“Sinto-me feliz e motivada pelos desafios que me têm sido colocados”
Sónia Chagas Ratinho tem construído uma carreira de sucesso no Grupo Azevedos e, recentemente, assumiu o cargo de Public Relations & Communication Manager. Em entrevista, mostra-se confiante e empenhada, relativamente às novas responsabilidades e ao futuro.

Sónia Chagas Ratinho, Public Relations & Communication Manager
Gostaríamos de começar por conhecer o seu percurso pessoal, académico e profissional. O que nos pode contar sobre o caminho que tem percorrido?
Considero-me uma pessoa alegre, feliz e com uma enorme vontade de viver. Em poucas palavras, de bem com a vida! Sou mãe de três filhas lindas, que me desafiam todos os dias e me ajudam a crescer e a ser mais forte para enfrentar os desafios pessoais e profissionais.
Academicamente, desde cedo decidi que queria algo na área das ciências, o que acabou por acontecer, ao formar-me em Química Tecnológica. Depois de diferentes experiências profissionais, em distintas empresas, constatei que valorizava muito o trabalho em equipa e a importância da comunicação.
Surgiu, então, a oportunidade de iniciar uma carreira comercial, como Key Account Manager na área de química industrial e, posteriormente, como Delegada de Informação Médica (DIM), numa multinacional americana, o que reforçou o meu gosto pelas pessoas e pela comunicação. Entretanto, licenciei-me em Marketing e Comunicação Empresarial, pois senti a necessidade de alicerçar o meu percurso profissional. Por fim, e depois de ingressar nos Laboratórios Azevedos, também como DIM, fui progredindo dentro do Grupo, em concreto, no Departamento de Marketing: passei pelo Market Research, fui responsável por diversas marcas, e, mais recentemente, pelos Genéricos Azevedos. Hoje lidero, com muita satisfação pessoal e profissional, as Relações Públicas e Comunicação da empresa.
Trabalha no Grupo Azevedos há cerca de 19 anos, onde tem vindo a construir uma carreira de sucesso, evoluindo dentro da empresa. Recentemente, abraçou o novo cargo de Public Relations & Communication Manager. Como está a ser o desafio? Quais as mais-valias de trabalhar no Grupo?
A marca Azevedos faz 250 anos em 2025. É uma marca portuguesa icónica, de capital 100% português, que muito me orgulha e que, na verdade, acredito que muito orgulha quem prescreve os nossos produtos, quem recomenda as nossas marcas nas farmácias e, também, quem as utiliza diariamente.
Como referi, nos Laboratórios Azevedos tenho tido as oportunidades que me têm permitido crescer profissionalmente e eu sinto-me feliz e muito motivada pelos desafios que me têm sido colocados. Mas, no fundo, nada me dá mais satisfação do que constatar que a marca Azevedos se assume, cada vez mais, como uma marca de relevo, considerada pelos nossos parceiros.
O Grupo Azevedos produz medicamentos há quase 250 anos e é reconhecido pela solidez e pela abordagem integral perante a cadeia de medicamentos. Em termos de comunicação, quais as estratégias que utilizam para se destacarem no mercado?
Certamente que a longevidade e a robustez do Grupo, a par da visão integrada da cadeia do medicamento, são eixos sempre presentes nos nossos planos e que permitem manter o crescimento dos Laboratórios Azevedos bem acima da média do mercado, minimizando roturas e potenciando as oportunidades.
Num sentido holístico, em termos comunicacionais, temos diferentes vias, respeitando, obviamente, os públicos-alvo e as necessidades do nosso portfólio, bem como o valor estratégico e o propósito de cada uma das nossas marcas. Assim sendo, destaco a comunicação através das nossas equipas de visita médica e farmacêutica, cuja missão é apresentar as características e benefícios dos nossos produtos. Por outro lado, temos algumas marcas icónicas e bem conhecidas em Portugal, como Vomidrine, medicamento para a prevenção e alívio do enjoo de viagem, uma marca portuguesa, líder da sua categoria, produzida e promovida em Portugal, e isto orgulha-nos todos os dias!
No seu ponto de vista, quais são os fatores que distinguem a equipa e quais os valores pelos quais a mesma se rege?
Vivemos um período entusiasmante, desde há dois anos, na operação portuguesa do Grupo onde me integro, período esse de transformação, que pretende capitalizar a experiência e a história da nossa marca, das pessoas e respetivas equipas. Todo o saber acumulado, desde a produção do 1º medicamento em Portugal, passando pela participação no prémio Nobel de Medicina, atribuído ao Dr. Egas Moniz, até à inovação de vanguarda instalada na nossa unidade industrial, a Sofarimex, influencia-nos positivamente, tal a força deste legado.
A força da história impulsiona a nossa ambição e os resultados provam-no, pois temos uma estratégia bem definida e clara, com o evidente destaque para o valor das nossas marcas comerciais, desde Vomidrine, Nimed Gel e Dolenio, entre outras. Em paralelo, promovemos, ativamente, o trabalho em equipa e a responsabilização construtiva das pessoas, assim como o seu desenvolvimento.
No que diz respeito à progressão de carreira e à afirmação no mundo dos negócios, considera que ainda há uma discrepância entre homens e mulheres? Que medidas é que as empresas poderiam implementar, para que houvesse mais paridade?
Pessoalmente, espero conseguir contribuir positivamente para uma equidade e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, em que nos podemos afirmar nas nossas carreiras profissionais, independentemente do género, sem termos de abdicar da vida pessoal. No fundo, sem abdicar do tempo necessário e de qualidade com os que nos são mais próximos.
Atualmente, os Laboratórios Azevedos apresentam um rácio de 50/50 na sua equipa de liderança comercial, equipa essa em processo de renovação constante e que, baseado no mérito individual, se posiciona de forma competitiva, íntegra e bem alinhada com o passado e o propósito do Grupo.
Para terminar, como é que imagina o seu futuro e que objetivos pretende concretizar, pessoal e profissionalmente?
A nível profissional, e sem quaisquer dúvidas, ambiciono cumprir e superar os objetivos das minhas novas responsabilidades, que culminará na celebração do 250º aniversário da marca Azevedos, em 2025, reforçando o seu valor e o seu reconhecimento por parte dos seus públicos, consumidores e parceiros. A nível pessoal, simplesmente, poder contribuir para a felicidade dos que me rodeiam.