“A confiança demonstrada nos sistemas da Jansen enche-nos de orgulho”

Distribuidor exclusivo da Jansen em Espanha, Andorra e Portugal, a Metalco Arquitetura en Acero disponibiliza um serviço de assistência técnica e acompanhamento de projetos diferenciado. Em entrevista à Revista Business Portugal, Ricardo Oliveira, Técnico Comercial, apresenta as potencialidades do aço “o material ideal para o fabrico de sistemas de caixilharia e 93% reciclável”.

A Metalco Arquitectura en Acero é, desde 2017, o distribuidor oficial dos sistemas de caixilharia em Aço JANSEN em Portugal. Que mais-valias trouxe para o mercado português?

A parceria entre a Metalco Arquitectura en Acero SL (MAA) e a Jansen, empresa líder mundial no desenvolvimento de sistemas de caixilharia de aço, iniciou-se em 1998 com a garantia de exclusividade na distribuição dos sistemas para Espanha e Andorra.

A entrada em Portugal, em 2017, foi consequência da excelente relação de parceria que existe entre as duas empresas e a aposta num país onde as potencialidades dos sistemas de caixilharia de aço não estavam a ser totalmente exploradas. Além da elevada qualidade dos produtos que comercializa, a MAA disponibiliza um serviço de assistência técnica e acompanhamento de projetos diferenciado, tanto a Arquitetos como a Instaladores, Construtores e Donos de Obra. Os sistemas Jansen dão resposta a todas as solicitações técnicas, tanto ao nível das prestações térmicas, com os sistemas com rotura de ponte térmica, como ao nível da segurança, com os sistemas com resistência ao fogo e anti arrombamento. Tudo isto sem esquecer a componente estética. Dado que todos os nossos sistemas são constituídos por perfis de aço, é possível ter vãos com elevadas dimensões com um perfil minimalista, fato que nos torna também a solução ideal para as obras de reabilitação onde conseguimos preservar a estética original com as melhores prestações que um sistema de caixilharia pode oferecer nos dias de hoje.

O material utilizado nos sistemas de caixilharia da Jansen é o aço. A que se deve a utilização deste material em detrimento de outro?

Principalmente numa primeira conversa, clientes e arquitetos fazem-nos essa pergunta. É compreensível, pois embora o aço fosse originalmente o material mais comum na execução de caixilharias, desde os anos 70, os sistemas mais baratos tiveram um grande desenvolvimento, relegando os sistemas de aço para um papel secundário. A sua utilização passou então a concentrar-se principalmente em projetos emblemáticos de reabilitação ou em situações onde os outros materiais simplesmente não se mostravam capazes de resolver as necessidades de projeto.

No entanto, estamos plenamente convencidos de que não são apenas nestas situações que as caixilharias de aço são a melhor solução. Prova disso, são os diversos projetos onde o aço está cada vez mais presente, como por exemplo as moradias particulares, shoppings, hotéis, estações ferroviárias, aeroportos, estabelecimentos comerciais, escritórios, etc. O fato de ser possível aumentar a superfície envidraçada de um caixilho simplesmente por ele ser composto por perfis de aço, e, por conseguinte, necessitar de menos secção de perfil quando comparado com outro material, aliado à flexibilidade e durabilidade, colocam o aço, na nossa opinião, como o material ideal para o fabrico de sistemas de caixilharia. Além do já referido, a utilização do aço representa uma excelente escolha para o meio ambiente pois é um material reciclável até 93%, colocando-o, na análise do ciclo de vida de um edifício, como o material mais sustentável.

A Metalco Arquitectura en Acero participou na reabilitação do edifício do Diário de Notícias. Ser um distribuidor exclusivo para toda a Península Ibérica da Jansen é determinante para ser a “escolha” para obras tão prestigiadas?

A participação da MAA na reabilitação de um dos mais emblemáticos edifícios de Lisboa, deveu-se ao facto das caraterísticas e elevada qualidade dos sistemas de caixilharia, irem de encontro às necessidades do projeto. Tratou-se de um desafio importante e apaixonante pois foi necessário replicar todos os vãos das fachadas existentes, acrescentando-lhes as características técnicas exigidas num edifício moderno, no que ao comportamento térmico e acústico diz respeito, sem esquecer a funcionalidade.

Neste projeto foram utilizadas várias gamas dos nossos sistemas, desde o sistema minimalista com rotura de ponte térmica em aço inox polido, Janisol Arte2.0, presente nas janelas em guilhotina e nas janelas de batente da fachada principal (Avenida da República), passando pelos sistemas envidraçados em aço lacado com resistência ao fogo no interior, até ao sistema minimalista com rotura de ponte térmica em aço lacado, aplicado nas janelas da fachada tardoz. A confiança demonstrada nos sistemas da Jansen pela equipa de projetistas da Contacto Atlântico – Arquitectos e pela AVENUE Real Estate para a realização deste projeto, enche-nos de orgulho e dá-nos confiança para abraçar novos desafios no futuro.

You may also like...