Intermarché Sines: “Uma marca de referência com investimento local”
O Intermarché de Sines está sob a responsabilidade de Françoise Deregnaucourt, empresária que conta com duas décadas ligadas a este grupo de retalho alimentar. As diferenças que distinguem a sua loja do restante mercado e o que ainda falta fazer para estar um passo à frente das necessidades dos seus clientes, foram alguns dos conteúdos abordados na Revista Business Portugal.
20 anos com “Os Mosqueteiros”
Quando falamos de Françoise Deregnaucourt, falamos claramente de um percurso profissional com 20 anos ligado à rede de hiper e supermercados do grupo de distribuição francês, “Os Mosqueteiros”. Um grupo constituído por empresas de grande dimensão humana, que valoriza mercados de proximidade e rapidez na compra, baseados na partilha do dia a dia com os seus clientes e na adaptação ao ambiente onde estão inseridos. Desde 1999, que a empresária foi abrindo lojas do grupo em Espanha e França. Atualmente, está apenas a gerir uma loja sediada na cidade de Sines, por influência da sua irmã que já alguns anos tem vindo a investir e a inaugurar lojas pertencentes ao grupo dos Mosqueteiros pelo sul de Portugal. “Sempre me identifiquei com o grupo e com a sua ideologia, com o facto de podermos ser empresários independentes, com a particularidade de sermos nós próprios a gerir a nossa loja e com a gestão do grupo”, indicou a empresária.
Uma loja com um toque especial
Nunca deixando de respeitar as ideologias e regras que o grupo dos mosqueteiros impõe, a loja da empresária francesa tem um toque especial. Dedicada ao comércio dirigido à produção nacional que garante os melhores preços, uma grande variedade de produtos e qualidade dos produtos frescos, recorrendo sempre a fornecedores locais. Em suma, uma loja recheada de produtos da região, como forma de destaque. Quem a visita, pode encontrar todo o tipo de peixe e carne sempre frescos (ponto forte) e ainda a fruta da época e os mais diversos bolos que o litoral alentejano tem para oferecer.
Outros serviços disponibilizados
Para além desta variedade de oferta aos seus clientes, esta loja conta ainda com outros suplementos, que complementam esta superfície comercial desde uma lavandaria, cafetaria, parafarmácia, parque para autocaravanas, posto de combustível, papelaria e tabacaria e ainda um take away reformulado e renovado com uma cozinha tradicional, com cerca de cinco pratos diários para todos os gostos e bolsos. “Com toda esta oferta, tento ir de encontro às expectativas dos clientes, procurando dar um toque diferente aos meus produtos, de forma a tentar uma proximidade com o cliente em relação à região em que se encontra”, realçou a proprietária.
Uma equipa que se diferencia
Claro que, para garantir o sucesso do negócio, é necessário um trabalho exigente por parte da gestora e também dos seus 47 colaboradores. Com uma grande responsabilidade social ao longo de 20 anos, Françoise admite que o rigor e a dedicação são fundamentais para quem integra o seu grupo. “Sem eles nós não éramos nada. Eles vestem a camisola e são a base da pirâmide”. O grupo dos Mosqueteiros de Sines tenta fazer a diferença com o atendimento de forma personalizada, intercalado com a qualidade do serviço.
Um futuro cheio de projetos
Para além de um serviço diferenciado, a fachada exterior da loja também passou a ser um elemento de aposta referenciador por parte da dirigente que aderiu ao novo conceito intitulado de XX/XXI que aposta numa renovação quase total da loja a nível interior e exterior.
A adesão a este upgrade em junção com o futuro desejo de expansão, fazem parte dos projetos que a gestora tem em mente. “Quero apostar em mais projetos e continuar a abrir novas lojas. Tudo isto, faz parte dos deveres e obrigações do nosso grupo, ou seja, apostar no desenvolvimento da nossa área, seja para ampliação de loja ou até mesmo a compra de uma nova”, conclui a administradora, Françoise Deregnaucourt.