“A doença não pode vencer a determinação e a vontade de viver!”

Força, Liderança e Determinação: A história inspiradora de Sílvia Moço Loureiro, líder da Gestitri revela não apenas a trajetória empresarial marcante da empresa, mas também a notável resiliência da Sílvia diante da adversidade.

 

Sílvia Moço Loureiro, CEO

 

A Gestitri tem-se destacado por criar soluções e proporcionar valor acrescentado aos clientes ao longo das últimas mais de duas décadas. Quais foram os principais marcos no desenvolvimento da empresa? Como a Gestitri tem contribuído para o sucesso dos empreendedores que confiam nos seus serviços?

A Gestitri nasceu na década de 90, um projeto de gestão aliada a contabilidade e assim se tem mantido e expandido no mercado ao longo dos anos. Desde sempre que nos pautamos pelo acompanhamento direto e proativo às necessidades específicas de cada cliente, por forma a criarmos mais-valia com o nosso trabalho, sentimo-nos parte integrante de cada um dos representados. Evoluímos, ao longo dos anos, sempre assente na melhoria continua e rigor autocrítico do nosso trabalho, tivemos sempre o cuidado de procurar a formação e informação continua, quer internamente quer passando esse conhecimento como ferramenta de gestão ao cliente no sentido do crescimento sustentável e responsabilidade social aliado ao crescimento económico, esta tem sido a nossa maior missão ao longo desta caminhada que considero de sucesso de toda a nossa equipa.

Destaca-se que os quadros da Gestitri incluem Contabilistas Certificados e colaboradores com elevada experiência e formação permanente. Como esta combinação de conhecimento e experiência é crucial para responder eficazmente às necessidades dos clientes e tem sido benéfica para a empresa e para quem a procura?

É um facto que tenho o maior orgulho em todos os que colaboram e colaboraram com a Gestitri ao longo dos anos. Devo referir que a Gestitri foi fundada por uma visionária que ainda hoje colabora connosco apesar de já não estar no ativo, mas é e será sempre parte integrante da nossa equipa, uma contabilista certificada da primeira geração, seguida por mim, sua discípula e, hoje, a líder deste projeto que tão orgulhosamente represento, a segunda geração de contabilista certificada, mas não ficando por aqui temos a mais nova geração de contabilistas certificados também a trabalhar e já a começar a trilhar a liderança partilhada, a minha filha que já há seis anos integra os nossos quadros. Somos uma família que respira esta profissão tão nobre e, por vezes, tão esquecida, mas que, nos últimos anos, se tem afirmado e marcado posição na saúde da economia do país. Contamos ainda com colaboradoras de excelência nas mais variadas áreas, que estão solidamente neste projeto, vestindo todos os dias a camisola, porque a soma de todas nós é o sucesso de cada uma. Costumo usar a expressão que todas somos uma e uma somos o Todo! Considero que é neste compromisso que assenta a nossa diferenciação para o cliente que nos procura.

Dentro do contexto empresarial, temos visto um crescente reconhecimento da importância da liderança no feminino. Como administradora da Gestitri, qual a sua visão sobre o papel das mulheres no mundo empresarial, bem como as iniciativas implementadas na empresa para promover a diversidade e a liderança feminina?

Com o evoluir dos tempos, cada vez vemos mais mulheres em cargos de liderança, não deixando de ser relevante que quando tal acontece normalmente são muito bem-sucedidas. Como mulher e como líder, sinto um orgulho enorme nesta afirmação no feminino, sendo que para mim Homens e Mulheres são igualmente capazes, responsáveis e visionários. Mas é de salutar a afirmação de tantas e tantas mulheres que não descuram a sua carreira, não limitando os seus horizontes. Querer é poder e a mulher tem capacidades intrínsecas que, ao longo dos anos, foram subvalorizadas no mundo dos negócios, hoje cada vez menos isso acontece e a principal empresa que lidero, a Gestitri, é um exemplo disso mesmo, atualmente somos uma equipa unicamente no feminino, crucial no sucesso de inúmeros projetos encabeçados por grandes empresários quer sejam homens ou mulheres. O género não é mais um fator diferenciador no trilho empreendedor e de liderança no contexto atual. É assim que vejo o mundo, é assim que o futuro deverá ser cada dia mais inclusivo, porque valemos pelo que somos e não pela diferenciação de sexo. Tenho orgulho em viver rodeada de muitas mulheres de sucesso, em todos os setores de atividade e na própria conduta de vida, tal como acontece com o sexo masculino. O mundo é para os audazes sejam homens ou mulheres e em tempos difíceis como os que vivemos é na união de forças e vontades que reside a nossa capacidade de superação sem olhar a géneros.

 

 

Desde dezembro do ano de 2022, a Sílvia enfrenta uma batalha pessoal contra uma doença oncológica. Como tem sido conciliar o desafio pessoal com as responsabilidades profissionais e que mensagem de resiliência gostaria de transmitir a outras pessoas que possam estar a passar por situações semelhantes? De que forma esta batalha influenciou a sua perspectiva sobre liderança e superação no contexto empresarial?

Sim, é verdade, esta é uma parte da minha vida não muito conhecida, mas que pode servir de exemplo a tantas outras pessoas que são abalroadas por esta e outras doenças que quase nos derrubam só pelo impacto que têm nas nossas vidas. De facto, foi-me diagnosticado cancro de mama no final de 2022, já tendo sido submetida a seis intervenções cirúrgicas desde então, no entanto devo dizer que este contratempo me trouxe uma força e determinação acrescida desde o primeiro minuto. Consegui sempre com o apoio inequívoco da minha equipa honrar todos os meus compromissos profissionais, sendo que em 2023 entreguei todas as obrigações fiscais de todos os clientes com pelo menos dois meses de antecedência e nunca deixei que o cliente sentisse por algum momento que a qualidade dos nossos serviços tivesse uma beliscadura sequer… A doença não pode vencer a determinação e a vontade de viver! Nunca deixei, nem vou, que a doença vencesse a Mulher e devo dizer que o trabalho só me ajudou e trouxe ainda mais foco e vontade de lutar, sempre me caracterizei por ver a solução e não o problema e tem sido esse o meu Norte. Que saibamos sempre ir buscar as nossas maiores forças nos momentos mais difíceis das nossas vidas! Acredito SEMPRE!

You may also like...