“A CPM relaciona-se com os clientes num espírito de parceria”

A Critical Path Managers insere-se no sector da engenharia e oferece uma grande variedade de serviços ligados a esta área. Os gestores, José Paulo e Miranda Rodrigues, destacam com orgulho o projeto de Fiscalização do Champalimaud Pancreatic Centre.

Miranda Rodrigues e José Paulo, Gestores

Apresente-nos a Critical Path Managers (CPM). Em termos de serviços, o que têm para oferecer aos clientes?

A Critical Path Managers (CPM), é uma empresa de Engenharia, criada em 2015, e os seus sócios-fundadores vieram de duas das maiores empresas portuguesas no sector da engenharia, o Grupo Edifer na área da construção, e o Grupo Consulgal na da consultoria de engenharia.

O enfoque da sua atividade está no apoio a Donos de Obra (públicos e privados), Promotores e Investidores, em todas as vertentes ligadas à Consultoria de Engenharia, Gestão e Fiscalização de Empreendimentos e Obras.

Com uma equipa de colaboradores profissional e focada no apoio aos seus clientes, presta os seguintes serviços:

– Gestão de Empreendimentos;

– Supervisão e Fiscalização de Obras;

– Gestão e Coordenação de projetos e obras;

Procurement, análise e negociação de propostas, bem como assessoria à contratação;

– Coordenação de instalações especiais;

– Consultoria técnica especializada e peritagens;

– “Due Diligences” técnicas;

– Consultoria de Qualidade, Segurança e Ambiente;

– Gestão contratual e análise de reclamações.

Descreva a equipa da CPM. O que vos distingue é o facto de se centrarem nos objetivos primordiais de gestão de empreendimentos, tais como o prazo, o custo e a qualidade?

Cada vez mais, as atividades ligadas à engenharia necessitam de uma abordagem profissional e multifacetada, onde seja dada prioridade ao planeamento e organização de trabalhos, de modo a antecipar os problemas do dia-a-dia, sem afetar os fatores, prazo, custo e qualidade.

A equipa da CPM é constituída por profissionais com experiência e qualidade técnica reconhecida, recrutados de forma a garantir as características que estão no ADN da organização: grande capacidade de trabalho, espírito de equipa, e o enfoque na resolução dos problemas e no apoio direto aos nossos clientes.

Claro que o prazo, custo e qualidade, são os objetivos mais importantes para qualquer Investidor, pelo que as fortes valências da equipa no planeamento e controlo de obra, no controlo de custos e no controlo de qualidade, são uma mais-valia para os nossos clientes.

Falamos de uma empresa que é, simultaneamente, PME Excelência e PME Líder. Para além disso, integra o Top 5% da Scoring. Estas distinções representam o reconhecimento do vosso trabalho diário?

O trabalho diário das nossas equipas é um instrumento de marketing muito importante, pois permite-nos consolidar clientes, adquirir outros e, com isso, potenciar o crescimento da empresa.

Esse crescimento tem sido uma realidade nos últimos anos e tem sido feito de forma gradual e sustentada. Desde 2020 que a CPM é distinguida pela Scoring, como Top PME 5%. Atendendo a que o método de avaliação utilizado incide sobre o desempenho e solidez financeira (IDS), esta distinção confirma a estratégia desenvolvida pela Direção e evidencia, sobretudo, os aspetos ligados à gestão administrativa e financeira da empresa. Esta distinção é importante pela mensagem de solidez e sustentabilidade financeira que transmite aos nossos colaboradores, parceiros e clientes. Em 2021, obtivemos também a distinção da Scoring Top 10+, referente a empresas dos sectores de Arquitetura, Engenharia e Projetos.

Acrescentamos, ainda, que pelo terceiro ano consecutivo, o IAPMEI, numa parceria com o Turismo de Portugal, Banca e Sociedades de Garantia Mútua, atribuiu à CPM o estatuto de PME Líder, sendo que, em 2021, a empresa obteve também a distinção de PME Excelência.

Todas estas distinções sinalizam a CPM no mercado, como uma PME com desempenho superior, o que é um reconhecimento público da estratégia empresarial da empresa.

Quem são os vossos principais clientes? Do vasto portfólio, que projetos gostaria de destacar e porquê?

A CPM relaciona-se com os seus clientes num espírito de parceria, materializando esse relacionamento na gestão diária dos projetos e obras.  Essa é, certamente, uma das principais razões pelas quais temos tido, ao longo dos últimos anos, vários projetos com os mesmos clientes.

Referimos, a título de exemplo, alguns dos nossos clientes: Norfin, Grupo CUF, CBRE, Fundação Champalimaud, Grupo Libertas, BPI, Fundação António Sardinha, Habitat Invest, INCM, Primelocinvest, IPO Porto, Grupo FAF, Mello RDC, Zurich.

Do vasto portfólio da empresa, podemos destacar a Fiscalização do Champalimaud Pancreatic Centre, o Project Management dos Hospitais Cuf Tejo, Cuf Sintra e Cuf Torres Vedras, a Fiscalização dos lotes  1, 3, 4 e 6 na Quinta da Trindade, no Seixal, totalizando cerca de 500 apartamentos, a Fiscalização do Empreendimento Praia do Sal, em Alcochete, a Fiscalização da Remodelação de Escritórios no edifício sede do BPI, em Lisboa, e ainda o novo desafio correspondente à materialização do Empreendimento Monview em Miraflores (168 apartamentos e estacionamentos).

Conte-nos mais sobre o envolvimento da CPM no novo centro de investigação destinado à oncologia do pâncreas, Fundação Botton – Champalimaud Pancreatic Centre. Para a equipa da CPM, é motivo de orgulho fazer parte de um projeto desta magnitude?

 O Botton Champalimaud Pancreatic Centre é a primeira infraestrutura de saúde no mundo projetada e construída, especificamente, como centro de investigação e tratamento da oncologia do pâncreas.

O referido projeto, com 35.000 m2 de área de construção, inclui como áreas marcantes: três salas de operações, uma das quais híbrida, 29 quartos de internamento e 15 quartos de cuidados intensivos, um hospital de dia com 24 suítes de internamento, um open-lab e ainda um laboratório GMP.

No âmbito da construção do Botton – Champalimaud Pancreatic Centre, a CPM procedeu à Fiscalização, Coordenação de Segurança e Gestão Ambiental da construção, mobilizando uma equipa multidisciplinar nas áreas da construção civil, eletricidade, mecânica, coordenação de segurança e ambiente, sendo um motivo de orgulho o facto de termos tido a confiança da Administração da Fundação Champalimaud, para que pudéssemos estar envolvidos num projeto marcante, quer do ponto de vista urbanístico, como técnico, mas também tecnológico, e que será, com certeza, um marco na arquitetura e nas infraestruturas de saúde em Lisboa.

O futuro da empresa passa pelo crescimento sustentado, focado na consolidação da qualidade dos serviços e na satisfação dos clientes?

O crescimento de qualquer empresa, ainda que sustentado, será sempre uma preocupação da gestão da empresa, mas, no nosso caso, damos especial importância à melhoria contínua e à consolidação da qualidade dos serviços prestados, bem como à satisfação dos nossos clientes, pelo que tem sido esse o nosso principal objetivo.

 

 

You may also like...