O Marketing Digital em 2023

Daniel Sousa, Consultor DS Marketing

“A pandemia acelerou a transformação digital e os negócios on-line” é uma frase muito expressada nos últimos três anos, mas que continua a fazer sentido na realidade de muitas empresas e negócios.

Se os nossos comportamentos enquanto indivíduos mudaram, surgiram novos hábitos de vida e de consumo e a perceção da vulnerabilidade humana ficou ainda mais presente nos últimos dois anos.

Cada vez mais, as organizações procuram os meios digitais na mesma medida que utilizam os meios tradicionais no que diz respeito à comunicação e às estratégias de captação e relacionamento com os seus públicos-alvo. Sendo claro que existem diferenças entre o meio digital e os meios tradicionais, a verdade é que ambos também podem ser vistos como complemento um do outro.

A nível das decisões estratégicas no digital, estas possuem uma base tecnológica, ou seja, o atendimento ao cliente, a criação de experiências e emoções, a aparência e a comunicação são fatores críticos de sucesso para qualquer negócio, sendo que no meio digital deve haver um cuidado especial com a plataforma onde a ação se desenvolve, de forma a captar a atenção dos clientes, bem como despertar os seus desejos. Desta forma, importa que a tecnologia e as decisões estratégicas caminhem juntas.

A forma como o ambiente digital tem vindo a desenvolver-se tem afetado de forma significativa o modo como as empresas definem as suas ações, pois os produtos e serviços estão em constante alteração de acordo com as necessidades dos clientes, que são cada vez mais bem esclarecidos e exigentes.

Assim, as empresas devem entender que o conhecimento profundo do consumidor é uma vantagem competitiva num mundo cada vez mais digital, sendo necessário que se coloquem no lugar do consumidor, sintam, pensem e aprendam com ele, pois só desta forma conseguirão antecipar-se em relação às suas concorrentes.

Um mix digital equilibrado pode, no entanto, não ser o suficiente para que a empresa tenha sucesso no ambiente on-line. Importa, pois, que a estratégia seja executável, sendo fundamental a existência de um mercado para o produto ou serviço. Paralelamente, a empresa deve ter a capacidade de fornecer o produto adequado à produção, ao design do produto ou serviço, ao processo de produção e à estratégia de marketing, ao processo de venda, à entrega e ao serviço pós-venda.

A Experiência de colaborador imersiva, em que a tecnologia não abordará apenas processos, mas como experiência de trabalhar numa empresa pertencer a essa empresa, a explosão da inteligência artificial e o aumento na procura de profissionais qualificados na área de Sales e Marketing são outros fatores que tornam esta área ainda mais apaixonante e desafiante para todos.

Não obstante, existem algumas tendências (ou a confirmação) para 2023:

  • Criar conteúdo interativo e qualificado é uma excelente forma de criar audiência e reter visitantes aos nossos meios digitais;
  • Respostas instantâneas – o uso de chatbots, whatsapp, messenger entre outros ajuda a encorajar os visitantes e potenciais clientes a interagir com a marca e na resolução rápida de dúvidas;
  • As reviews, avaliações e críticas são cada vez mais importantes na gestão de um projeto de ecommerce. Funciona como prova social e validação da nossa marca, produto ou serviço. Seja através de um comentário ou com partilha de fotografia ou vídeo, é vital este tipo de funcionalidade na loja on-line.
  • Otimização do funil de vendas e de programas de fidelização: é mais fácil manter um cliente do que conquistar um novo.
  • Dados de clientes; conhecer a nossa audiência é o ponto mais importante deste item. Permite enviar conteúdos e mensagens segmentadas assim como proporcionar experiências únicas. O quão surpreendente é enviar um email no aniversário de um cliente, imagine isto de forma regular com mais dados recolhidos. Não esquecer que os novos regulamentos de privacidade e proteção de dados estão a limitar ações com cookies para rastreamento de utilizadores on-line.
  • Pesquisas por voz e textos, SEO e marketing de influência continuam a ser boas ferramentas sempre que sejam adequadas a cada negócio.

 

Votos de um feliz 2023!

 

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