Progressão da Miopia: Um Alerta para a Saúde Ocular

Segundo estudos recentes da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), estima-se que, em 2050, metade da população mundial terá miopia.

J. Salgado-Borges, MD, PhD, FEBO Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Sosiety) www.clinsborges.pt / www.salgadoborges.com

A miopia, caracterizada pela dificuldade em focar objetos distantes, é uma condição que afeta uma crescente parcela da população global. Segundo estudos recentes da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), estima-se que, em 2050, metade da população mundial terá miopia, sendo que 10% destes terão alta miopia, condição que pode levar a complicações graves.

Este erro refrativo é muitas vezes detetado na infância, sendo uma causa comum de baixo rendimento escolar. Por isso, é fundamental que as crianças realizem pelo menos o seu primeiro exame oftalmológico antes dos 4-5 anos de idade. A prevalência da miopia tem uma forte componente hereditária, mas o tempo excessivo passado em frente a ecrãs também contribui para o seu aumento.

Os sinais de alerta comuns incluem dores de cabeça frequentes, a necessidade de aproximar objetos para vê-los claramente e fadiga ocular. É crucial estar atento a estes sinais para uma intervenção precoce.

Uma realidade incontornável é esta: se você ou o seu filho forem diagnosticados com miopia, tenham consciência de que não desaparecerá sem um tratamento e acompanhamento adequado. Trata-se de uma patologia ocular progressiva, que tende a agravar-se ao longo dos anos, geralmente até aos 21 anos de idade. É crucial manter um acompanhamento regular para monitorizar e gerir a sua evolução.

Anatomia do Olho Míope

A miopia deve-se, frequentemente, a um aumento no comprimento do globo ocular ou a uma córnea excessivamente curva. Estas alterações fazem com que os raios de luz formem um foco antes de alcançar a retina, levando a uma visão desfocada ao longe. Os sintomas comuns incluem visão turva à distância, olhos cansados, pestanejar frequentemente, e dificuldade em ler legendas na televisão, entre outros.

Tratamento ou Correção da Miopia

Quando se trata de gerir a miopia, o oftalmologista para além de promover a atividade ao ar livre deverá sugerir várias opções, dependendo do caso específico:

  • Óculos: Embora possam limitar um pouco as atividades diárias, são uma solução rápida.
  • Lentes de contacto: Uma excelente alternativa aos óculos, apesar de requererem manuseamento e cuidados adequados.
  • Cirurgias com laser: Uma opção definitiva para aqueles que procuram independência de óculos e lentes de contacto, sendo o procedimento LASIK muito eficaz até 6 dioptrias de equivalente esférico.
  • Cirurgia com Lente Intraocular: Indicada quando a anatomia do globo ocular o permite, corrigindo até 20 dioptrias com bons resultados visuais.

De realçar que existem hoje óculos e lentes de contacto, que não só corrigem a miopia, mas permitem simultaneamente atrasar a sua progressão, fundamentalmente entre os 7 e os 16 anos de idade.

Neste Dia Mundial da Visão, que se assinala a 12 de outubro, convido-o a estar vigilante aos sinais de miopia e a marcar uma consulta com um especialista para uma avaliação completa. A adoção de medidas preventivas e um tratamento adequado podem assegurar uma melhor qualidade de vida, prevenindo complicações futuras.

You may also like...