Promoção de um crescimento sustentável

A captação de investimento para a criação de emprego é a grande aposta do executivo de Penamacor, para o futuro, contrariando o despovoamento do interior do País. Com políticas proativas e diferenciadoras do poder central, aliadas à excelente qualidade de vida, o Presidente António Luís Soares, prevê futuro risonho para o município.

Penamacor é um concelho com recursos naturais que constituem um número de oportunidades e que contribuem para o desenvolvimento económico do concelho, e onde as indústrias, em geral, dispõem de boas condições para se instalarem. É, por isso, bom para que lá vive, para quem quer investir e para quem deseja visitar?

É um concelho com elevada qualidade de vida, desde as áreas educativas, sociais e de saúde. De realçar um ambiente escolar praticamente gratuito, desde os apoios aos transportes, refeições e manuais escolares, bem como os apoios para berçário e creche escolar, passando ainda pelo pagamento de propinas do ensino superior para os alunos que frequentem o nosso Agrupamento de Escolar Ribeiro Sanches. Penamacor é um Município que dispõe de apoios sociais para a nossa população mais idosa em todas as freguesias e, também, uma cobertura total em termos de saúde pública. Trata-se de um concelho com um elevado património natural, histórico-cultural e religioso, destacando-se o potencial natural da Reserva Natural da Serra da Malcata e todo o património histórico edificado, não só na Vila de Penamacor, mas também nas freguesias. É um concelho, neste momento, com excelentes condições de atratividade empresarial e espírito empreendedor, aliado, naturalmente, ao potencial das novas tecnologias.

Depois de dois mandatos, muitos são os projetos que dirigiu e várias mudanças que tiveram o seu cunho. Que balanço faz de todas as obras/projetos/intervenções feitas até à data?

Criamos condições de sustentabilidade financeira da autarquia, perspetivando um futuro que permita a captação de investimento, criação de emprego e de fixação de população. Isto aliado, naturalmente, a diversas intervenções no âmbito da melhoria das condições e da qualidade de vida dos nossos residentes, da nossa população flutuante e de todos os que nos visitam.

Recentemente, o município distinguiu entidades de Penamacor que estiveram e estão no combate à Covid-19, mas o poder autárquico de Penamacor tem tido também um grande papel neste combate com uma estratégia bem delineada?

Eu diria que, se não fosse o poder local, a pandemia teria efeitos muito mais nefastos para toda a população. No entanto, trabalhámos sempre em articulação com poder central nas áreas da saúde, proteção civil e segurança social e com todos os nossos parceiros locais, desde as IPSS às Juntas de Freguesia, forças de segurança, paróquias e à nossa população em geral, sendo possível minimizar o impacto negativo.

O município tem sido um ator na promoção do desenvolvimento sustentável, por exemplo na promoção da cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata. Uma mais-valia do ponto de vista ambiental que tem de ser aproveitada para valorizar o território e potenciar a atividade económica?

A Reserva Natural da Serra da Malcata representa o enorme potencial do património natural que temos. Estamos no início do processo da Cogestão com o Município vizinho do Sabugal e com o ICNF, sendo que o potencial endógeno associado poderá permitir um enorme crescimento do fluxo turístico e, por natureza, um aumento significativo do movimento económico para vários empresários do concelho.

O turismo, no que diz respeito à promoção territorial, está a ser um motor importante para os municípios e, nesse sentido, Penamacor tem aproveitado as suas valências e pontos fortes para fazer crescer a região e torná-la ainda mais atrativa?

Temos, como já referi, um elevado património edificado que pode ser uma enorme mais-valia para a promoção turística. Requalificámos e continuamos a requalificar edifícios e áreas emblemáticas do nosso concelho para que possamos ser também um concelho atrativo no campo da visitação, promovendo, naturalmente, a nossa excelente gastronomia e os nossos espaços naturais.

Este ano irá recandidatar-se pela terceira vez à Presidência de Penamacor. Há sempre uma palavra de esperança a deixar aos seus munícipes, nomeadamente neste momento?

Depois de termos criado condições para a atratividade empresarial, a captação de investimento para a criação de emprego tem de ser a grande aposta para o futuro, visando inverter um despovoamento gritante do interior do País. Para tal, também serão necessárias políticas proativas e diferenciadoras do poder central para com todos estes territórios. E, se tal acontecer, aliado à excelente qualidade de vida de que dispomos, estes territórios podem ter um futuro risonho pela frente.

You may also like...