Um exemplo de liderança com equilíbrio

A marca Dove celebra 20 anos e, a propósito deste marco e do Dia Internacional da Mulher, entrevistámos Teresa Burnay, Diretora de Unidades de Negócio e Media da Unilever.

 

Teresa Burnay, Business Unit & Media Director

 

Março é considerado o mês da Mulher e da luta pela igualdade de direitos entre géneros. Como é que a representação feminina na liderança pode afetar a cultura organizacional e a tomada de decisões?

A diversidade, seja de género, etnia, cultura, ou qualquer outra forma de diferenciação das pessoas, enriquece qualquer equipa. Quando integramos na liderança de uma empresa, com uma multiplicidade de backgrounds e pontos de vista, estamos de forma inerente a criar um processo de tomada de decisões muito mais representativo do mundo que nos rodeia. Esta panóplia de diferentes visões sobre o mesmo problema garante que as estratégias e soluções definidas sejam analisadas sob diferentes lentes, considerando as necessidades e reações de todos os stakeholders impactados. É uma forma de desafiar o status quo, e inconscientemente ser imparcial, mantendo uma postura de constante aprendizagem e adaptação à realidade. Ter liderança feminina numa empresa como a Unilever, de mass market, onde a maioria dos produtos são consumidos por homens e mulheres na mesma proporção da população, mas comprados por uma percentagem maior de senhoras, é imprescindível. Que forma melhor de compreender e comunicar com quem servimos do que sermos uma dessas pessoas? O meu estilo de liderança assenta em inclusão, adaptabilidade, inovação e propósito. Prevalece a inteligência coletiva sobre a individual, as decisões devem ser boas para o negócio, mas também refletir o mundo em que vivemos e as pessoas que servimos.

A propósito do Dia Internacional da Mulher, que palavras gostaria de dedicar às mulheres que veem em si um modelo a seguir?

Antes de falar de mim, gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar o quão importante este dia é para mim pela luta que simboliza e pelas conquistas que demarca. No entanto, o meu maior desejo é que deixe de existir a necessidade de um Dia da Mulher, algo ainda distante! Por um lado, temos imensas estatísticas que comprovam as vantagens de uma liderança de género equilibrada (por exemplo, mais 25% de probabilidade de lucros acima da média – McKinsey&Company, 2020). Por outro lado, são dececionantes os números com que ainda nos deparamos: na Europa as estatísticas variam muito entre países, dependendo da existência de sistemas de quotas ou não, mas a média de mulheres em cargos de board é 34% (Gender Equality Index 2022) e a de CEOs acima de 10%; enquanto em Portugal apenas 6 em cada 100 CEOs são do género feminino (Women Matter, McKinsey).
O meu testemunho… é possível ter uma carreira de sucesso, ser mãe e feliz no casamento, ter vida social, e ainda tempo e disponibilidade para darmos um pouco de nós aos outros, quando isso faz parte do nosso propósito pessoal. Porém, nunca ponham a carreira à frente desse propósito, façam tudo de forma equilibrada ou acabam por descobrir que estão a subir a “escada” errada. Não receiem a mudança e arrisquem desafios fora da zona de conforto.
Só é impossível para quem não tenta!

O propósito da marca Dove – que celebra este ano 20 anos – é tornar a beleza numa fonte de confiança, desconstruindo estereótipos. Sente que é cada vez mais crucial defender a importância da beleza real?

Sem dúvida que é cada vez mais importante. Salvo o pleonasmo, a beleza da Beleza Real é o quão próximo o conceito é de cada um de nós e ao mesmo tempo o quão abrangente é, permitindo que sob a sua alçada se vão adereçando inúmeros temas da atualidade que afetam, de uma forma ou outra, a autoestima e têm de ser desconstruídos. Começámos por abolir a distorção de imagens e o uso de modelos das nossas campanhas, promovemos a adoção de medidas idênticas no resto da indústria da moda e publicidade, disponibilizando até bancos de imagens de mulheres reais a todo o mercado. Sempre com base em estudos e dados concretos que comprovam a relevância dos temas abordados, temos desenvolvido campanhas de sensibilização para o uso excessivo de redes sociais e filtros associados às mesmas, o impacto da idade na autoestima das mulheres, abordado problemas como distúrbios alimentares ou perturbações mentais, tendo até lançado uma petição para maior regulamentação da segurança digital para crianças e jovens. Em parceria com a Epis e o Ministério de Educação, disponibilizamos conteúdos para pais e professores, apoiamos com formação aulas sob o tema da autoestima, lecionadas na disciplina de Cidadania do 3º Ciclo do Ensino Básico. O nosso maior orgulho é o impacto que todo este trabalho tem tido não só na marca e nos seus consumidores, mas principalmente em todo o mercado. Hoje são inúmeras as marcas que já seguiram os nossos passos e atuam todos os dias para que as pessoas não se sintam intimidadas pela publicidade, mas sim incluídas e familiarizadas.

You may also like...