Taberna de Azeitão: Um local de passagem e paragem obrigatória
A Taberna de Azeitão abriu portas no final de 2015, pela mão de Rui e Rute Cabrita. O casal investiu neste negócio baseando-se nos parâmetros da qualidade, bom atendimento e excelente relação qualidade-preço. Hoje, cerca de três anos depois da abertura, este estabelecimento já é uma referência em Azeitão. A Revista Business Portugal foi saber um pouco mais sobre esta casa que tem uma especialidade única – wrap de choco frito.
“Investimos acreditando que seria um negócio de sucesso, o que felizmente se tem vindo a comprovar. Quando decidimos abrir as portas no final de 2015, tentamos aliar as nossas experiências de trabalho e de vida, pois ambos viajamos com muita frequência, dentro e fora do país, o que nos deu a inspiração certa para criarmos a nossa imagem”, começaram por nos confidenciar Rui e Rute Cabrita.
Qualidade, ambiente familiar e boa relação qualidade-preço
O casal assume que, quando ocupou o espaço onde está a Taberna de Azeitão, teve de mudar praticamente tudo: “Quem aqui vem hoje dificilmente reconhece o espaço, porque está totalmente diferente. Ainda nos faltam uns pequenos complementos e ajustes, mas está à nossa medida”. Com uma sala bem iluminada e espaçosa, de cores claras e decoração simples, mas de bom gosto, este estabelecimento responde adequadamente a quem procura um espaço moderno e arejado, mas onde possa comer pratos tipicamente portugueses, num ambiente tranquilo, descontraído e familiar.
Todavia, Rui Cabrita salienta que a relação qualidade-preço apresentada é a grande mais-valia: “A nossa qualidade é muito boa. Fazemos questão de ter produtos regionais, de cozinhá-los bem e de fazer sobressair o que têm de melhor, mas também queremos que quem o frequente, possa saborear um bom prato, sem grande preocupação com o preço. Assim, quem quiser comer uma boa refeição por cerca de dez euros consegue fazê-lo e se quiser realmente desfrutar um pouco mais, a média de pagamento ronda os 15 a 20 euros”.
Pratos típicos e especialidades regionais
O polvo à lagareiro, o choco frito e o bacalhau são os três pratos que mais saem na Taberna de Azeitão. Existe também a criação exclusiva de Rui Cabrita, o wrap de choco frito: “Foi criado aqui e, que eu saiba, mais ninguém tem. Queríamos inovar, com base num prato típico e creio que conseguimos”. Além dos pratos de peixe, existem também os bifes de atum – com molho à ‘portuguesa’ e com cebolada – e a posta à mirandesa, que também é muito apreciada.
No que diz respeito aos vinhos, Azeitão é uma região vitivinícola de renome, pelo que marcas da terra não podiam faltar: “Temos vinhos verdes, brancos, tintos e os moscatéis, que são indispensáveis. As adegas mais renomadas da região apostam muito no enoturismo, conjuntamente com a autarquia, e isso traz-nos também muitos clientes turistas”. Outra iguaria regional é o queijo, que também pode ser apreciada neste restaurante.
Com clientes habituais, e outros que chegam por recomendação de terceiros, a Taberna de Azeitão já é um projeto vencedor, mas os proprietários acreditam que este é o começo de uma história de sucesso: “Acreditámos desde o início que teria sucesso e tem-se confirmado. Porém, podemos crescer ainda mais, à medida que nos tornamos mais conhecidos. Já somos uma referência em Azeitão e já vêm pessoas de outras regiões do país para experimentar a nossa carta”.
Com dia de folga ao Domingo, a Taberna de Azeitão é uma excelente opção para qualquer pessoa que aprecie a boa comida tradicional portuguesa, um ambiente renovado e fresco e um atendimento simpático e de qualidade. Não deixe de experimentar! A Taberna de Azeitão está à sua espera!