Rostos do sucesso do empreendedorismo jovem nos Açores

O amor e dedicação por Santa Maria é percetível nas palavras de João Figueiredo e Ricardo Botelho, dois jovens empreendedores, que, beneficiando das potencialidades da região, criaram os seus negócios, como nos revelaram em entrevista à Revista Business Portugal.

 

O arquipélago dos Açores é um lugar de várias surpresas, entre elas, Santa Maria, “um lugar mágico para se viver”. A paixão pela terra é revelada por dois jovens empreendedores, que pretendem explorar todas as suas potencialidades e mostrar o muito que há para fazer. Para João Figueiredo, Santa Maria tem tudo o que precisa para ser feliz, “é um sítio pequeno, condicionado por ser menos desenvolvido e muito calmo”, mas é precisamente isso que aprecia. Ricardo Botelho partilha da mesma opinião, “a ilha é um lugar único para viver, um recanto no atlântico com uma beleza natural e características muito próprias.”

 

O empreendedorismo jovem nos Açores

Para além da paixão pela terra que os viu crescer, os empresários, têm em comum a veia do empreendedorismo. Enquanto jovens, vêm o empreendedorismo nos Açores com grande orgulho. Na visão de João Figueiredo, nos últimos anos, tem-se sentido uma grande evolução “Os apoios que vêm da união europeia nas mais diversas áreas, são uma grande ajuda na viabilização de projetos”, destaca. O crescimento “notório” do empreendedorismo, na região, deve-se, sobretudo, à “elevada procura turística e aos apoios económicos disponíveis na área”, como nos confidencia Ricardo Botelho.

Nessa perspetiva, os dois jovens lançaram-se no mundo empresarial e criaram a BuildingAzores e a NautiBotelho. Embora com mercados e clientes diferentes, há um cruzamento no trabalho das empresas. “Existem clientes do Ricardo que vêm ter comigo e vice-versa”, como nos explica João Figueiredo.

 

Buildingazores

João Figueiredo, Findador

A Buildingazores tem como principal objetivo a mediação imobiliária, a execução de projetos de construção, gestão e fiscalização, motivo pelo qual, em tudo o que envolva estas vertentes a empresa tem capacidade e disponibilidade para tratar

Em 2015, João Figueiredo criou a BuildingAzores, que surgiu para desenvolver o mercado da construção e imobiliário em Santa Maria. O projeto já estava presente na vida de João, desde 2011, após a conclusão de um estágio profissional na Câmara Municipal. Durante esse tempo identificou diversas lacunas na ilha, nessa vertente, e percebeu que poderia ajudar a melhorar os serviços existentes. O projeto foi crescendo e tornou-se “inevitável” o aparecimento oficial da BuildingAzores. A atividade principal da empresa desenvolve-se nas áreas de execução de projetos, gestão e fiscalização – principalmente com o cliente que vem de fora da ilha. “Prestamos todo o apoio desde a compra, consultoria, execução do projeto e desenvolvimento da obra.” A relação próxima que João Figueiredo mantém com os clientes, permitiu-lhe criar, recentemente, o serviço de gestão de propriedades: quando os clientes não se encontram na ilha, a empresa disponibiliza-se a gerir as propriedades daqueles.

 

 

NautiBotelho: o estaleiro com todas as valências implementado na Marina de Vila do Porto, nos Açores

Ricardo Botelho, Fundador

No seio familiar, Ricardo Botelho, sempre vivenciou uma forte ligação ao mar, com a prática de atividades náuticas e pesca lúdica, que alimentou, no jovem, o interesse pelos barcos. Enquanto estudava Mecatrónica, nos tempos livres, “ajudava numa empresa do ramo náutico”, onde teve oportunidade de conhecer pessoas ligadas ao ramo. No regresso a Santa Maria, iniciou o percurso profissional no ramo automóvel, “um negócio já existente na família”. Mais tarde, “fruto de contatos feitos no continente”, foi contactado por uma empresa para prestar apoio numas embarcações que tinham vendido para a ilha e, desde então, foram surgindo serviços em embarcações. Com o surgimento da Marina de Vila do Porto, em 2008, que dispõe de um Pórtico com capacidade para levantar embarcações até 75 toneladas e de um atrelado capaz de varar e movimentar catamarans na rampa, estava prevista uma área destinada a lojas e estaleiro naval, dado o crescimento do mercado náutico na ilha. Ricardo criou, em 2012, a NautiBotelho, onde construiu a sua loja e estaleiro, com cerca de 375m2, onde se desenvolve toda a atividade relacionada com a reparação e manutenção náutica.

Com uma localização privilegiada, a NautiBotelho presta serviços nas áreas de mecânica, hidráulica, eletricidade, eletrónica, carpintaria naval, fibras poliéster e epóxi e pintura. Nos últimos anos, os barcos que visitam Santa Maria têm vindo a aumentar, provocando um crescimento no negócio e economia local. NautiBotelho já é um estaleiro de referência na Região, fruto da dedicação e qualidade na prestação dos seus serviços.

 

O mercado estrangeiro é um dos focos do negócio destes dois jovens empreendedores

Não desvalorizando o mercado local, o cliente estrangeiro é um dos suportes das duas empresas, onde se destacam e especificam, para marcar a diferença. Nesse sentido, a BuildingAzores e a NautiBotelho mantêm as mesmas ambições e objetivos, os quais não foram alterados com a pandemia. A BuildingAzores “não se sentiu qualquer quebra no trabalho”, apenas se registou uma quebra na venda de imóveis, uma vez que 80 por cento das mesmas se destina ao cliente estrangeiro. Para 2021 a NautiBotelho tem previsto um investimento na ampliação das instalações em mais de 150 m2. Ricardo Botelho salienta que “com este investimento, vai melhorar muito a oferta dos serviços, elevando a qualidade do estaleiro”. Todos os negócios foram, direta ou indiretamente, afetados pela pandemia, mas a NautiBotelho prevê para 2021 “um ano de contínuo crescimento e investimento, no sentido de potenciar o desenvolvimento da economia local e regional.”

 

 

Entre o mar e a terra, os Açores são o destino de sonho para quem quer estar junto da natureza no seu estado mais puro. Um verdadeiro paraíso perdido no meio do Oceano Atlântico. E apesar da realidade atual, os Açores continuam a ser um destino de eleição. Se por um lado, a nível empresarial, a pandemia colocou grandes desafios, por outro impulsionou a reinvenção dos negócios, resultando num crescimento da economia local e dos Açores.

 

________

BuildingAzores

Morada: Largo da Matriz, n.º 22 C, 9580-510 Vila do Porto

Santa Maria, Açores

Contacto: 965 545 143

Email: geral@buildingazores.com

Site: www.buildingazores.com

Nautibotelho

Morada: Marina Vila do Porto, 9580- 541 Vila do Porto

Contacto: 965 785 477

Email: geral@nautibotelho.pt

Site: www.nautibotelho.pt

 

You may also like...