“Proximidade constante e transparência com o cliente”
Proximidade constante com o cliente e transparência são os lemas que Cátia Neves Tavares defende como a chave do seu sucesso: “Tentamos sempre estar o mais próximo possível do nosso cliente e tratamos todos os casos com a máxima transparência”.
Sendo líder de um projeto da dimensão do CNT Avocats, a nossa entrevistada refere que “o querer ser exemplo é a minha maior arma, faz-me querer ser melhor todos os dias”. Na sua ótica, para se atingir uma liderança de excelência os principais pontos são “a competência, a humildade e a empatia, de forma a conseguirmos sempre perceber o lado do outro”. Na CNT Avocats são fluentes nos idiomas inglês e francês, mas pelo facto da Cátia Neves Tavares ser de nacionalidade francesa e portuguesa, o escritório tem um profundo conhecimento no mercado francês, trabalham essencialmente na área do Direito Imobiliário, Societário, de Imigração, e Contencioso ligado a estas áreas. Operam maioritariamente, no mercado francófono, seguido do norte-americano (EUA e Canadá), países do médio-oriente e do mercado asiático.
A evolução do sexo feminino na Advocacia
A advocacia foi durante muitos anos vista como uma área maioritariamente de homens “nos dias de hoje já vemos uma grande mudança, por exemplo, antigamente víamos as turmas das áreas de direito com a maioria de alunos do sexo masculino, hoje já acontece o contrário”. A CEO da CNT Avocats refere que apesar das mudanças “infelizmente, nós mulheres, na advocacia, ainda sofremos muito devido à falta de direitos, no ponto de vista da maternidade, e isso é que lamento muito”. Quando esteve grávida, Cátia sentiu na primeira pessoa a falta de proteção, a injustiça no mundo da justiça, e percebeu que muitas vezes as próprias mulheres têm falta de sensibilidade e empatia umas com as outras. “A Ordem dos Advogados tem uma responsabilidade muito grande e ainda muito a fazer, de forma muito relevante, para proteger as mulheres advogadas. Em termos de baixa, não temos direito a nenhuma proteção. Recordo-me que apenas três semanas após ter dado à luz já estava a trabalhar. Há aqui uma grande desproteção da mulher quando ela trabalha por conta própria, e considero isso uma lacuna grave que espero que seja melhorada”. Na CNT Avocats, a equipa é composta maioritariamente por mulheres, “se olharmos para os associados das sociedades de advogados mais antigos, a grande maioria é composta por homens”. O Direito é, cada vez mais, uma área que atrai mulheres, mas segundo a nossa entrevistada “ainda há um longo caminho a trilhar, principalmente nas áreas em que nos focamos, como o caso do Direito Imobiliário e Empresarial, que ainda são explorados maioritariamente por homens”, revela, esperando que isso mude a breve trecho.
Com os olhos postos no futuro
Os objetivos da CEO para a CNT Avocats centram-se no crescimento “não de forma desmedida, mas num crescimento em que consigamos manter uma proximidade com o cliente”. Outro objetivo passa por constituir a sua própria sociedade de advogados em Portugal e expandir-se ainda mais a nível internacional. A CNT Avocats é uma marca, mas chegou o momento de ser muito mais. A CNT Avocats já se encontra com um plano em marcha para atingir os seus objetivos. Focada e determinada, Cátia Neves Tavares demonstra-se empenhada em fazer o seu gabinete crescer e destacar-se ainda mais no mercado em que está integrada.