“Transparência, confiança e coerência”
Brites Matos, CEO da Bricer, fala-nos do poder das marcas e do posicionamento da empresa no mercado.
Há cerca de uma década e meia no mercado, a Bricer é uma empresa 100% nacional que aposta num conceito diferenciador. Apresente-nos a empresa, bem como o posicionamento que esta assume.
A Bricer é uma empresa grossista que tem como “core business” a distribuição de produtos alimentares. Esta distingue-se, não só, por ser uma empresa “Brand Representative”, ou seja, que representa as marcas, mas também por ser responsável por todo o desenvolvimento das mesmas no mercado. O nosso valor acrescentado é que as marcas que apresentamos, e que ajudamos a desenvolver, têm o fator comum de ter um produto com características altamente diferenciadoras e, em certos casos, apostam bastante na inovação, uma palavra que seguimos desde a sua génese.
É este o conceito que procuramos seguir. Sempre que introduzimos uma marca, esta tem que trazer algo de diferente e inovador, senão não vale a pena.
Por serem produtos diferenciados, dependendo das características dos mesmos, conseguimos encaixar em todos os segmentos, alto e médio alto, ou até, por vezes, em segmentos mais rotativos. Alguns produtos entram em nichos, pela sua enorme diferenciação, outros tornam-se mais populares, e muitos já têm alguma maturidade no mercado.
A Bricer tem artigos em todas as categorias alimentares e não alimentares, embora, nesta última, em menor número de referências disponíveis.
No alargado e diversificado catálogo, a empresa dispõe várias marcas internacionais de grande qualidade e excelência certificada. Na sua ótica, qual a importância e poder das marcas?
Todas as marcas são importantes e penso que devemos olhar para estas pela sua essência, e não apenas pelo preço. Regra geral, conhecemos melhor as marcas que fazem mais publicidade, mas há um mundo de marcas por explorar, que merecem todo o nosso respeito, mesmo não sendo tão populares.
Creio que, muitas vezes, vemos as marcas como se fossem apenas um produto, e quando aparece algo diferente é difícil impôr as diferenças e as mais-valias dessa marca. Por isso, é precisamente este “tabu” que a Bricer pretende contornar.
Para nós, as marcas pelas quais lutamos, todos os dias, não são apenas um produto! Cada uma é um símbolo de qualidade e identidade pessoal. Elas representam uma promessa de qualidade, confiabilidade, e todas têm uma história, valores únicos, e são fruto de muitos anos ou décadas de trabalho. Estes valores e esta carga emocional que a marca tem diz-nos muito.
De que forma olha para a penetração das “marcas próprias” no mercado português?
A penetração das marcas próprias é um fenómeno de escala que é inevitável. Não sou contra as marcas próprias, antes pelo contrário, sou a favor de todo o tipo de marcas.
Estas marcas trazem-nos, acima de tudo, vantagem económica, e conseguem trazer inovação, que se dissipa muito rapidamente com a massificação. Porém, as outras marcas trazem-nos a diferenciação e liberdade de escolha.
Todos os conceitos de marca fazem falta num mercado livre e moderno, e quanto mais opção tivermos, enquanto consumidores numa sociedade livre, mais rica se torna essa sociedade.
Obviamente que, quer em marcas próprias, como em marcas per si, não há, nunca, o produto perfeito. Esse, andamos todos à procura dele.
O que se balanceia é sempre um compromisso custo – beneficio, e, independentemente de se optar por uma marca própria, ou não, sabemos de antemão que há sempre algo que se perde e algo que se ganha, em qualquer opção que seja feita.
A existência de ambas as definições tem que tender para um equilíbrio no mercado, onde se inserem ambas. E claro, este equilíbrio prevê a coexistência dos dois conceitos, sem “canibalismo”. Se um absorver o outro, creio que não é, de todo, positivo.
Sabemos que a questão economicista pesa bastante, e ainda encontramos barreiras e algum conservadorismo em certos sectores. No entanto, é nossa missão tentar quebrar esses preconceitos instalados, e tentar mostrar a riqueza da opção diferenciada.
Qual o compromisso que assume com o cliente e quais os valores pelos quais a equipa se rege? No desenvolvimento da estratégia da empresa, que objetivos pretende concretizar a médio prazo?
O meu compromisso com o meu cliente é sempre baseado em valores como a transparência, a confiança e a coerência.
Ninguém evolui sozinho, todos precisamos uns dos outros, embora, às vezes, não se tenha bem noção desta interdependência, mas é uma relação circular, que tem de ser saudável, e só se mantém e cresce com base na confiança, trabalho contínuo e na proximidade, e é essa postura que priorizamos na Bricer.
No futuro, queremos seguir a mesma linha de aumento de oferta de artigos, na área de inovação e diferenciação, com entradas em diferentes categorias e em novos sectores de atuação.