“Potenciamos o crescimento das marcas e negócios dos nossos parceiros e clientes”

Sérgio Gomes, Managing Director da Bubble-go, expôs a forma como a empresa potencia o crescimento das marcas e negócios dos seus clientes e parceiros, através de estratégias digitais ajustadas a cada contexto.

Sérgio Gomes, Managing Director

Mais do que uma empresa de IT, a Bubble-go tem na sua essência uma filosofia, uma abordagem fresca e diferente. Quais os principais fatores que diferenciam a Bubble-go no mercado?

A Bubble-go tem, na sua génese, uma filosofia e uma forma de estar com Colaboradores, Clientes e Parceiros totalmente diferenciadora. Entendemos que o nosso propósito, a nossa missão é criar relações de confiança baseadas na integridade, honestidade e transparência, complementaridade, e com os olhos postos no garante do bem-estar de todos e na sustentabilidade do nosso Planeta.
Procuramos a excelência e a qualidade em tudo o que fazemos, mas sempre com o foco nas relações de confiança com toda a nossa rede de contacto. Esta filosofia e forma de estar da Bubble-go reflete-se no facto de praticamente todos os nossos Parceiros e Clientes estarem connosco desde o início. Para nós, só faz sentido a Bubble-go existir e estar no mercado desta forma, e estes são claramente fatores que nos diferenciam nesta área exigente e cada vez mais tão concorrida.

Com seis anos de existência, no mercado português e internacional, acredita que, neste momento, a empresa está mais forte, preparada e com as ferramentas necessárias para alcançar o grande objetivo, a vossa missão: Tornar-se a Rede Tecnológica e Digital mais Fiável da Europa?

Ao longo da nossa existência foi possível assistir a um crescimento gigante em vários sentidos na Bubble-go.
Começámos com cerca de seis Colaboradores num espaço de cowork em Lisboa, e até à data construímos uma empresa com mais de 80 Colaboradores distribuídos por três localizações: Portugal, Suíça e Madagáscar. Durante este período, os desafios enormes que se foram colocando no nosso caminho fizeram-nos arregaçar as mangas e trabalhar de forma sólida e consistente para sustentar este crescimento com a definição de estratégias, criação de processos, ferramentas e mecanismos sólidos e fiáveis, que nos deixam cada vez mais próximos de alcançar a nossa missão e tornarmo-nos na Rede Tecnológica e Digital mais Fiável da Europa.

Nos últimos tempos, a tecnologia tem-se tornado, não só numa mais-valia, mas um elemento incontornável nas empresas. De que forma a oferta da Bubble-go responde, diretamente, a esta crescente necessidade de mercado?
Nas últimas décadas, a tecnologia tem vindo a assumir um papel preponderante no crescimento dos negócios e das empresas. É evidente, a urgência em acelerar processos, tornando-os mais digitais. Foi conscientes desta necessidade, que criámos e desenvolvemos a nossa oferta para uma resposta clara e direta. Na Bubble-Growth potenciamos o crescimento das marcas e negócios dos nossos Parceiros e Clientes através da análise, definição e implementação de estratégias digitais ajustados ao contexto e com os olhos postos à frente da necessidade atual. Queremos estar mais além do que o mercado exige no presente. Com o Bubble-Geek propomos dar as melhores soluções tecnológicas com recurso às mais adequadas tecnologias, de forma segura, acessível, fiável e escalável para as ideias dos nossos Parceiros e Clientes. Usamos a tecnologia ao serviço das suas e nossas ambições. Por fim, a mais recente oferta, o Bubble-Green, conscientes dos sinais do nosso Planeta, procuramos reduzir o impacto ambiental e a carbon footprint dos nossos Parceiros e Clientes, desenvolvendo a sua atividade no mundo digital de forma mais sustentável e eco-friendly.

Concretamente, como a empresa cria soluções “amigas” do ambiente, promovendo o respeito pelo Planeta Terra. E de que modo podem ser um exemplo para outros?

Na Bubble-go, trabalhamos em conjunto com os nossos Parceiros interessados em reduzir a sua pegada carbónica de uma forma próxima. Realizamos um conjunto de ações junto dos mesmos, para construir uma estratégia de desenvolvimento sustentável das soluções. São várias as fases neste processo, começamos por fazer uma auditoria ao ambiente de trabalho dos Parceiros, apoiamos na sensibilização dos seus Colaboradores por exemplo com Workshops e Team Buildings, elaboramos a estratégia de transformação de todo o seu ecossistema de IT, fazemos a eco-conceção das soluções de forma otimizada através de técnicas de desenvolvimento sustentáveis, realizamos ações de formação a todos os intervenientes no processo, implementamos uma estratégia de change management e no final fazemos uma análise dos resultados para garantir que obtivemos a tão desejada redução da pegada carbónica. Por fim, caso o Parceiro tenha interesse apoiamos na sua certificação. Certificação lançada em 2019 no mercado Francês, “Numérique Responsabe” do “Institut du Numérique Responsable” and the Collectif GreenIT, da qual somos pioneiros.

Para além das vossas três principais ofertas: Bubble-Growth, Bubble-Geek e Bubble-Green, que outros projetos e iniciativas estão em curso? Que novidades podemos esperar?

Para além dos três pilares da nossa atual oferta, no decorrer deste ano de 2023 vamos ter algumas novidades naquilo que será a nossa área de atuação. Até hoje, o nosso foco foi o mercado internacional, mas este ano será um ano de mudança nesse aspeto. Pretendemos consolidar a nossa entrada no mercado nacional de forma consistente. Planeamos arrancar com a nossa área de R&D onde queremos investir e desenvolver capacidades em áreas relacionadas com a Web3 e Inteligência Artificial. Temos também em marcha um plano de apoio à criação de start-ups com ideias inovadoras. Paralelamente, queremos continuar a reforçar a nossa ligação com o universo universitário através de Parcerias que possibilitem a integração de alunos no mercado de trabalho com o acompanhamento adequado e apostar cada vez mais na formação e certificação dos nossos Colaboradores a todos os níveis: técnico, comportamental e desenvolvimento pessoal.

Futuramente, qual a estratégia da Bubble-go para continuar a assumir-se no sector e qual o papel do seu Capital Humano?           

Há um objetivo macro claro para o futuro próximo da Bubble-go, que é o de expandir esta nossa Rede de Confiança quer a nível nacional como internacional através de inclusão de um número de Parceiros cada vez maior, que estejam alinhados com os nossos valores, o motor da empresa, e que valorizem a nossa forma de estar. Para isso, contamos e investimos, como sempre fizemos, com o nosso Capital Humano. Há algo que repetimos vezes sem conta, e que é para nós uma verdade inquestionável, a Bubble-go são as pessoas. Nada do que alcançámos até hoje seria possível sem o trabalho árduo, o compromisso, a dedicação e entrega, o profissionalismo e a vontade de fazer sempre mais e melhor dos nossos Colaboradores. Este é e será sempre o nosso elemento imprescindível. E, seguramente, a força motriz que permitirá à Bubble-go prosseguir os objetivos.

You may also like...