Reinventar o mundo corporativo

Sofia Manso, CEO da Academia da Felicidade, dá a conhecer o universo da organização e o seu foco em reiventar o mundo corporativo.

 

Sofía Manso, CEO

 

 

Como nasce a Academia da Felicidade e que balanço faz?

Num mundo onde a linha entre a vida pessoal e profissional se torna cada vez mais ténue, emerge uma nova realidade: a importância do bem-estar e felicidade no ambiente de trabalho. É neste contexto que surge a Academia da Felicidade, uma iniciativa pioneira focada em reinventar o mundo corporativo. A génese da Academia da Felicidade reside na constatação de um novo movimento global. Quando pessoas com missões, propósitos e visões alinhadas se cruzaram – Ricardo Costa e Sofia Manso – perceberam a emergência de uma nova era e a urgência de agir. Uma era onde o foco se desloca para colocar as pessoas no centro de todas as decisões corporativas, onde se observa um novo paradigma no modelo de trabalho. As dinâmicas de escolha inverteram-se: agora são as pessoas que escolhem as empresas e não as empresas que escolhem as pessoas. A Academia da Felicidade é mais do que uma instituição, é um movimento, uma chamada para a ação. Com esta abordagem inovadora, estamos a definir não só o futuro do trabalho, mas também das gerações futuras, onde o sucesso empresarial e a satisfação pessoal andam de mãos dadas.

Que serviços são disponilizados?

A orgânica da Academia faz jus aos seus valores de criar valor no maior número de pessoas, sendo que a CEO da Academia procurou um conjunto de pessoas formadas, especialistas em diversas áreas, de todo o país, para que em conjunto façam a implementação dos processos nas empresas. Existem competências-chave a serem alcançadas ao almejar qualquer dos programas, precisamos conhecer a empresa e de seguida apresentamos a nossa melhor proposta para atingir os objetivos de maior felicidade e produtividade”. No que diz respeito à formação para as empresas, desenvolveram-se processos direcionados para uma liderança positiva, equipas positivas, talento (encontrar e gerir) e programas construídos à medida para as empresas – 360º Tailor-Made. A Certificação para empresas é um desafio que lançamos às empresas, ao criarmos uma rede de certificação de empresas, de acordo com a norma, com métricas que nos ajudaram a identificar as culturas organizacionais predispostas para o bem-estar do colaborador. O Academia da Felicidade Club surge em resposta às pessoas que ambicionam fazer parte desta comunidade, até ao momento, com uma inscrição vitalícia, a terminar ao chegar aos 1.000 membros, com formações, acesso a eventos, descontos, e muito mais.

Qual a importância do bem-estar e felicidade no trabalho?

Se considerarmos que passamos aproximadamente metade das nossas horas acordados a trabalhar, torna-se imperativo que as organizações sejam também santuários de contentamento e bem-estar. É aqui que entra a Criação de Valor através das Pessoas. A Academia da Felicidade é, assim, mais do que uma instituição, é um farol que ilumina a jornada da descoberta pessoal e profissional. E no final dessa jornada, o que resta não é apenas um legado de realizações, mas um mundo enriquecido pela compreensão profunda do que significa ser humano, ao tornarmos o ambiente de trabalho num espaço saudável e de crescimento contínuo.

Quais as expectativas para o evento Liderança Positiva, de 19 a 21 de abril, no Porto, e de 17 a 19 de maio, em Lisboa?

Serão três dias de imersão, com mais de 20 expertises, arquitetados de forma completamente disruptiva de todo o tipo de formação. Será uma viagem de conhecimento aliada à prática, com 15 módulos direcionados para a liderança enquanto líder, líder que cuida de pessoas e líder de marca com resultados. Estamos muito entusiasmados com a construção deste programa diferenciado, apesar de conscientes o quão ambicioso é. Iremos ainda acompanhar individualmente os participantes, durante três meses, para garantir que não seja apenas um momento, mas uma contínua nutrição da semente da liderança positiva. Será memorável, transformador, e a repetir.

Que mensagem gostaria de deixar a todas as mulheres líderes (ou que aspiram a liderança)?

Qualquer mulher pode ser uma líder de sucesso, quer seja inata ou não. É para isso que existe a Academia da Felicidade, também para transmitir as competências necessárias para a liderança feminina ou masculina. A liderança feminina é um farol de diversidade, empatia, força e resiliência. Em cada decisão tomada e em cada equipa que lideram, mulheres líderes, tecem a fibra da inclusão e da perspetiva ampla que desafia o status quo. Continuem a liderar com a convicção de que o equilíbrio de género é mais do que uma métrica — é um catalisador para a inovação e a excelência.

You may also like...