Um mundo para proteger o seu

A missão da Ageas é ser uma seguradora reconhecida pela sua capacidade de acrescentar valor sustentado, conseguindo antecipar e superar as necessidades dos clientes, parceiros, colaboradores e comunidades onde se insere, proporcionando uma experiência de seguros emocional e significativa na vida das pessoas. Esta experiência deve ser pautada pela confiança, transparência e uma conduta adequada, elementos chave também para a boa reputação da empresa. Conversámos com Mariana Coruche, Human Capital Director.

 Hoje, as organizações passam por mudanças constantes, principalmente no que se diz respeito ao capital humano. A retenção de talentos deverá fazer parte da estratégia competitiva de uma empresa?

Sem dúvida. Nem todos os talentos estão na pipeline de sucessão. O desafio é arranjarmos formas de os reter de um modo constante e consistente, e não apenas quando os identificamos como sucessores.  É preciso criar programas segmentados de forma a responder a três grandes preocupações: a capacidade de dar visibilidade a este target (network), a capacidade de desenvolver o seu potencial (How to do) e por último a consolidação do seu expertise (Know-how). Se os programas que estão em vigor na empresa abrangerem estes três vetores já é um passo em frente.

Fale-nos da nova academia BA (Business Academy) em parceria com a Nova SBE. Como nasceu a ideia?

A ideia nasceu com a parceria que criámos com a Nova SBE. Nos meses seguintes à celebração da mesma deparei-me com a questão de estar a enviar colaboradores para programas de topo com custos altos e sem conseguir escalar este retorno. Começou com um pedido à Nova para nos customizar um programa executivo in-house no formato de Universidade dentro da empresa, escalando rapidamente para a ideia: e se tivéssemos aulas gravadas numa plataforma digital para todos os colaboradores? E foi isso que aconteceu. A partir daqui construímos uma equipa de projeto conjunta e a ideia solidificou-se recentemente no lançamento da academia num formato original “5 para a academia”

E o que a diferencia das outras?

Primeiramente, diria que o maior fator diferenciador é o facto de sermos a única instituição em Portugal que certifica cursos em nome da Nova. Ou seja, os formatos cocriados com a Nova SBE são certificados e poderão ser apresentados no nosso currículo.

Em segundo lugar é uma academia completamente customizada ao perfil de cada um. É uma academia aonde escolhemos os interesses de antemão (no acesso à mesma) mapeando automaticamente a formação recomendada por níveis de exigência.

Por último, tem formatos muito diferentes para que cada colaborador possa ter o seu plano ao seu ritmo e preferência, são formatos curtos e de tempo ilimitado para completar – temos webinars, aulas gravadas, vídeos, e-books, entre outros.

Esta academia destina-se exclusivamente a colaboradores?

A academia não se destina exclusivamente a colaboradores na medida que vamos abrir a distribuidores e parceiros. É uma forma de darmos à nossa rede a formação necessária para a distribuição dos nossos produtos e por outro lado, é uma boa forma de acrescentarmos valor às nossas parcerias

Falou do evento de abertura como sendo um evento original, fale-nos um pouco sobre isso.

O evento teve a participação da Filomena Cautela e simulámos o 5 para a noite na Ageas. Chamámos “5 para a academia” e teve a participação da Nova SBE, do nosso CEO neste formato de talk-show. Foi muito original e teve um enorme sucesso, quer para colaboradores, quer para a nossa rede exclusiva.

 

 

 

 

You may also like...