Estudo “Produto do Ano” revela que, 89% dos consumidores portugueses gostam de experimentar novos produtos

A inovação tem vindo a ser um fator cada vez mais relevante para os consumidores para a escolha e decisão na compra dos seus produtos. O Produto do Ano, sistema de avaliação que distingue, precisamente, produtos e serviços pela sua inovação, realizou recentemente um estudo com o objetivo de compreender o que os portugueses mais valorizam no que diz respeito à inovação de novos produtos.

Os resultados desta análise demonstram que 89% dos portugueses gostam de experimentar novos produtos e 81% está disposto a pagar mais por um produto novo que os satisfaça. No entanto, 32% afirma que não existem muitos novos produtos no mercado.

 

Quando questionados sobre a inovação dos mesmos, 63% dos inquiridos mostram-se também dispostos a pagar mais por um produto que é mais inovador do que aquele que geralmente compram.

Para as empresas, é importante entender o que as pessoas procuram nos produtos, para que as marcas possam adaptar e inovar nos artigos apresentados ao público. Tânia Lucas, Diretora de Marcas Próprias do Continente, salienta “A Marca Continente tem uma longa relação de confiança com os consumidores que é fruto do trabalho e dedicação que colocamos na forma como pensamos e desenvolvemos os nossos produtos.” A Diretora reforça ainda a relevância dos produtos Continente receberem o selo “Produto do Ano”: Obter a distinção de ‘Produto do Ano’ é simultaneamente um orgulho e uma responsabilidade: um orgulho pelo reconhecimento por parte dos nossos clientes quanto à qualidade dos nossos produtos, e uma responsabilidade que nos impulsiona a prosseguir este caminho de elevar continuamente a fasquia, em prol do consumidor que assim o exige, e sobretudo que assim o merece!”

Este estudo contempla também a importância do selo “Produto do Ano” para os consumidores. A pesquisa revela que 81% dos portugueses já viram o símbolo “Produto do Ano” em produtos quando fazem compras e 62% afirma que ver um produto com o selo “Produto do Ano”, motiva a comprar esse mesmo produto.

Por último, 49% das pessoas concordam que os produtos com o selo “Produto do Ano” são as melhores novidades lançadas no mercado e que estariam dispostas a mudar a sua marca habitual para outra que tenha produtos com este selo. Assim como 46% dos inquiridos revelam que sempre que podem, compram produtos que receberam a distinção do sistema de avaliação.

“Este estudo põe a descoberto os principais fatores que os portugueses privilegiam no momento de escolherem as suas compras. É interessante perceber que a grande maioria dos consumidores gosta de experimentar novos produtos. Do ponto de vista das empresas, é também importante entender o que as pessoas procuram e valorizam nos produtos que compram e consomem”, comenta Sónia Cardoso, Managing Partner do Produto do Ano.

 

Sobre o Produto do Ano:

O Produto do Ano, certificado em Portugal com o ISO9001 em gestão de qualidade, é o maior e único prémio mundial que premeia os produtos e serviços que se destacam pela inovação e com avaliação direta dos consumidores.

Os Produtos do Ano são vistos e reconhecidos por 81% dos portugueses*, uma visibilidade que reflete a sua força após 19 anos de presença no mercado português em mais de 45 países em todo o mundo.

*Fonte: Netquest, CINT e Netsonda. 5320 Entrevistas online. Amostra representativa da população portuguesa, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. A recolha de informação decorreu entre os dias 14 de novembro e 16 de dezembro de 2022.

You may also like...