AEP está na Alemanha com 16 empresas da indústria de componentes automóveis

Portugal é o 6.º país com o maior número de empresas expositoras

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, está, esta semana, na Alemanha, com 16 empresas da indústria de componentes automóveis para participar na 11.ª edição da feira IZB – International Suppliers Fair, que acontece em Wolfsburg, entre os dias 11 e 13 de outubro.

“Desde 2016 que a AEP, no âmbito do protocolo com a AFIA, organiza a participação de empresas nacionais na IZB, a principal feira de negócios da Europa para a indústria de componentes para automóveis e onde está representada toda a cadeia de valor. É o espaço de excelência para a indústria portuguesa mostrar as suas mais recentes novidades”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.

Inaugurada em 2001, a IZB cresceu em número de expositores e de visitantes e nesta edição conta com mais de 900 expositores de 37 países. A participação coletiva promovida pela AEP e a AFIA integra 16 empresas.

Empresas Produtos
A. HENRIQUES Fabricação de outros produtos de borracha, n.e.
AUTOCONCEPTUS Fabricação de moldes metálicos
BRAMP Fabricação de outros artigos de plástico, n.e.
CAETANO COATINGS Tratamento e revestimento de metais
COPEFI Fabricação de outros artigos de plástico, n.e.
COURO AZUL Curtimenta e acabamento de peles sem pêlo
CR MOULDS Fabricação de moldes metálicos
FERRÃO E GUERRA Fabricação de outros artigos de plástico, n.e.
FEHST GROUP Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis
FUNDINIO Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis
INAPAL Metal Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis
INCOMPOL Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis
MCG Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis
SOPLAST Fabricação de outros artigos de plástico, n.e.
TECNIFORJA Fabricação de produtos forjados, estampados e laminados
TMG AUTOMOTIVE – Fabricação de têxteis para uso técnico e industrial, n.e.

A Alemanha é um dos principais parceiros de Portugal, mas obriga a uma abordagem estratégica, estruturada e persistente. É um mercado que continua a apresentar oportunidades de negócio em diferentes áreas, tanto nas mais tradicionais (têxtil, calçado, agroalimentar e vinhos) como em setores industriais de ponta (bens de equipamento, componentes para automóveis, TIC, saúde, ambiente, entre outros).

Segundo o INE, a Alemanha foi o 3º cliente das exportações portuguesas de bens em 2021, com uma quota de 11,0% no total, ocupando a 2ª posição ao nível das importações (12,4%). Ao longo do período 2017-2021 verificou-se um crescimento médio anual das exportações de 3,2% e de 2,5% nas importações. A balança comercial de bens foi desfavorável ao nosso país, tendo apresentado um défice de 3 285 milhões de euros em 2021.

BOW – Business on the Way

O ano passado, o projeto BOW – Business on the Way promoveu a participação de mais de 100 empresas em 17 ações, entre feiras internacionais, missões empresariais (virtuais, físicas e inversas), em 22 mercados distintos.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.

O projeto BOW – Business on the Way é desenvolvido pela área internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

You may also like...