“Ética e caráter são a chave de qualquer profissão”
A Ingtrust surge após uma vasta experiência de mais de 15 anos na área da contabilidade, fiscalidade e consultoria empresarial. Em entrevista à Revista Business Portugal, Josué Costa, fundador da empresa, salienta que o objetivo principal passa por fornecer valor agregado às empresas e empreendedores, concentrando-se em oferecer um serviço de excelência. A empresa atende a clientes de diversos setores e orgulha-se de ser um parceiro contabilístico, trazendo benefícios claros em termos de custo, rentabilidade e eficiência às mesmas. A Ingtrust pretende estabelecer uma posição distinta e bem definida no mercado português, comprometendo-se com a dedicação, personalização, proximidade e atenção aos detalhes, evitando o crescimento não sustentável e a prestação de serviços genéricos. Através do rosto da Ingtrust, Josué Costa, mergulhe mais a fundo na história e visão da empresa, onde a ética, o caráter e a humildade são valorizadas, selecionando profissionais que têm paixão pela excelência, habilidade de resolver problemas e compromisso diário para com os clientes.
Ao identificar a falta de comunicação nas empresas de Contabilidade e Fiscalidade, o Josué decidiu fundar a Ingtrust. De que forma abordou a questão da proximidade desde o início e como essa abordagem se tem refletido no relacionamento com os clientes?
A forma de abordar foi muito simples. Por norma, nas grandes consultoras, os clientes não têm o contacto dos responsáveis técnicos. Mas nas empresas mais pequenas, sim. Eis o caso da Ingtrust. Todos os meus clientes têm o meu contato de forma a estar mais próximo deles. Acabamos por criar uma relação de proximidade que não é só a vertente contabilista. Isso e também o facto de sermos flexíveis a qualquer método de contacto (telefone, email, WhatApp, etc) aproxima o cliente.
Além dos serviços de contabilidade e fiscalidade, a Ingtrust estabeleceu parcerias nas áreas de recrutamento de recursos humanos, apoio jurídico e mediação de seguros. Como essas parcerias fortalecem o trabalho da Ingtrust e beneficiam os clientes?
Estas parcerias fortalecem a oferta que a Ingtrust tem para oferecer. Com a relação de proximidade que temos com os nossos clientes, é comum o cliente falar connosco sobre necessidades que têm noutros campos e matérias. É aqui que as parcerias entram, recomendamos os serviços dos nossos parceiros em que acreditamos. O que deixa o cliente muito satisfeito por centralizar as suas necessidades e questões num só sítio, poupando tempo e valor.
A Ingtrust tem uma carteira de clientes diversificada em vários setores de atividade. Quais os principais desafios e oportunidades ao atender às necessidades específicas de cada setor? Como a empresa adapta os seus serviços para fornecer soluções adequadas a cada cliente?
A diversidade de uma carteira de clientes é o melhor e o mais desafiante. Primeiro, por uma questão de mercado, não ficamos dependentes 100% só de um setor. Segundo, obriga-nos a estar atentos às especificidades de cada setor e, por vezes, à legislação própria, de modo a corresponder ao que o cliente precisa. Aqui, os nossos parceiros também nos ajudam e muito.
Funcionando como um conselheiro contabilístico, a Ingtrust coloca ênfase na ética e eficácia dos seus colaboradores. Quais os critérios-chave levados em consideração ao selecionar novos membros para a equipa?
Ética e caráter são a chave de qualquer profissão. Os critérios-chave, além das componentes técnicas e experiência, são tidos em conta. Assim como, o seu percurso profissional e pessoal, como se relaciona com as pessoas, como se dirige a cada pessoa, como reage na iminência de um problema e como o resolve. Isto tudo, torna-se possível perceber também se a pessoa é humilde no seu dia a dia e tem rigor e ética por aquilo que faz e caráter para enfrentar desafios e resoluções.
A Ingtrust pretende ocupar uma posição marcante no mercado. É possível equilibrar o crescimento da empresa com a manutenção da qualidade do serviço e a personalização das soluções? Quais as estratégias implementadas para se diferenciar da concorrência?
Sim é possível. É por isso que a Ingtrust aposta na formação dos seus colaboradores e no seu bem-estar para estarem prontos para o desafio. Só assim é possível crescer e manter a qualidade do serviço. A Equipa Ingtrust está sempre a crescer.
Considerando os seus quase 20 anos de experiência, quais são as principais tendências que prevê para o setor nos próximos anos e como a Ingtrust está a trabalhar para se manter relevante no mercado? Quais as metas para o crescimento da empresa?
Ao longo deste tempo temos assistido a diversas evoluções no panorama contabilístico e fiscal de grande relevância e essenciais. A tendência atual é o digital. Estamos na era digital e, tornar tudo o mais digital possível, sem o suporte físico papel, tem sido um maior desafio, mas assegurado através do arquivo digital. Atualmente, temos inclusive uma aplicação para arquivo digital. E isto é a evolução. A Ingtrust aposta nessa evolução e a constante formação dos seus colaboradores. Só assim, evoluindo, conseguimos estar a par do mercado, dos seus desafios, das suas oportunidades de crescimento.