SpringVillas: O luxo aqui tão perto

Foi na Villa Penina Gardens, situada em Alvor, Portimão, que a Revista Business Portugal esteve à conversa com os empresários Miguel e João Silva, os responsáveis por dar forma a esta empresa algarvia de sucesso. Num projeto claramente familiar, a SpringVillas alia a beleza da região mais a sul do país à localização de villas de sonho, com qualidades ímpares e serviços de excelência, que prometem proporcionar-lhe umas férias de luxo inesquecíveis e inigualáveis.

João e Miguel Silva são irmãos e os mentores da empresa SpringVillas, que nasceu em 2012 da vontade de rentabilizar economicamente um imóvel para alojamento para férias situado no Algarve. A empresa conta assim com um conjunto de moradias de luxo espalhadas pela região Sul do país, nomeadamente em Alvor, Portimão, Silves, Vilamoura, Senhora da Rocha, Carvoeiro, Praia da Galé, Albufeira e Estoi, tornando-se a escolha perfeita para quem procura praia, campo, serra ou cidade.
“Naquela altura, eu e o meu irmão ainda nos encontrávamos a trabalhar na Deloitte em Lisboa, enquanto geríamos o negócio à distância, pois ainda o encarávamos como uma experiência. Porém, e, como o primeiro ano de atividade correu muito bem e estávamos um pouco desgastados com o stress da vida em Lisboa, começámos a encarar a empresa de forma diferente. Um ano depois arrendamos a nossa primeira casa, e a partir desse momento dedicámo-nos de forma exclusiva à gestão da SpringVillas”, recorda Miguel Silva.
Numa altura em que certas plataformas de promoção do alojamento local como o Airbnb não tinham a projeção que têm hoje, e em plena crise económica, a Spring conseguiu vingar no mercado das férias de luxo, apostando num conceito diferenciador.


“Quisemos erigir um negócio resiliente em épocas de crise, posicionando-o num segmento diferente, com produtos e serviços de excelência vocacionados para o público médio-alto. Atualmente, contamos com um portfolio de 18 imóveis de tipologia variável, próprios e de terceiros, que vão desde as moradias V3 a V8. No que se refere a imóveis de terceiros, privilegiamos imóveis com contratos a médio/ longo prazo, onde procuramos oferecer a sua rentabilização acima da média para o proprietário, e onde nos seja possível garantir a adequada manutenção e qualidade, bem como a constante aposta na inovação e melhoramentos, o que acaba por valorizar ainda mais os imóveis”, refere João Silva, e acrescenta: “Cada casa é uma unidade de negócio independente, logo a sustentabilidade e a estabilidade do negócio são as palavras-chave na nossa política de crescimento e de investimento junto dos proprietários. Neste momento e em concreto, estamos focados em moradias de tipologia igual ou superior a V5, mais versáteis, que permitem acomodar grupos de pequena, média e grande dimensão”.

O luxo a cada passo
O conceito SpringVillas que acolhe maioritariamente famílias e grupos de amigos de nacionalidade inglesa, alemã, francesa, holandesa e americana é reconhecido por disponibilizar um conjunto de serviços que lhes permite diferenciar no mercado.
“A nossa ideia é criar algo que ainda não está a ser explorado no mercado. Por outras palavras, o conceito de private hotel, em que o cliente contrata a moradia com todas as comodidades e serviços que pode encontrar num hotel, mas de uma forma completamente feita à medida”, explica Miguel Silva.
Na SpringVillas irá descobrir que as férias de sonho são sinónimo de tempo bem passado entre família e amigos no interior de moradias privadas e únicas, com todas as comodidades, tais como piscinas interiores e exteriores aquecidas, jacúzis aquecidos, ginásios, campos de ténis e de minigolfe, salas de cinema, salas de jogos, entre outros.
“Nós fazemos a gestão integral das moradias em todos os domínios e respetivas vendas, tratamos da receção dos clientes e procuramos perceber as suas necessidades. Durante a estadia podemos proporcionar serviços como chefe de cozinha, massagens, limpeza, babysitting, compras, rent-a-car, ou até mesmo, transfers”, salienta João Silva.
Ser um produto de qualidade acima da média e a diferenciação no mercado são as principais mais-valias da SpringVillas, que promove a excelência e o bem-estar dos seus clientes.

Desafios do turismo
Durante a conversa com os empresários analisámos ainda outras temáticas, como a questão da sazonalidade da atividade turística no Algarve, do Brexit e da falta de mão de obra qualificada.
“Atualmente o principal entrave ao crescimento e investimento por parte das empresas, de uma forma geral no Algarve é a falta de mão de obra qualificada, competente e de confiança”, sublinha Miguel Silva e continua: “Penso que isso se deve sobretudo à educação, ou seja, à falta de atratividade dos polos universitários nesta região, que levam a que os estudantes procurem outro tipo de oportunidades e se fixem nas grandes cidades, como Lisboa e Porto”.
Por outro lado, a falta de retenção de pessoas passa claramente pela falta de densidade e diversidade do tecido económico no Algarve, que acaba por se traduzir numa economia sazonal, em que a maior parte das pessoas trabalha apenas no turismo. “Acabamos por ter poucas oportunidades em diferentes áreas de progressão na carreira e isso é um entrave ao crescimento económico da região”, atenta João Silva. No que se refere à SpringVillas os empresários procuram contornar a sazonalidade com a implementação de comodidades apropriadas nas moradias para a época de Inverno e com a possibilidade de realização de eventos corporate de dimensão e características ajustadas às moradias, no entanto, essa época é também utilizada para manutenções e obras de melhoramento nos empreendimentos.
“Contudo, essa mesma sazonalidade tem vindo a modificar-se e, nos dias de hoje, acaba por se sentir, no geral, de uma forma menos intensa, sem prejuízo de se verificarem períodos de muito baixa atividade no setor, como são por exemplo as primeiras três semanas de janeiro, entre outros”, completa o empresário.
Sendo a região Sul do país, um destino por excelência para os turistas britânicos, impunha-se falar sobre a questão do Brexit.
“Na nossa opinião enquanto existir um clima de instabilidade, iremos sentir uma maior resistência do público britânico devido a essa incerteza. Isso traduz-se sobretudo no adiamento das reservas, que não é usual por parte dos turistas britânicos. No entanto, pensamos que a médio/longo prazo essa questão não se irá colocar e o nosso país irá encontrar os caminhos certos para mantermos esta cota importante para o turismo nacional”, realça João Silva.

Perspetivas de futuro
No que ao futuro diz respeito, Miguel Silva refere que os próximos anos poderão ser de alguma incerteza, devido ao facto de se avizinhar uma recessão em moldes diferentes dos que já assistimos, na medida em que as taxas de juro são já negativas na Europa, pelo que pouco se poderá fazer para estimular a economia pelo lado das políticas monetárias. Do ponto de vista do turismo sente-se igualmente um esfriar da tendência portuguesa como destino de férias em detrimento de países novamente emergentes no norte de África.
Apesar das adversidades a curto prazo, João e Miguel Silva pretendem continuar a proporcionar um conceito de férias de luxo, onde a qualidade e a excelência são as palavras de ordem na SpringVillas. Conheça melhor a SpringVillas em www.springvillas.net

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