Preservação dos valores e património

Localizada na província da Beira Baixa, Penamacor é sede do concelho e dirigida por um executivo, que procura constantemente explorar as suas potencialidades. Em entrevista à Revista Business Portugal, o Presidente António Gil revela os projetos que têm estado a ser implementados para que se preservem os valores materiais e imateriais da região.

Com uma área de 373,33 km2 e 1600 habitantes, Penamacor é uma freguesia com características rurais. Recentemente, a Junta de Freguesia foi distinguida com a Medalha de Mérito Municipal de Grau prata, que reconhece o mérito e resposta decisivos no combate à Covid-19. Um enaltecer de toda a prevenção e promoção, da saúde e segurança, feita até ao momento. No entanto, os projetos vão para além da saúde pública. 2021 e os anos que se seguem serão determinantes para a promoção territorial das regiões e, nesse sentido, a Junta de freguesia está empenhada em contribuir para a promoção do território, material e imaterial.

No final do seu segundo mantado, o Presidente António Gil apresenta-nos os vários projetos que o executivo já implementou na freguesia e os que estão a ser projetados no futuro. A freguesia tem sido, cada vez mais, visitada por quem procura um interior mais calmo. António Gil destaca o trabalho que, em colaboração com a Câmara Municipal, tem sido desenvolvido, nomeadamente ao nível da requalificação. As obras estão em curso e, apesar dos atrasos impostos pela Covid-19, estarão finalizadas até ao final do ano.

António Gil, Presidente

Com o acentuar do turismo rural e resultado desta procura, a oferta de alojamento tem aumentado na freguesia. São cerca de oito alojamentos que, segundo os proprietários, estão quase sempre lotados, fruto também da massificação das novas tecnologias.

Um território por explorar

Para proporcionar um local mais agradável aos turistas, os projetos estendem-se ao tratamento dos caminhos rurais e dos fontanários. A freguesia de Penamacor compõe 67% de todo o território do concelho, portanto, “uma rede de caminhos rurais muito grande e que exige um trabalho difícil”, tendo em conta todos os recursos humanos e materiais existentes.

Relativamente aos fontanários, alguns abandonados há muitos anos, estão em curso obras de recuperação, com uma imagem mais atual, “um modelo bonito e exclusivo de Penamacor”, que preservam a identidade original.  Para além dos turistas, a comunidade estrangeira, que se tem vindo a instalar na região, tem merecido também a atenção dos trabalhos do executivo, porque são cerca de 500 pessoas, “um número significativo”. Esta comunidade vive, geralmente, nos arredores das localidades e deparam-se com a falta de códigos postal para que tenham acesso a bens e serviços. A junta de freguesia recebeu vários pedidos de ajuda e para solucionar esta problema irá proceder à colocação de placas identificativas dos caminhos com um novo código postal.

A partir daí, já podem fazer os pedidos via on-line. Trata-se de “um grande projeto, quer em recursos humanos quer em materiais”, dada a verba necessária.

No que à promoção do território diz respeito, está a ser iniciado um projeto “de extrema importância” em colaboração com o Museu Municipal.

Trata-se de uma exposição ibérica, na qual além de oficinas de construção, serão divulgados instrumentos musicais ligados ao meio rural. Valores que o autarca considera que devem ser preservados, principalmente por pessoas “que estejam vocacionadas para elaborar esse estudo”, posteriormente divulgado pela Junta. Todos estes projetos são conseguidos e possíveis com o trabalho conjunto feito com a Câmara Municipal e “tem sido um trabalho exemplar”.

“Trazer pessoas que explorem o território e que fiquem agradados”

António Gil perspetiva um futuro positivo para a freguesia, que tem muito potencial e onde há sempre muito a fazer. Todos os projetos têm uma só finalidade: “trazer pessoas que usufruam e desfrutem deste território”. Recentemente, foi assinado um protocolo de co-gestão entre o Município de Penamacor, do Sabugal, CNF – entidade que gere o território – e algumas associações ligadas à floresta, relativo a preservação da Reserva Natural da Serra da Malcata, “uma grande potencialidade”. A freguesia de Penamacor é um local seguro para visitar e que está vocacionada para ajudar o próximo. É assim que, na opinião do Presidente António Gil, “a Junta tem de trabalhar e estar neste território, sempre com um carácter de ajudar o próximo e de fazer o melhor possível”.

A Junta de Freguesia de Penamacor continua atenta às necessidades das instituições sociais que contribuem para apoiar os municípes, pelo que recentemente, ofertou mais uma viatura do tipo ambulância aos Bombeiros Voluntários de Penamacor.

You may also like...

This will close in 0 seconds