a única marca com vários equipamentos já certificados em Portugal pelo Gabinete de Segurança. No mundo atual de informação global é fundamental uma marca que dispõe de uma plataforma única – o Samsung Knox – que garante a segurança dos equipamentos e da informação neles processada?

Completamente. Ver os nossos mais recentes dispositivos móveis receberem a certificação pelo Gabinete de Segurança Nacional, a autoridade de segurança e cibersegurança do nosso país, é por si só um grande motivo de orgulho para a Samsung Portugal. Esta certificação vem comprovar que os equipamentos Samsung, certificados, oferecem um elevado nível de segurança no que toca à proteção de dados sensíveis. Um nível de segurança em que os utilizadores podem realmente confiar. A nossa intenção é manter a aposta nesta plataforma e reforçá-la através de parcerias com entidades nacionais de referência na área da cibersegurança, como por exemplo as parcerias já estabelecidas com o Gabinete Nacional de Segurança e com a Adyta. Na Samsung, somos conhecidos pelos nossos esforços em inovação, e pela nossa capacidade de adaptação às necessidades dos utilizadores e das empresas. Levamos a sério a proteção dos dados dos nossos utilizadores, tendo rígidos procedimentos e tecnologia que garante a correta segurança de informações sensíveis e confidenciais. Estamos empenhados em continuar a trabalhar para mitigar os riscos de segurança, e a nossa plataforma Knox Vault é uma combinação de hardware específico e um novo software integrado que irá proteger ainda mais os dados do nosso smartphone, bem como as suas aplicações. Este isola a informação mais crítica do dispositivo para que não fique vulnerável ao acesso não autorizado. Um verdadeiro cofre em multicamada, onde apenas o utilizador é capaz de poder aceder aos seus dados confidenciais. 

Os consumidores da marca esperam sempre produtos de última geração e em velocidade constante a que os habituaram. Numa era global, procuram construir uma infraestrutura resiliente, promover a industrialização sustentável e promover a inovação?

Antes de falarmos em inovação, resiliência e industrialização, temos que falar em capacidade de “adaptação”: esta é a palavra que para mim descreve, da forma mais fidedigna, esta era global que todos atravessamos. Estamos orgulhosos com a capacidade de resposta que temos conseguido apresentar face aos desafios que se têm imposto, e consideramos que esta realidade com a qual nos deparámos nos levou a repensar a nossa estratégia e o nosso produto, levando-nos a apresentar uma resposta ainda mais adequada às necessidades dos nossos consumidores, acelerando processos de transformação digital, já em curso, e tirando partido da tecnologia de forma a garantir a continuidade do negócio. 

Uma das tendências que se tem verificado é que, de forma a fazer face aos novos desafios, as pessoas começaram a privilegiar cada vez mais modelos premium, que oferecem recursos de última geração essenciais para o dia-a-dia. O teletrabalho, as videoconferências e o consequente aumento da utilização do vídeo, assim como do mobile gaming, fazem com que os smartphones se tornem verdadeiras extensões das nossas vidas quer ao nível pessoal, como profissional. 

As expetativas sobre o que a tecnologia é capaz de fazer são bastante altas – os utilizadores passaram a privilegiar a rapidez, bem como a qualidade da imagem na criação e reprodução de conteúdos optando por fazer um maior investimento de forma a garantir essas qualidades.

Na Samsung orgulham-se de produzir uma tecnologia com propósito, que visa, sobretudo, melhorar e facilitar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Qual será o propósito da tecnologia em 2022?

No que toca a 2022, a primeira garantia que podemos dar é que continuaremos a ser fiéis à nossa missão de alcançar o próximo nível da tecnologia, através da expansão do nosso portfólio nas diferentes áreas: mobile, TV, áudio e eletrodomésticos. Estamos prontos para abraçar novos desafios e para convidar todos os consumidores e futuros consumidores da marca a embarcar nesta viagem connosco.

Temos muitas expetativas quanto ao crescimento do mercado dos smartphones dobráveis, mas também na evolução das TV’s para conceitos cada vez mais Lifestyle e em apresentar eletrodomésticos cada vez mais inteligentes. Além disso, estaremos ainda mais empenhados no reforço do software e atualizações de sistema, mesmo após a compra dos diferentes equipamentos da marca, garantindo que os utilizadores têm a melhor experiência Samsung, garantido que estes cumprem com os mais atuais procedimentos de funcionamento de aplicações, segurança e proteção de dados. Tecnologia que tenha um impacto positivo na vida das pessoas. 

You may also like...