Restaurante Gabriel, Ericeira

Prático e leve, o grelhado na brasa é uma ótima opção para qualquer época do ano. Seja peixe ou carne na brasa: um assador experiente e a frescura dos produtos – fazem toda a diferença! Por isso, nesta edição, a Revista Business Portugal apresenta-lhe o “Gabriel” – o local ideal para saborear um grelhado de excelência!

Homónimo do criador, o “Gabriel” é um restaurante com mais de 35 anos de história, no número 9 do Largo dos Navegantes, na vila turística da Ericeira. Seja peixe ou carne, o “Gabriel” é conhecido por servir bons e saborosos grelhados, razão pela qual a Revista Business Portugal foi conhecer o espaço e esteve à conversa com Isabel Silva e Sebastião Campos – os proprietários do restaurante.
O nome do restaurante é uma homenagem a Gabriel Campos – o fundador de um pequeno snack-bar, repleto de carisma que, atualmente, dá lugar a um amplo restaurante com capacidade para mais de 100 pessoas sentadas.

A “Cultura do Assador”
Uma figura icónica da Ericeira, Gabriel Campos foi um afamado assador de sardinhas que passou ao filho toda a “cultura do assar” que perdura, ainda hoje, no restaurante.
Com produtos frescos, o restaurante “Gabriel” conta com a sabedoria de um assador experiente – Sebastião Campos e seu colaborador Jefferson, desde a reabertura da casa. O homem responsável pelas brasas conta com mais de 40 anos de experiência na preparação e confeção de grelhados excepcionalmente saborosos. Trata-se de uma habilidade que herdou e desenvolveu com o acompanhamento do pai.
Hoje em dia, ampliado e remodelado, o snack-bar transformou-se num restaurante acolhedor e ideal para quem aprecia comer um bom grelhado. Sediado numa zona privilegiada da vila turística da Ericeira, o restaurante encontra-se em frente ao hotel Vila Galé e muito próximo da Praia do Sul. Com uma decoração peculiar, o restaurante conta com duas salas de jantar e com uma ampla esplanada para os dias quentes de Verão. Quem pela primeira vez entra no restaurante da Ericeira vê, imediatamente, uma montra de vidro repleta de peixe fresco (como carapaus, linguados, sardinhas, espetadas de lulas, douradas, robalos, salmonetes, entre muitos outros). A este respeito, Isabel Silva afirma: “O cliente entra e escolhe o peixe que quer comer. O nosso cliente é uma testemunha da frescura e qualidade dos nossos produtos. Esta montra era uma ambição que o meu marido sempre teve e que, com a remodelação, foi possível concretizar. Estamos muito satisfeitos e os clientes adoraram a iniciativa.”
São muitos os detalhes que preenchem a decoração dita “peculiar” que caracteriza o “Gabriel”. Entre azuis e beges, quem visita o restaurante encontra um cenário que se adequa ao dia-a-dia de quem está de férias. Tanto os acabamentos, como o próprio ambiente remetem o visitante para a praia, com tons neutros que transmitem serenidade e calma.

Ideal para Confraternizar em Família
Ideal para confraternizar em família, o restaurante “Gabriel” tem, ainda, uma casa de banho destinada aos mais pequenos. “Foi uma ideia que tive e pareceu-me ser uma boa aposta”, confessa Isabel Silva, “criar uma casa de banho para o uso, exclusivo, das crianças. Foi tudo feito à medida dos mais pequeninos e tanto os pais, como os filhos ficam fãs do pequeno espaço”.
Apesar da restruturação, o espaço não perdeu a identidade que sempre o definiu. “A arte de bem servir” continua a ser aquilo que mais fortemente caracteriza o restaurante “Gabriel”. Em entrevista à Revista Business Portugal, Sebastião Campos confessa que o segredo da longevidade do espaço é “a qualidade que conseguimos manter desde a abertura deste espaço”. O proprietário sublinha, inclusive, que “temos clientes que nos visitam desde sempre e temos, ainda, aqueles que nos aparecem aqui por referência. São muito aqueles que cá aparecem por indicação de outros e, depois, temos os estrangeiros. A Ericeira é um ótimo local para visitar e para comer também.” A dinâmica familiar que orienta o restaurante desde a génese é a âncora que garante a firmeza do estabelecimento há mais de 35 anos. Diz respeito a uma forma de estar que persevera gerações e que inspira as 14 pessoas (em época alta) que trabalham no “Gabriel”. Jovens com dinâmica e simpatia, prontos a servir sorrisos e amabilidade a todos os visitantes da casa.

You may also like...