Oeste Soluções Imobiliária: Uma marca da Região Oeste
A Oeste Soluções, imobiliária, tem uma nova imagem, mas os valores pelos quais sempre se regeu mantêm-se: muito trabalho e honestidade acima de tudo. A Revista Business Portugal esteve presente na inauguração do novo espaço em Torres Vedras e fomos recebidos por Sérgio Santos.
Celebrou cinco anos em janeiro e qual a melhor forma de festejar do que dar uma nova imagem à casa e convidar a comunidade a participar? Assim o fez Sérgio Santos, com a abertura da nova loja da imobiliária Oeste Soluções em Torres Vedras: “senti que deveríamos projetar a imagem da empresa para o exterior, dando mais visibilidade, ao mesmo tempo que proporciona condições de trabalho mais agradáveis aos nossos consultores e mais conforto aos nossos clientes, aquando das suas visitas”.
O projeto inicial “era mais modesto” e consistia numa loja mais pequena. Porém, logo no primeiro ano de atividade, a imobiliária registou um grande crescimento, bastante superior ao previsto e, por isso, depararam-se com a necessidade de mudar de instalações. Hoje, a “imagem exterior é uma prioridade”, garante-nos o diretor da imobiliária torriense e têm vindo a dar alguns passos nesse sentido ao longo dos anos. “Em 2019 o objetivo principal é esse”. Já causavam impacto positivo nos clientes, faltavam as instalações que refletissem isso mesmo.
“Entrar em casa e sair com uma casa”: foi esta a resposta de Sérgio Santos quando questionado acerca do que pretendia atingir com a nova arquitetura e decoração da Oeste Soluções em Torres Vedras. Sentir-se em casa ainda antes de encontrar o seu lar, missão na qual será auxiliado pelos profissionais desta imobiliária: “não queremos ser como as imobiliárias tradicionais mais frias, queremos que as pessoas entrem e já se sintam em casa”.
A Oeste Soluções já contava com uma loja na Lourinhã e nas primeiras semanas de março abriram, também, instalações em Odivelas. Muito em breve será Caldas da Rainha. “Esta foi a estrutura que idealizei quando fundei a Oeste Soluções: ser uma marca da Região Oeste”.
O mercado oeste
Aproveitamos a oportunidade para questionar o diretor e consultor imobiliário acerca das particularidades do mercado da região. Atualmente, há falta de apartamentos T2 e T3, tipologia mais frequentemente procurada. O mercado está muito virado para os centros de cidade – Torres Vedras, Lourinhã, Odivelas – e há muita procura por construção nova neste momento. “Os projetos são vendidos ainda antes da construção se iniciar, parece que regressamos ao mercado de há vinte anos”, expôs.
Quando a Oeste Soluções se estreou no mercado, em 2014, Portugal passava por uma fase particularmente difícil de crise neste setor: “quando começamos estava péssimo, agora estamos totalmente estáveis. Fomos capazes de lidar com todas as situações que apareceram e ainda antecipar algumas. Já sabíamos, por exemplo, que iria surgir a questão da falta do produto novo”, confessa-nos o empresário.
Dentro desse espírito de antecipar o mercado, a imobiliária conta com um departamento totalmente dedicado à banca e ao investimento. “Sentimos a necessidade disto, há dois ou três anos o que mais se vendia eram imóveis da banca, devido aos valores muito mais baixos. Eu estou convencido de que essa época vai voltar, infelizmente, e, desta forma, estamos um passo à frente”.
Na última década, o setor imobiliário tem tido mudanças radicais de um momento para o outro. “Esteve tão mal que nem os telefones tocavam, depois estava muito bem, mais tarde havia falta de construção nova… Portanto”, resume, “temos de estar sempre a planear o passo seguinte”.
Serviço chave na mão
“A nossa forma de trabalhar é que o nosso cliente, comprador ou proprietário, tem de sair da nossa agência sem qualquer tipo de preocupações”, afirma Sérgio Santos. O cliente “compra casa, leva consigo a chave e entra em casa com tudo em funcionamento: água, luz, tudo pronto”. Futuramente, a imobiliária também terá parcerias a nível de decoração de interiores, para completar o serviço chave-na-mão que já presta: “o cliente tem de sentir que a casa é dele”.
São estes serviços que consistem em valor acrescentado e que distinguem a Oeste Soluções da concorrência, porque no estado atual do setor há que justificar o recorrer aos serviços de uma imobiliária. “Também não fazemos promessas em vão, não vamos prometer vender a propriedade a um valor mais alto só para garantir a angariação da mesma”, remata.
O futuro da Oeste Soluções a curto e médio prazo irá consistir em “solidificar esta aventura”, indicou o proprietário. Todos os passos tomados são ponderados e o ano de 2019 irá consistir em investimento na imagem e na divulgação da imobiliária torriense: “dar a conhecer a Oeste Soluções. Angariar mais contactos e mais clientes”, finaliza Sérgio Santos.
Cinara, consultora imobiliária, e Minita Lourenço, coordenadora de loja, foram as porta-vozes da equipa da Oeste Soluções. Cinara faz parte da equipa da imobiliária praticamente desde a sua fundação, enquanto Minita integrou o projeto em setembro de 2018. Ambas concordam que aqui há “espírito de família” e gostam do trabalho que desempenham, algo incomum no mundo empresarial de hoje.
“Esta não é uma área fácil, há muita competição e concorrência desleal”, admitem, “temos de provar ao cliente que somos uma mais-valia pelos serviços que prestamos. Não nos limitamos a angariar um imóvel. Ser leal, tanto para com o vendedor como com o comprador, é fundamental”.
Pode sempre contar com disponibilidade, honestidade, simpatia e boa disposição por parte da equipa Oeste Soluções. Aqui a preocupação com o cliente é uma prioridade absoluta, bem como o respeito pela relação de confiança que se estabelece.
Cinara e Minita Lourenço concluíram a nossa conversa confessando que adoram a nova imagem e convidam o leitor a verificar por si mesmo.