Por uma Medicina Dentária mais humanizada

Em entrevista, Damiana Fernandes, revela mais detalhes sobre o Vida Pro & Plena, um projeto que visa contribuir para o alto desempenho e realização dos profissionais de saúde oral.

 

Damiana Fernandes, Coach e Mentora de profissionais de saúde oral

Iniciou a sua atividade profissional enquanto assistente dentária e, mais tarde, licenciou-se em higiene oral. Explique o porquê desta tomada de decisão. O que a apaixona na área da saúde é o facto de sentir que está a contribuir para o bem-estar do outro?

Ser assistente dentária permitiu-me conhecer a Medicina Dentária por dentro e despertou-me a paixão por esta área. No entanto, o meu papel enquanto assistente não me satisfazia. Sentia que queria estar do outro lado da cadeira e ter um papel ativo no contacto com o paciente e na sua educação para a saúde oral, por isso, pareceu-me um passo lógico ingressar na Universidade e ser Higienista Oral! A área da saúde é muito gratificante por esse sentido de contribuição e serviço ao outro. Mas há mais razões para permanecer nesta profissão: a conexão que se estabelece com as pessoas, o trabalho associado à prevenção de doenças, a base científica associada à prática clínica e a possibilidade da aprendizagem contínua ao longo da carreira.

 

Durante o primeiro confinamento surge o “Vida Pro & Plena”. O que a motivou a desenvolver este projeto? Em que é que consiste e quais os serviços que presta?

Quando o país entrou em confinamento, pude constatar que a maioria dos meus colegas teve as mesmas dificuldades que eu ao nível da gestão mental e emocional. Nessa altura, o interesse no desenvolvimento pessoal aumentou e surgiu a vontade de fazer formação noutras áreas que pudessem contribuir para o meu crescimento pessoal e profissional. Descobri no Coaching e na Inteligência Emocional ferramentas poderosas de reflexão e consequente transformação que apliquei às várias áreas da minha vida. Imediatamente surgiu a ideia de desenvolver um projeto que pudesse beneficiar outros profissionais de saúde oral de forma individual ou em ambiente organizacional. O Vida Pro e Plena é um projeto que tem como objetivo contribuir para o alto desempenho e realização dos profissionais da Medicina Dentária. Através do Coaching individual, os profissionais de saúde oral conseguem criar uma vida mais plena e passar a viver a profissão com realização e significado. Por outro lado, este projeto pretende atuar a nível organizacional com formações na área da Inteligência Emocional para equipas e líderes, proporcionando ferramentas e competências às equipas de trabalho no sentido de se atingir um nível de excelência, imprescindível em cuidados de saúde.

 

Damiana Fernandes é o verdadeiro exemplo de uma mulher que não teve medo de arriscar, “arregaçar mangas” e criar o seu próprio negócio. Que palavras gostaria de deixar àquelas que têm o desejo de dar esse passo, mas não sabem por onde começar?

Em primeiro lugar, é importante desmistificar essa ideia da ausência do medo, não é verdadeira. Senti muito medo de arriscar e ainda hoje sinto medo com frequência, especialmente quando faço algo pela primeira vez, quando saio da zona de conforto. O medo é uma emoção básica, faz parte da natureza humana e tem a sua função, a de garantir a nossa segurança e sobrevivência. Não é possível eliminar o medo, nem é desejável! O mais importante é não permitirmos que ele nos paralise, não deixarmos de ir atrás dos nossos sonhos e de construir a vida que desejamos. A melhor forma de diminuir o impacto do medo é entrar em ação, é “fazer”. Isso aumenta a nossa autoconfiança. O conselho mais honesto que posso dar é apostar no desenvolvimento de competências de Inteligência Emocional para sustentar essa aventura. Claro que também é fundamental ir aprofundando os conhecimentos técnicos, nomeadamente de gestão, necessários para a criação de um negócio.

 

Há 18 anos no sector da saúde oral, com um projeto próprio e uma carreira de sucesso, o que é que acredita que o futuro tem reservado para si?

Gosto de acreditar que o futuro tem reservado, sobretudo, oportunidades de crescimento e contribuição. Acredito que concretizarei o objetivo de levar a Inteligência Emocional às instituições de ensino, às associações profissionais do nosso sector e às clínicas dentárias. Com isso poderei contribuir para uma Medicina Dentária mais humanizada, cujos valores também passem pelo bem-estar mental e emocional de todos os seus profissionais.

You may also like...