Restaurante Prazeres: O prazer de comer bem em Olhão
A Avenida 5 de Outubro, em Olhão, é conhecida pela sua enorme quantidade de restaurantes. Em frente ao mercado da cidade, encontramos o restaurante gerido por bruno brito e pelo chef Paulo Filipe, com uma equipa de seis pessoas, este restaurante de Olhão dá a conhecer o que de melhor se faz na gastronomia algarvia.
Quem passa em frente ao mercado de Olhão não consegue ficar indiferente ao restaurante Prazeres. Com uma esplanada pequena, mas evidente, o destaque vai para a sua montra de peixe exterior, que apresenta a frescura do que melhor se pesca na Ria Formosa.
Esta casa nasceu em 2013. Nessa altura, “os turistas estavam a vir todos para a baixa da cidade e tinha acabado de abrir uma grande unidade hoteleira, que estava a dinamizar muito a cidade. Estudámos o público e percebemos como utilizar os nossos produtos, vindos da Ria Formosa – sobretudo o marisco e o peixe – e trabalhá-lo de forma tradicional para agradar àqueles que iam ao nosso restaurante”.
Gastronomia algarvia típica
O novo restaurante Prazeres surgiu numa altura difícil, economicamente, mas optamos sempre pela qualidade: “os nossos produtos são sempre frescos e não há nada que não seja confecionado na hora. No que respeita ao marisco, que está muito presente nos nossos pratos, este é comprado duas vezes por dia, uma antes de o restaurante abrir para os almoços e outra antes dos jantares terem início. O chef Paulo Filipe é o responsável pelas compras”.
Questionado sobre a quantidade de peixe necessária para fazer funcionar o restaurante, o chef afirmou que, diariamente, são consumidos muitos quilos de peixe e marisco: “a nossa matéria-prima é o peixe e o marisco que provém da Ria Formosa. Salvo algumas excepções, todo o nosso marisco vem desta ria”.
Paulo Filipe explicou ainda que a variedade de pratos confecionados com base no peixe é imensa. “Temos várias cataplanas – de bacalhau, marisco, tamboril, atum, polvo – que levam cerca de 30 minutos a preparar, entre a preparação do prato em cru e o momento da cozedura”.
Este é um dos pratos mais pedidos pelos clientes, bem como a mariscada, também muito solicitada. “A maioria dos nossos clientes é estrangeira – essencialmente inglesa, francesa e italiana -, pelo que fica fascinada com a apresentação dos pratos e mesmo com o próprio conteúdo, pois há muitos turistas que não têm um acesso fácil a peixe e marisco no seu país de origem. Muitas vezes, escolhem um prato por sugestão nossa e ficam fascinados com aquilo que lhe apresentamos”.
Um dos pratos com maior sucesso, e que foi criado pelo chef Paulo Filipe, é o peixe na telha, “é um prato que não se vê noutros restaurantes, porque foi o nosso chef que criou”, explica Bruno Brito.
O chef do restaurante Prazeres conta que o peixe na telha é um prato feito no forno, cuja característica única é a de que o peixe – atum, linguado, sardo, pargo, dourada, robalo, entre outras espécies – é cozinhado em cima de uma telha de barro e é assim que é servido ao cliente. “É sempre feito no forno e acompanha com os ingredientes típicos de um assado, todos eles portugueses e comprados no mercado aqui em frente. Todos estes pratos são confecionados na hora e o que atrai os clientes é exatamente isso – o facto de serem tão tradicionais e frescos“.
Apesar de o restaurante Prazeres ser conhecido pelo seu peixe, os clientes têm também oportunidade de experimentar pratos de carne. “A novidade agora é o bife na pedra, que os clientes adoram. Vai para a mesa o bife, acompanhado de uma pedra de granito quente e são os próprios clientes que cozinham a sua refeição”. Outras sugestões para os amantes de carne são a picanha grelhada com camarão ou o bife de frango com molho de cerveja.
Para terminar a refeição, nada melhor que uma sobremesa e Bruno Brito assegura que a mousse de chocolate do seu restaurante é digna de nota: “fazemos mousse confecionada como antigamente. Temos o segredo e é uma mousse divinal”.
A carta de vinhos está, também ela, trabalhada ao pormenor, algo fundamental para um restaurante-marisqueira. “Tenho uma carta extensa, com vinhos de todas as regiões de Portugal, do Norte ao Sul, mas destaco os vinhos algarvios, quer sejam brancos, tintos ou rosés, particularmente os da Quinta do Morgado da Torre, cujo vinho branco, por ser suave, é perfeito para acompanhar uma mariscada”.
Paredes repletas de carinho
No restaurante Prazeres, um cliente satisfeito pode deixar a sua satisfação patente na parede da casa. A atriz Margarida Vila-Nova iniciou a tradição e, desde então, têm-se multiplicado as mensagens de carinho e agradecimento pelo bom tempo e a excelente refeição proporcionados. “A mensagem desta atriz está emoldurada porque ela foi a primeira a assinar a nossa parede. Depois dela, já recebemos outras personalidades como a cantora Teresa Salgueiro, o futebolista Rui Costa e um grupo de teatro que, anualmente, vem atuar para crianças, na região”.
Constatações como a atenção e o rigor do atendimento, a excelente confeção de comida e a qualidade dos produtos utilizados são sempre destacados pelos clientes.
Também na ferramenta TripAdvisor o restaurante Prazeres faz sucesso, sendo a casa com mais avaliações, somando já mais de mil. Os comentários seguem a vertente de agrado e felicitação das mensagens deixadas na parede do restaurante. Por esses motivos, Bruno Brito afirma que a necessidade de ser melhor a cada dia está sempre presente: “queremos proporcionar uma experiência fantástica aos nossos clientes. Queremos que se sintam em casa, sem que os pressionemos para nada, mas em simultâneo estando atentos, para que nada lhes falte e temos sido recompensados por isso. É muito bom”.