Uma marca inovadora e de confiança para o consumidor
A marca UHU está muito bem implementada em Portugal, é sinónimo de marca de confiança para o consumidor, que se preocupa com o desenvolvimento positivo do mercado e com a segurança na utilização dos produtos. José Luís Raposo, General Manager, em entrevista à Revista Business Portugal, assume o orgulho de toda a equipa na conquista do Produto do Ano 2022 e destaca a inovação dos produtos quer na fórmula, quer na própria embalagem.
UHU ReNATURE acaba de conquistar o prémio Produto do Ano 2022, na categoria Cola. O que representa esta distinção?
É um reconhecimento que nos deixa muito orgulhosos. Sempre foi nossa preocupação evitar a utilização de substâncias nocivas para o ser humano ou ambiente na sua composição. A marca UHU terá de estar sempre associada a produtos seguros, de qualidade e fáceis de utilizar.
O que nem sempre será fácil, porque vendemos e produzimos produtos químicos. Concretamente, neste produto, fomos mais longe e desenvolvemos um produto ecológico em que a embalagem é de bioplástico feita de cana do açúcar. Além disso, a cola é feita de ingredientes naturais provenientes do amido duma batata especial. E as caixas de transporte são naturalmente de cartão reciclado (como já são em todos os produtos).
Os consumidores avaliam e elegem todos os anos os Produtos do Ano, de acordo com os critérios de inovação, atratividade, intenção de compra e experiência de consumo. Quais as características e pontos fortes da gama de produtos UHU ReNATURE?
Estes produtos são inovadores tanto no que diz respeito à sua fórmula como em relação à própria embalagem.
UHU STIC ReNATURE: O tubo é feito de 58% de bioplástico obtido da cana-de-açúcar; o plástico do blister é 80% reciclado e não contém PVC; o cartão blister é 90% reciclado; o produto é 100% reciclável; a própria cola é composta por ingredientes de origem natural (98%), incluindo fécula de batata que lhe confere o seu poder adesivo; isento de solventes; testado dermatologicamente.
UHU TWIST & GLUE ReNATURE: O recipiente é feito de 88% de bioplástico obtido da cana-de-açúcar; o plástico do blister é 80% reciclado e não contém PVC; o cartão blister é 90% reciclado; o produto é 100% reciclável; a fórmula é desenvolvida com ingredientes de origem natural; sem solventes; testado dermatologicamente e existem em formato garrafa que permite recarregar uma embalagem das pequenas até 23x (reutilização na embalagem original).
“We Care” é o programa de sustentabilidade adotado pelo Bolton Group. Ouvir os consumidores e disponibilizar-lhes produtos cada vez mais sustentáveis tem sido crucial para a obtenção desta e outras distinções?
A sustentabilidade é um atributo que todas as empresas deverão procurar. É uma necessidade premente e eu diria até uma obrigação nos tempos atuais e para os futuros.
E a sustentabilidade não está só na produção e atributos do produto. Ela deverá estar presente no dia a dia de todos nós.
Todos deveremos economizar recursos, criar menos desperdício e recuperar sempre que possível. Neste ponto, também acabamos de dar o exemplo implementando no mercado uma “Campanha de Reparação”, ajudando os Consumidores a reparar e recuperar todo o tipo de objetos e utensílios via colagem, ao invés de deitar fora e comprar novo.
A UHU tornou-se numa marca conhecida e acarinhada pelos portugueses, acompanhando-os em qualquer faixa etária. Qual o segredo para o grande desenvolvimento e sucesso que a marca tem tido em Portugal?
O grande desenvolvimento e sucesso que a marca tem tido em Portugal tem sido fruto duma permanente visão do mercado e da consequente estratégia aplicada.
Sistematicamente, são detetadas oportunidades que procuramos colocar em marcha. São analisadas tendências de mercado e dimensões do mesmo.
Os concorrentes são também alvo duma análise sempre que possível. A nossa forte presença no Retalho tem sido uma das ferramentas mais importantes e é o resultado do nosso desenvolvimento em todos os Canais de Distribuição: Canal Hiper/Supermercados (Papelaria e Bricolage), Canal Tradicional (Papelaria e Bricolage) e Canais Especialistas (Papelaria e Bricolage). Esta presença forte em todos os canais garante-nos uma consistência, estabilidade e crescimento permanente, mesmo em tempos de crise (a grande crise económica de 2010 a 2015 e a atual criada pela pandemia).
Os elevados padrões de qualidade permitem que os produtos com a marca UHU permaneçam fiáveis, duradouros e seguros, tanto em termos de fabrico como de utilização. Qual a estratégia em termos de futuro para continuar a superar as expectativas dos consumidores?
A marca UHU está muito bem implementada em Portugal, é uma marca de confiança para o consumidor e uma marca que se preocupa com o desenvolvimento positivo do mercado e a segurança na utilização dos produtos.
Costumo dizer que somos uma marca que nasce no berço e nos acompanha até à terceira idade.
O dinamismo entretanto criado também será um bom alimento, sem dúvida, para as boas perspetivas futuras, independentemente das crises que possam vir a surgir!