“A inovação sempre foi um driver da nossa atividade diária”

Com uma tecnologia de hidrogénio de ponta e patenteada, a UTIS – Ultimate Technology to Industrial Savings está na vanguarda da sustentabilidade industrial. Reduzindo o consumo de energia, o uso de combustíveis fósseis e as emissões de poluentes, a empresa contribui para a neutralidade carbónica. Paulo Gonçalo, CEO da UTIS, ressalta como a empresa impulsiona outras indústrias a tornarem-se mais verdes, oferecendo processos produtivos com menor pegada ambiental e vantagens financeiras.

 

Paulo Gonçalo, CEO

 

A UTIS é uma empresa portuguesa fundada em 2018 e pioneira em tecnologia de ponta aplicada na otimização da combustão. Como descreve a trajetória da empresa e como avalia o seu posicionamento num mercado cada vez mais dinâmico e desafiante?

A UTIS resultou de uma joint-venture entre duas empresas portuguesas, a Ultimate Cell e a Semapa que uniram esforços para o desenvolvimento de uma tecnologia patenteada internacionalmente para a indústria, para incrementar a eficiência energética dos processos de combustão. Em 2016, foi realizado o primeiro ensaio industrial com resultados disruptivos, suportado numa contínua Investigação e Desenvolvimento iniciada em 2015. Em 2018, é criada a UTIS com quatro colaboradores, tendo vindo a crescer, de forma exponencial, e fechado 2023 com aproximadamente 100 colaboradores e duas subsidiárias, uma no Brasil e outra na Oceânia para dar suporte à nossa contínua expansão internacional que à data de hoje tem presença em 27 países e conta com mais de 140 projetos instalados.

Quais as principais soluções e serviços disponibilizados? A inovação faz parte do ADN da UTIS e prova disso é o desenvolvimento de um produto inovador, denominado UC3. Quais as suas principais características e mais-valias?

Toda a nossa atividade é orientada para garantir a total satisfação dos nossos clientes, auscultando ativamente as suas necessidades, apresentando as soluções tecnologicamente mais adequadas e apostando na melhoria contínua dos nossos produtos e serviços visando a redução do uso de combustíveis fósseis, níveis de emissão de poluentes e consumos de energia. Desta forma, ajudamos a tornar a mobilidade e as indústrias mais verdes, mais sustentáveis, alcançando a neutralidade carbónica e sempre com o propósito de assegurar retornos financeiros dos investimentos na nossa tecnologia muito competitivos.

A inovação sempre foi um driver da nossa atividade diária, com o intuito de anteciparmos necessidades futuras, de aumentar o know-how interno e de criar valor, tanto para a UTIS, como para os nossos clientes.

 

 

A UTIS desenvolve soluções sustentáveis que contribuem para a economia, sustentabilidade, eficiência energética e descarbonização. Na sua ótica, o Hidrogénio é o combustível do futuro? E no capítulo da eficiência energética e descarbonização temos um caminho ainda longo a percorrer? Qual deverá ser a estratégia?

Na minha perspetiva pessoal, a neutralidade carbónica passará pelo recurso a diversificadas fontes de energia sendo o Hidrogénio uma delas.

Um dos vetores estratégicos de mais rápida implementação é a aposta na eficiência energética, na qual todos nós podemos desempenhar um pequeno contributo que terá globalmente um enorme impacto.

A UTIS recebeu recentemente o Prémio Internacionalização na categoria Serviços na 13ª edição dos Prémios Exportação & Internacionalização. O que representa esta distinção para a empresa em termos de visibilidade e notoriedade no mercado? E a nível interno?

O recebimento desta distinção é um enorme orgulho para a nossa organização, sendo o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver. Atribuímos estes prémios a todos os nossos colaboradores, assim como aos stakeholders da UTIS, que nos desafiam diariamente na busca de soluções sustentáveis e com um propósito para as gerações vindouras. A todos eles, o meu profundo agradecimento.

You may also like...