Dia Mundial do Cérebro

Assinala-se anualmente no dia 22 de julho.

O Dia Mundial do Cérebro tem como objetivo alertar para as grandes questões do cérebro, procurar promover a saúde neurológica e mental e a prevenção de doenças relacionadas. O cérebro é um órgão de vital importância para o funcionamento de todo o nosso organismo. Saber como ele funciona ajuda-nos a entender melhor algumas doenças que afetam o cérebro.

É tão curioso quanto fascinante verificar como o cérebro trabalha com as informações. Ele processa junto das estruturas do encéfalo tudo o que recebe através dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato), coordenando os nossos movimentos, comportamentos, emoções e, ainda, funções ligadas à inteligência, linguagem, consciência e memória. É por isso que qualquer disfunção no cérebro pode desencadear consequências em todo o corpo humano e nos seus sentidos.

Principais doenças do sistema nervoso

– Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, pode acontecer devido a um entupimento ou rompimento dos vasos que transportam sangue ao cérebro.

Os principais sintomas da doença, que deve ser tratada imediatamente, normalmente são: dormência ou paralisia da face, do braço ou da perna em apenas um lado do corpo, dor de cabeça intensa e dificuldades motoras, cognitivas, na visão e na fala.

– Epilepsia

A epilepsia é um distúrbio que ocorre no cérebro e, geralmente, é decorrente de pequenas lesões que acometem a região. Essas lesões podem ter várias causas como: herança genética, uso excessivo de álcool e drogas, traumas e até mesmo outras doenças do sistema nervoso.

– Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é mais uma das doenças do sistema nervoso que faz com que o corpo não responda corretamente aos comandos do cérebro. Isso ocorre devido a determinadas lesões nos nervos e medula espinal causadas pelo sistema imunológico.

Alzheimer

A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência no mundo e ronda os 200 mil casos em Portugal. Os sintomas mais comuns da doença são: perda de memória, confusão mental, falta de noção do tempo, mudanças de comportamento e falta de discernimento.

Parkinson

doença de Parkinson também é uma das doenças do sistema nervoso que afetam principalmente a população idosa, sendo que em Portugal registam-se cerca de 20 mil casos.

Trata-se de uma doença degenerativa e progressiva, que é causada pela diminuição da produção de um neurotransmissor chamado dopamina, muito importante para o funcionamento do cérebro.

Enxaqueca

A enxaqueca corresponde a um tipo de cefaleia, termo médico utilizado quando se fala de um desconforto ou dor de cabeça.

As cefaleias podem ser ocasionais e ligeiras, não interferindo com as atividades do dia a dia, contudo, em certos casos, podem ser frequentes e dolorosas, podendo afetar negativamente a qualidade de vida da pessoa. Existem inúmeros tipos de cefaleias, mas a enxaqueca é o mais conhecido e incapacitante, sendo três vezes mais comum em mulheres do que em homens.

Doenças psiquiátricas

As doenças psiquiátricas, também chamadas de transtornos mentais, são caracterizadas como o comprometimento das funções cognitivas e assumem uma condição de anormalidade na ordem psíquica, mental ou cognitiva, e podem ter causas determinadas ou não.

Principais doenças psiquiátricas

– Doença bipolar

Essa é das doenças mentais mais comuns na sociedade moderna. Esse desequilíbrio provoca oscilações imprevisíveis no estado emocional, afeta o humor e tem relação muito próxima com a depressão. As suas principais características são a instabilidade psicológica, que se revela pela alternância de um estado de angústia e desânimo com um estado de impulsividade e extroversão.

– Ansiedade

A Ansiedade é caracterizada por um sentimento de tensão, preocupação e medo. A ansiedade pode provocar vários sintomas físicos como arritmia/taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), entre outros. Para além destes sintomas físicos, a ansiedade pode provocar várias alterações psíquicas, como reações cognitivas (preocupação excessiva, dificuldades de concentração…), comportamentais (tremores, paralisação…) e sociais (dificuldades em falar em público, evitamento de eventos sociais…) que podem afetar a qualidade de vida dos indivíduos. 

– Esquizofrenia

A Saúde Pública classifica a Esquizofrenia como um dos principais transtornos psicóticos. Os sinais mais evidentes da esquizofrenia são os distúrbios da linguagem e a desorganização do pensamento. No grau mais avançado, ela também afeta a perceção da realidade e altera a expressão do pensamento.

– Depressão

A depressão é uma doença que vai além de apenas se sentir triste. Ela causa exaustão mental, perda do interesse em realizar atividades e um imenso sentimento de vazio. É o distúrbio psiquiátrico mais comum no mundo. Estima-se que cerca de 350 milhões de pessoas apresentam um quadro de depressão clínica, contudo, menos de um terço procura tratamento.

You may also like...