Se gosta de óculos, gosta da Opticália

“Porque andamos de mão dada com as últimas tendências. Porque lhe propomos um vasto catálogo de óculos para que possa encontrar aqueles que lhe dizem mais e que melhor complementam o seu estilo. Porque contamos com marcas exclusivas como a MangoCusto BarcelonaHackettPedro del HierroVictorio & LucchinoDavidelfinAmichiPepe JeansPull&BearJavier Larrainzar e THELOOK”. Conversamos com Cidália Ferreira, da Opticalia Esenor.

 

Porquê a aposta nesta rede?

A aposta na rede Opticalia foi uma decisão pensada e ponderada, em que decidimos com base no relacionamento pessoal de mais de 25 anos com as pessoas que lideram este projeto em Espanha e Portugal. Só tendo muita confiança nas pessoas à frente do projeto é que faria sentido avançarmos para um grupo.

Todos os percursos têm altos e baixos. Como tem sido o percurso desta empresa?

Como diz e muito bem, os percursos têm sempre momentos mais altos que outros, mas acreditamos que é assim que se aprende, se cresce e que se evolui. No caso da nossa empresa não foi diferente, mas temos hoje em dia muito orgulho em olhar para o que construímos e vermos que temos tido sempre um crescimento ao longo dos anos, sustentando no nosso trabalho e numa equipa que no dia a dia coloca em prática toda a nossa filosofia da empresa.

 

Quantas lojas tem atualmente?

A Opticalia Esonor já conta neste momento com 11 lojas localizadas em Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia (quatro lojas), Paredes, Penafiel, Paços de Ferreira, Póvoa de Varzim e Rio Tinto.

 

Para além da venda de óculos, que outros serviços oferecem?

Cada vez mais nas nossas óticas há muito mais do que a simples venda de óculos. Há toda uma experiência de compra que para nós é fundamental. Começa no momento do exame visual e que no caso da Opticalia Esonor, temos um serviço permanente premium em optometria e contactologia que é assegurado por 19 optometristas licenciados pela Universidade do Minho. Por outro lado, trabalhamos diariamente para desenvolver cada vez mais o profissionalismo e o atendimento que o cliente tem quando se dirige a uma das nossas lojas, daí que tenhamos um serviço de visagismo assegurado por 20 técnicos de vendas devidamente especializados em cada uma das nossas lojas. Fazendo com que os clientes saiam encantados, e o ato de compra seja um momento mágico de satisfação total ,devido ao aconselhamento técnico e visual de todos os intervenientes no processo.

 

No mundo de trabalho, onde o homem é dominante e consegue facilmente chegar a líder, como foi o caminho percorrido até chegar à chefia?

Comecei como funcionária de uma multinacional, mas sempre fui muito ambiciosa e tive os meus objetivos muito bem definidos e sabia exactamente o queria e estava disposta a trabalhar para o conseguir. Depois de dois anos e meio a trabalhar para outros, criei a minha própria empresa e a minha primeira loja. Acho que mais do que ser homem ou mulher, o importante é sabermos o que queremos, não baixarmos os braços, e lutarmos pelo que acreditamos.

 

 Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer pela equivalência na renumeração?

Penso que temos um caminho a percorrer em termos de determinação, definição de objetivos, espírito de sacrifício e trabalho. Principalmente em sonhar com o que se realmente quer. Temos uma cultura que sempre foi muito opressiva em relação ao empreendedorismo e que agora aos poucos se começa a mudar. Na nossa empresa o género não é importante, temos mais mulheres que homens, mas ambos são tratados da mesma forma e tem mesmas obrigações e regalias dentro da empresa. Existem muitos outros fatores mais importantes que o género, como o desempenho de funções que lhe são atribuídas, a disponibilidade, a motivação, a ambição, a vontade de evoluir constantemente e ser boa pessoa. São tudo fatores que consideramos essenciais para o sucesso profissional.

Por onde passo o futuro da empresa?

Sempre por fazer melhor a função a que nos propomos. E por agarrar as oportunidades que irão surgindo… Talvez até novas aberturas…

 

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