Vila de Rei: uma vila de oportunidades
Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de rei em entrevista à Revista Business Portugal.
Em 2020 o concelho de Vila de Rei foi eleito, pelo 12º ano consecutivo, como “Autarquia + Familiarmente Responsável”. O orgulho pela vila transparece nas palavras de Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal, que em entrevista à Revista Business Portugal, a retrata como um lugar “único para viver com qualidade e em família.
A resiliência perante a pandemia e as inúmeras medidas de apoio social e às famílias contribuem para a distinção “Autarquia + Familiarmente Responsável”?
É um orgulho sermos eleitos. É a capacidade de adaptação dos Vilarregenses para superar problemas/obstáculos, adaptar-se às mudanças, que dá força para enfrentar as adversidades diárias como a COVID-19. Vila de Rei é um concelho único para viver com qualidade e em família. É a dedicação e empenho de todos que contribuem para o enriquecimento/crescimento do Concelho, que permite promover às famílias os apoios sociais para uma estabilidade familiar/profissional.
Com o título ‘Vem Residir em Vila de Rei, o município está a promover uma campanha de divulgação em vídeo, com todos os apoios prestados aos seus munícipes. Mais do que promover, este vídeo pretende demonstrar a proximidade que é preciso manter junto da população em momentos difíceis?
“Vem residir em Vila de Rei” partilha projetos com que trabalhamos no contato direto com a população, com uma equipa multidisciplinar experiente que interage no terreno avaliando necessidades, para uma eficiente resolução de obstáculos a longo prazo. “Viver em Vila de Rei” partilha serviços disponibilizados aos habitantes como: Apoio à Fixação (apoio ao casamento ou união de facto; a famílias que se fixem no Concelho, com valor por filho até 16 anos; apoio nascimento e fertilização in-vitro; apoio produtos puericultura no comércio local); Projeto Esperança Porta-a-Porta levando ao domicílio diversos serviços; Teleassistência Domiciliária; Transporte Intra-Concelhio grátis; Loja Social; Cartões Etários com descontos; Apoio ao Munícipe e ao Migrante; Banco Local Voluntariado; Apoios Habitação (arrendamento jovem, oficina doméstica, lotes a custos controlados, apoio recuperação habitações degradadas); Gabinete Apoio Psicológico; Banco Material Ortopédico; comparticipação operação às cataratas; Unidade Cuidados Comunidade (parceria Centro Saúde); Rastreios; Ações Sensibilização; Tratamentos Termais.
Queremos relembrar a comunidade que em conjunto encontraremos estratégias para superar barreiras.
O Município de Vila de Rei continua a prestar um conjunto de medidas de apoio para colmatar carências urgentes a agregados familiares em condição de vulnerabilidade e uma das grandes preocupações, a nível nacional têm sido as crianças. Qual tem sido a vossa atuação perante a falta de acesso a recursos para a escola?
Campanha “Cresce Connosco” expõe os benefícios do concelho na educação como: Principais refeições e atividades lúdico-desportivas na creche municipal e Jardim de Infância; oferta lanche, toalhitas e pomada na creche; suplemento de refeições no Jardim de Infância; ATL gratuito; cadernos de atividades grátis desde 1º CEB até Secundário; Banco de Livros Escolares; Transporte Escolar Intra-concelhio gratuito, comparticipação passes escolares; residência estudantes e explicações secundário gratuitas; Bolsa Mérito Percurso Escolar e Bolsa Permanência Vila de Rei; Bolsas Estudo e Mérito alunos Ensino Superior; Viagem Estudo Melhores Alunos; Férias Desportivas; Orientação Vocacional Profissional; Escola Música; Universidade Sénior.
Desde 2015 o Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências na área da educação visa melhorar serviço educativo e formativo promovendo qualidade da aprendizagem das crianças e jovens. O Município tem melhorado os recursos materiais no Agrupamento: Sala de aula equipadas com tecnologia moderna, quadros interativos, mobiliário ergonómico adequado a casa ciclo; obras de requalificação parque escolar, supressão barreiras arquitetónicas, melhores acessos e novas instalações sanitárias. Este trabalho de parceria reflete-se ainda no trabalho conjunto entre a Equipa Multidisciplinar do Município que colabora diretamente no Agrupamento de Escolas, num trabalho com a comunidade educativa criando-se sinergias para o sucesso escolar. Face à COVID-19, o ensino à distância foi um desafio superado. Município e Escola avaliaram as necessidades dando resposta às mesmas com o empréstimo de computadores, tablets e pacotes de dados móveis para os alunos participarem nas atividades online.
As várias medidas elaboradas pelo município abrangeram todas as faixas etárias e todos os grupos sociais, destacando-se o projeto “Um Amanhã” + Humano” para apoio psicológico e entrega de medicamentos e alimentação ao domicílio. A saúde mental dos munícipes deve priorizada nestes momentos de crise e em todos os restantes?
A Saúde Mental é prioridade do Município. A COVID-19 enfatizou enquadramentos sociais já existentes tornando-os mais visíveis socialmente dada a dimensão global da situação pandémica. A Autarquia promove a conceção de políticas sociais que permitem o reconhecimento de situações de pobreza/exclusão social bem como, a execução de atividades para as suprimir sempre num quadro social positivo, com parcerias, coordenação de esforços e recursos do Concelho.
Para acompanhamento aos munícipes em isolamento e/ou vulnerabilidade social, surgiu o projeto “Um Amanhã Humano” revigorado pelo projeto “Esperança Porta-a-Porta” com visitas domiciliárias aos agregados familiares pelas aldeias do concelho, maioritariamente idosos. Este contato direto permite uma proximidade de serviços para o seu bem-estar físico e emocional como o apoio psicológico, entrega de medicamentos, de alimentos, entre outros.
O excelente contributo e todas as medidas tomadas pelo município para minimizar possíveis dificuldades sentidas pelos Vilarregenses face à conjuntura atual causada pela pandemia da Covid-19 estão a repercutir-se na descida de casos ativos. No entanto, é preciso continuar a sensibilizar a população?
O Município sempre cumpriu as diretrizes do Governo Central, para minimizar a propagação do vírus COVID-19, respeitando os princípios contenção, sensatez e responsabilidade cívica que pautam as nossas ações. A autarquia reforçou serviços já existentes para fazer face aos sobressaltos. As testagens à comunidade e, o plano de vacinação já iniciado, asseguram que todos os esforços estão a ser executados para conter a Pandemia.
Vila de Rei é um município que mantém uma proximidade com as suas gentes, presta um grande apoio no acesso à saúde, ao ensino, aos transportes e ao empreendedorismo. Garantir as melhores condições de vida aos seus munícipes é garantir também um município com potencial para quem pretenda trabalhar ou viver em Vila de Rei?
O Poder Local tem a sua força na proximidade à população, temos dever de conhecer o município, as nossas gentes, tradições, costumes. É a nós que o munícipe solicita auxílio, devendo apoiá-lo o melhor possível. A procura de espaços para novas empresas se fixarem no concelho é crescente, estão em curso projetos que criarão mais postos de trabalhos atraindo agregados familiares jovens em idade ativa que contribuirão para o crescimento populacional, financeiro e social. Vila de Rei continuará a crescer traçando dinâmicas e iniciativas em investimento que garantam condições de vida e bem-estar às gerações atuais e futuras.
Acompanhe as nossas redes sociais.