Protocolo para a criação da Academia do Empresário foi ontem assinado
A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a AEP assinaram ontem o protocolo para a criação da Academia do Empresário – Centro de Formação para o Empreendorismo, Gestão e Liderança. Este organismo terá sede no Porto – no Centro de Incubação e Aceleração do Porto – Edifício da Formação da ANJE.
Para a Ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho “estamos a mudar Portugal. Este Centro é um ovo do Colombo – poderá capacitar empresários para melhorar as empresas, captar talento, atrair trabalhadores estrangeiros e permitir-nos dar um passo determinante rumo ao futuro pela aceleração que irá incrementar”
Já o Secretário de Estado, Miguel Fontes, reforçou a importância da mobilização coletiva que envolve a ANJE, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a AEP – “estado social deve ter uma capacidade inovadora de se reinventar. Só com aprendizagem conseguimos melhor e isso amplifica-se quando nos mobilizamos coletivamente”
A ANJE dá, assim, um passo importante para a criação deste Centro. A formalização de ontem representa o aprofundar do compromisso com a qualificação profissional, o desenvolvimento pessoal e a aquisição de competências. Este Centro vai permitir à ANJE reforçar as suas atividades e serviços ao nível das qualificações profissionais, dentro da rede de Centros de Gestão Participada do IEFP.
Portugal tem um reconhecido défice de formação e um desfasamento entre as competências instaladas e as competências requeridas por uma economia cada vez mais sofisticada. É importante ter lideranças adequadas e preparadas para o futuro – o centro irá apoiar nisso – gestão, liderança e fomento do empreendedorismo. Terá um conjunto de ofertas formativos, à escala nacional. Com sede no Porto, será adaptável as necessidades formativas e geográficas. O nascimento deste Centro decorre, também, do PRR, que irá permitir adaptar, fazer estrutura e depois gerir a missão.
Na cerimónia de assinatura do protocolo o Vice-Presidente da ANJE, Francisco Mendes reforçou que “a alavancagem tecnológica do nosso tecido empresarial, em particular a transição digital, pode arrastar-se no tempo ou ficar mesmo comprometida. Precisamos, pois, de pessoas qualificadas na nossa economia. Pessoas com competências críticas para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas. Pessoas que possam provocar uma transformação profunda da nossa estrutura produtiva, tornando-a mais eficiente, mais digital e mais sustentável. A capacitação do capital humano passa, sobretudo, pela formação, treino e coaching em áreas decisivas para o sucesso. A Academia do Empresário vai, justamente, promover o desenvolvimento de competências críticas para as organizações”.
A ANJE irá, assim, possibilitar uma formação superlativa quer em Ciências Empresariais, quer em Empreendedorismo e dar seguimento à sua missão institucional que visa a promoção do espírito empreendedor entre crianças e jovens, o apoio à atividade às PMEs e o acompanhamento especializado, quer de pequenos negócios e serviços de proximidade, quer de startups de base tecnológica.