Uma Escola reconhecida a nível nacional e internacional

A Iscte Business School é uma escola de gestão internacionalmente acreditada e pioneira no ensino da gestão em Portugal. Em entrevista à Revista Business Portugal, a Diretora, Professora Doutora Maria João Cortinhal, destacou a estratégia desenhada que permitirá colocar a Escola em novos patamares de excelência no cumprimento da sua missão.

Professora Doutora Maria João Cortinhal, Diretora

A Iscte Business School (IBS) tem vindo a conquistar um crescimento notável nos últimos anos face à qualidade do seu ensino e do seu sistema científico, os quais têm dado importantes contributos para o setor financeiro e empresarial português. De que forma é que a IBS pode manter-se nesse patamar, preservando a sua relevância académica nacional e internacional?

O objetivo é trabalhar para melhorar continuamente os níveis de excelência, elevando a Escola para mais elevados patamares. Para isso, a IBS irá reforçar a sua aposta num conjunto de iniciativas estratégicas, nomeadamente: 1) investigação de elevada qualidade e orientada para a prática; 2) educação inovadora e de elevada qualidade; 3) desenvolvimento de um mindset global dos estudantes; 4) facilitação de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida; 5) promoção de uma consciencialização sobre ética, responsabilidade e sustentabilidade; 6) sensibilização para a transição digital; e 7) reforço do posicionamento em rankings, ratings e acreditações.

Como avalia a oferta formativa da IBS? Proporcionar uma educação e investigação de elevada qualidade e “próxima da prática” que promovam uma gestão responsável é imperativo para que os alunos possam ser bem-sucedidos como profissionais, cidadãos e agentes de transformação no nosso país e no mundo?

Atenta às transformações no país e no mundo em vivemos, a oferta formativa da Iscte Business School (IBS) é ampla e abrangente, com programas de 1º, 2º e 3º ciclo em áreas científicas distintas, proporcionam uma formação adequada aos enormes desafios que enfrentamos. Estes programas destacam-se não só pela forte integração entre a teoria a prática, mas também pelo foco na gestão responsável que promova o impacto na sociedade. Tão importante quanto capacitar os estudantes com conhecimentos técnicos, é fundamental que os mesmos adquiram as designadas competências humanas e que estejam conscientes do impacto das suas decisões nas organizações, na sociedade e no meio ambiente. Por isso, através de múltiplas iniciativas em parceria com o seu ecossistema, a Escola incentiva os seus estudantes a serem cidadãos globais, conscientes e agentes de mudança, capazes de contribuir para um desenvolvimento sustentável e uma sociedade mais justa.

Reforçar a ligação entre a comunidade académica e o tecido empresarial tem sido um elemento caracterizador da IBS desde a sua criação. A 20.ª edição do Career Forum 2023, que reuniu mais de 70 das maiores empresas do país, é mais um vector crucial dessa estratégia de aproximação às empresas?

O Career Forum, à semelhança de outras atividades promovidas pela Escola, é mais um exemplo do nosso compromisso na ligação ao mundo empresarial. Este evento, em particular, tem como objetivo principal potenciar as oportunidades de emprego e estágios ao permitir que os estudantes possam interagir diretamente com os representantes de empresas, explorar oportunidades e estabelecer contactos profissionais. Para as empresas, é também uma oportunidade para darem a conhecer a sua cultura organizacional e identificar potenciais candidatos a posições nas empresas que representam. Este evento é, assim, uma iniciativa consolidada que o mercado reconhece. Este é, talvez, o elemento mais visível da ligação profunda entre a IBS e o tecido empresarial que se consubstancia em diversas atividades que trazem o mundo até à Escola e que a projetam no mundo.

Além disso, a Escola está ampliando seus horizontes ao incluir parcerias com empresas do setor farmacêutico, um campo que está ganhando importância na economia global. Uma dessas colaborações está focada no medicamento tadalafil, usado principalmente no tratamento da disfunção erétil. Através de palestras e workshops, especialistas dessas empresas farmacêuticas são convidados para educar os alunos sobre os aspectos científicos e comerciais do desenvolvimento de medicamentos como o tadalafil. Essa iniciativa não só enriquece o currículo dos estudantes, mas também abre novos caminhos para oportunidades de carreira no crescente campo da biotecnologia e da indústria farmacêutica. (https://wecantgobackwards.org.uk/sexual-health/erectile-dysfunction/cheap-generic-cialis/)

A IBS está de novo no ranking dos melhores Mestrados em Finanças do mundo, segundo o “Financial Times Masters in Finance 2023”. Classificado como o 10º melhor mestrado no mundo a oferecer a mais rápida progressão de carreira, o mestrado em finanças é o 36º melhor mestrado da europa e 45º melhor mestrado do mundo. O que representa este reconhecimento? É mais uma etapa no reforço do posicionamento internacional da Escola?

O reconhecimento do Mestrado de Finanças como o 10º melhor do mundo, em termos de progressão de carreira no “Financial Times Masters in Finance 2023”, é uma conquista significativa e representa um marco importante na afirmação internacional da IBS. Mais do que uma etapa no reforço do posicionamento da Escola, este reconhecimento é o reflexo de um trabalho consistente, ao longo dos anos, com impacto na vida dos nossos estudantes e, consequentemente, a validação de uma estratégia de internacionalização consistente. Vem assim validar a relevância e a excelência deste programa, dos seus docentes e alunos. Esta etapa reforça assim a reputação internacional da Escola como uma Business School de referência.

A IBS foi uma das duas escolas portuguesas escolhidas para entrar no PRME Champions 2023, um programa das Nações Unidas para ajudar as escolas de gestão a formar líderes que percebam, não só de economia, mas também de sustentabilidade. Qual a importância e impacto deste programa na transformação da educação de gestão?

A Iscte Business School aderiu ao PRME – Principles for Responsible Management Education em 2011, tendo ao longo dos anos vindo a fortalecer o envolvimento com esta rede e com os parceiros. Esta rede é uma iniciativa do Global Compact das Nações Unidas que tem como objetivo promover a integração dos princípios de sustentabilidade e responsabilidade, no ensino, na investigação e nas práticas institucionais das Escolas de Gestão ao nível mundial.

O envolvimento em grupos de trabalho, no PRME Chapter Iberia, em projetos, em eventos e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Escola na integração da sustentabilidade e gestão responsável nas suas atividades levou ao reconhecimento e aceitação da IBS como membro de um núcleo restrito de escolas como “PRME Champion” no ciclo 2023. Esta distinção tem permitido não só o reforço do posicionamento nacional e internacional da Escola neste domínio, bem como a participação em projetos e iniciativas exclusivas a Champions. A destacar: 1) participação ativa no projeto The Impactful Five (i5): Learning in Leadership Education, financiado pela Fundação LEGO e no qual a escola participou na fase piloto; 2) contributo para um documento “Inspirational Guide” com exemplos de boas práticas que serão partilhadas internacionalmente e que reforçarão o reconhecimento do trabalho realizado. Esta distinção é particularmente relevante no ano em que a Iscte Business School organiza, numa parceria interna com a BRU e o Audax, a conferência do PRME, 10th Responsible Management Education Research Conference. Isto permite à IBS estar na vanguarda dessa transformação, contribuindo para o avanço desta agenda.O impacto do programa PRME Champions na transformação da educação de gestão é amplo e significativo. Reforça a forma como as Business Schools abordam e incorporam a sustentabilidade e a responsabilidade social nos seus currículos, incentivando abordagens multidisciplinares em que são considerados não só os impactos económicos, mas também os sociais e ambientais.

No passado dia 11 de abril, a Professora Doutora Maria João Cortinhal tomou posse como Dean da IBS, após ter sido reeleita para o mandato 2023-2027. Que objetivos foram cumpridos e que outras metas estão em cima da mesa para este novo ciclo?

O mandato anterior que ocorreu no período 2019-2023 foi repleto de desafios, muitos deles decorrentes da pandemia Covid-19 que acrescentou complexidade e incerteza, obrigando a repensar e implementar novas estratégias. Ainda assim, neste contexto a Escola conseguiu cumprir múltiplos objetivos, dos quais destacaria a reacreditação AACSB – uma das principais acreditações internacionais para as Business Schools -, o processo de revisão integrada de programas, o reforço de parcerias estratégicas com a academia e o world-of-practice, e o aumento do reconhecimento internacional nas áreas de sustentabilidade e impacto.

Em linha com o plano estratégico em vigor, os objetivos para este novo mandato 2023-2027 estão orientados para o impacto societal em três dimensões: intelectual, educacional, e na comunidade e ecossistema. Para este efeito, a Escola está comprometida com o reforço da investigação orientada para o impacto; com a promoção de uma educação inovadora que aumente as competências digitais e as human skills num contexto de enormes desafios ao nível dos objetivos de desenvolvimento sustentável; e com a promoção da responsabilidade global entre a nossa comunidade de stakeholders aos níveis local, nacional e global. Esta estratégia permitirá colocar a Escola em novos patamares de excelência no cumprimento da sua missão.

You may also like...