“Somos o seu parceiro”

A Gigabar é a filial da multinacional alemã INDUTEC – Holding GmbH & Co. KG. Na Península Ibérica, a empresa que em Portugal opera a partir do Barreiro, é uma referência no sector da limpeza e manutenção industrial. A Revista Business Portugal falou com Shef Ymaj, administrador, que destacou o plano estratégico ambicioso do projeto.

 

Que balanço faz deste ano?

Shef Ymaj

Começámos o ano com boas previsões de crescimento. Naturalmente, ninguém poderia prever que a situação que vivemos atingisse esta magnitude e se tornasse numa pandemia global que, posteriormente, conduzisse à maior crise económica que conhecemos desde o “crash” de 1929. Mas na Gigabar vemos as crises como oportunidades. Oportunidades para inovar e para reforçar e melhorar a nossa estrutura empresarial.

Esta nova realidade está cheia de incertezas, mas o facto de a enfrentarmos e sabermos gerir essas mesmas incertezas é o que faz de nós diferentes. Como disse o filósofo Immanuel Kant, “avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar”. Nós levamos esta frase ao limite. Movemo-nos na mudança, a cada semana, e o nosso objetivo não é somente adaptarmo-nos, mas adaptarmo-nos o mais rápido possível.

Que medidas tomaram para fazer face a esta realidade?

Começámos a trabalhar, desde março, num plano estratégico, tendo em conta esta nova realidade. Adaptarmo-nos, sobretudo rapidamente, é a chave para sobreviver a este cenário.

Entender o mercado atual foi o primeiro exercício que realizámos. É realmente importante. Devemos ser conscientes de que as decisões que tomamos hoje vão marcar o futuro da Gigabar nos próximos cinco anos. Daí a necessidade de desenvolver um plano estratégico adaptado.

Em segundo lugar, analisámo-nos de baixo para cima. Realizámos uma auditoria para descobrir campos a melhorar.

Por último, contactámos com os nossos principais parceiros, de forma aberta e com uma ideia muito clara em mente: partilhar esforços. Estamos plenamente conscientes de que temos que fazer esforços, concessões e chegar a acordos, para que todos possamos seguir caminho. Tu, enquanto empresa, podes assumir a perda de 5 por cento de margem, se o teu cliente também assumir essa perda, mas possivelmente nenhum dos dois conseguirá assumir, de imediato, a perda de 10 por cento de margem. Por isso, é muito importante enfatizar que se trata de um esforço conjunto.

Acredita que as metas definidas para este ano não serão afetadas?

Fizemos uma revisão por causa da Covid-19, mas o nosso objetivo continua a ser crescer. Contudo, não queremos crescer a qualquer preço. Queremos reforçar e consolidar a nossa estrutura e presença em toda a Península Ibérica, sobretudo em Portugal. Este reforço passa pela fidelização dos nossos parceiros e pela diversificação dos mercados em que estamos presentes.

 

 

Em que é que a Gigabar se diferencia?

A Gigabar pertence a um holding internacional, mas conseguimos manter a nossa essência, o coração de uma empresa familiar.

Por um lado, temos a experiência e o know-how de um grande grupo, que está no sector da limpeza e manutenção industrial há mais de 50 anos, por outro, temos a agilidade, a adaptabilidade e a rapidez de resposta de uma pequena empresa.

A nossa forma de operar, a nível interno, é completamente diferente da nossa concorrência. O nosso objetivo não é somente moldarmo-nos às necessidades dos nossos clientes, mas satisfazer essas necessidades, fornecendo propostas de melhoria de processos de produção. A chave não consiste em resolver um problema, mas sim em antecipá-lo, procurar uma solução e evitar que volte a acontecer.

Não somos um fornecedor de limpeza e manutenção industrial, somos o seu parceiro.

Nesta atividade, a inovação é vital para o sucesso?

Inovar é caro, mas é mais caro não o fazer. Na Gigabar estamos constantemente a inovar, porque compreendemos que é a única forma de nos mantermos na vanguarda. Num sector tão exigente como o da limpeza técnica industrial, surgem, quase diariamente, novos desafios e a única forma de progredir é mediante a inovação. Muitas vezes, inovar não significa investir quantidades elevadas de dinheiro, mas sim fazer as coisas de forma diferente.

Analisámos detalhadamente cada intervenção que realizámos numa empresa. Analisámos todos os fatores que podem condicionar uma instalação, com a nossa equipa de engenheiros, técnicos e pessoal de laboratório. É uma análise completamente personalizada, porque cada cliente tem as suas próprias necessidades.

Em resultado desta atenção ao detalhe e personalização, somos capazes de propor não só uma solução eficaz, como também conseguir uma melhoria que beneficie diretamente o cliente, a médio/longo prazo.

Colocamos o foco diretamente nos processos. Como já disse, muitas vezes não nos apercebemos, mas se mudarmos a forma de fazer as coisas, conseguimos otimizar e melhorar todo o departamento de produção. A análise é fundamental.

Além disso, tratar os clientes como parceiros não é apenas uma questão de semântica. Acreditamos firmemente na colaboração entre empresas. É esta estreita colaboração que traz resultados. Somos parceiros porque procuramos melhorar cada um dos processos destas empresas, para as tornar mais eficientes e mais competitivas. É aqui que reside a nossa maior inovação, no nosso modelo de negócio.

Por último, para melhorar qualquer processo de produção de uma empresa, não contamos só com a nossa própria experiência, como também com a experiência de todo o grupo empresarial, presente em toda Europa. Esta experiência e conhecimento permite-nos oferecer soluções inovadoras e eficientes.

A margem de crescimento da empresa está esgotada?

De modo algum. Nós estabelecemos metas que, graças ao trabalho e ao esforço, vamos alcançando e superando, mas ao mesmo tempo que atingimos essas metas, estabelecemos novas. Alcançar um objetivo nunca pode ser sinónimo de conformismo. É vital não cair na complacência. O maior risco de uma empresa é pensar que tem o trabalho feito e que os clientes lhe vão bater à porta. Devemos entender que o facto de se ter sido bem-sucedido no passado não significa que se sobrevirá no futuro.

Como disse anteriormente, os próximos cinco anos são muito importantes para nós. Elaborámos um plano estratégico ambicioso, com o qual queremos não só consolidar a nossa posição, como também posicionar-nos como a empresa de referência no sector, tanto em Portugal como em Espanha. Apesar desta crise económica sem precedentes, esta oportunidade é nossa.

 

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